Diferenças entre grupos beneficiados e não beneficiados com políticas de ações afirmativas: uma análise do desempenho acadêmico em conteúdos específicos de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glaysson Aguilar de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bruna Camargos Avelino, Carolina Silva Pena, Iracema Raimunda Brito das Neves Aragão
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54528
https://orcid.org/0000-0002-7774-2227
https://orcid.org/0000-0001-8958-8725
https://orcid.org/0000-0002-3299-907X
https://orcid.org/0000-0002-7419-2127
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em identificar quais as diferenças entre o desempenho acadêmico de estudantes que ingressaram no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com adesão a alguma política de ação afirmativa, observado em disciplinas específicas de Contabilidade, daquele apresentado por estudantes que não aderiram a nenhum tipo de ação afirmativa. As disciplinas analisadas estão relacionadas a estudos específicos acerca das Teorias da Contabilidade, tendo sido a amostra final composta por 737 estudantes em Contabilidade I, 654 estudantes em Contabilidade II, 627 estudantes em Contabilidade III e 573 estudantes em Contabilidade IV, que ingressaram no curso de Ciências Contábeis entre os anos de 2005 e 2019. Utilizou-se o teste de diferença de medianas de Kruskal-Wallis para cumprir com o objetivo proposto. Os achados indicam que, para a maior parte das disciplinas analisadas, não há diferenças entre o desempenho mediano de estudantes beneficiados com políticas de ações afirmativas em relação aos não beneficiados, o que sugere, para a amostra analisada, que a adoção de políticas afirmativas não afetou o desempenho dos discentes. No campo da educação, o estudo contribui ao aumentar as abordagens previstas na literatura, trazendo achados alicerçados empiricamente em uma base de dados sólida e explorada com técnicas estatísticas. Para pesquisas futuras recomenda-se uma análise com a proposição de modelos que agrupem disciplinas por conteúdos programáticos, com vistas a analisar separadamente cada núcleo de formação do curso de Ciências Contábeis.
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As disciplinas analisadas estão relacionadas a estudos específicos acerca das Teorias da Contabilidade, tendo sido a amostra final composta por 737 estudantes em Contabilidade I, 654 estudantes em Contabilidade II, 627 estudantes em Contabilidade III e 573 estudantes em Contabilidade IV, que ingressaram no curso de Ciências Contábeis entre os anos de 2005 e 2019. Utilizou-se o teste de diferença de medianas de Kruskal-Wallis para cumprir com o objetivo proposto. Os achados indicam que, para a maior parte das disciplinas analisadas, não há diferenças entre o desempenho mediano de estudantes beneficiados com políticas de ações afirmativas em relação aos não beneficiados, o que sugere, para a amostra analisada, que a adoção de políticas afirmativas não afetou o desempenho dos discentes. No campo da educação, o estudo contribui ao aumentar as abordagens previstas na literatura, trazendo achados alicerçados empiricamente em uma base de dados sólida e explorada com técnicas estatísticas. Para pesquisas futuras recomenda-se uma análise com a proposição de modelos que agrupem disciplinas por conteúdos programáticos, com vistas a analisar separadamente cada núcleo de formação do curso de Ciências Contábeis.The objective of this study is to identify the differences between the academic performance of students who entered the undergraduate course in Accounting at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) with adherence to some affirmative action policy, observed in specific disciplines of Accounting, from that presented by students who did not adhere to any type of affirmative action. The disciplines analyzed are related to specific studies about Accounting Theories, with the final sample consisting of 737 students in Accounting I, 654 students in Accounting II, 627 students in Accounting III and 573 students in Accounting IV, who entered the Accounting Sciences between the years 2005 and 2019. The Kruskal-Wallis median difference test was used to meet the proposed objective. The findings indicate that, for most of the disciplines analyzed, there are no differences between the median performance of students benefited from affirmative action policies in relation to those not benefited, which suggests, for the analyzed sample, that the adoption of affirmative action policies does not affected student performance. In the field of education, the study contributes by increasing the approaches provided in the literature, bringing findings empirically based on a solid database and explored with statistical techniques. For future research, an analysis is recommended with the proposition of models that group disciplines by syllabus contents, with a view to separately analyzing each formation core of the Accounting Sciences course.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISPROGRAD - PRO-REITORIA DE GRADUACAOCongresso UFSC de Controladoria e Finanças; UFSC International Accounting CongressEnsino superior - BrasilCiências contábeisContabilidadeProgramas de ação afirmativa na educaçãoDesempenhoAção afirmativaDisciplinasDesempenhoContabilidadeDiferenças entre grupos beneficiados e não beneficiados com políticas de ações afirmativas: uma análise do desempenho acadêmico em conteúdos específicos de contabilidadeDifferences between benefited and non-benefited groups with affirmative action policies: an analysis of academic performance in specific accounting contentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://daankrug.github.io/ccn-ufsc-cdn/11CCF/index.html?Glaysson Aguilar de AraújoBruna Camargos AvelinoCarolina Silva PenaIracema Raimunda Brito das Neves Aragãoapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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