Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37 |
Resumo: | O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresenta-se como um programa pioneiro na reestruturação do Ensino Médio e da formação continuada de professores, constituindo uma proposta de intervenção na escola, devidamente fundamentada e organizada para atender tanto os professores, quanto os alunos deste nível de ensino da escola pública, priorizando a formação humana e integral. A análise do impacto do PNEM como programa de formação continuada de professores suscitou algumas questões que deram origem a este estudo como: as reflexões do PNEM ainda estão presentes na memória dos cursistas? Houve mudanças na forma de pensar/agir em torno de suas práticas pedagógicas? As discussões do PNEM promovidas pela formação ainda se fazem presentes no mesmo locus de formação continuada? Essas são algumas das questões norteadoras deste trabalho. Para respondê-las, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental do PNEM nos arquivos da escola pesquisada. Posteriormente, foi aplicado questionário como pesquisa exploratória para delimitação dos participantes. Foram, ainda, realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos Ateliês da Memória, com o intuito de reconstruir as memórias da formação no PNEM. Como resultado da investigação foi possível identificar que o PNEM se constituiu em um espaço de formação ainda guardado nas memórias dos participantes e em suas práticas pedagógicas cotidianas. Esse resgate das memórias da formação no PNEM tornou-se diagnóstico para subsidiar as mudanças necessárias para as construções de modelos de formação e qualificação profissional, atendendo às necessidades da escola atual. Ao final, apresenta-se o produto técnico por meio de um pequeno manual denominado Ateliê de Memórias do PNEM, contendo todas as vozes dos participantes desta pesquisa. |
id |
UFMG_509428f5e6ed17d6a4838bc539846568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YJ37 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Amalia de Almeida CunhaCelia Maria Fernandes NunesLicinia Maria CorreaAna Flávia Santos da Conceição2019-08-11T04:42:00Z2019-08-11T04:42:00Z2018-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresenta-se como um programa pioneiro na reestruturação do Ensino Médio e da formação continuada de professores, constituindo uma proposta de intervenção na escola, devidamente fundamentada e organizada para atender tanto os professores, quanto os alunos deste nível de ensino da escola pública, priorizando a formação humana e integral. A análise do impacto do PNEM como programa de formação continuada de professores suscitou algumas questões que deram origem a este estudo como: as reflexões do PNEM ainda estão presentes na memória dos cursistas? Houve mudanças na forma de pensar/agir em torno de suas práticas pedagógicas? As discussões do PNEM promovidas pela formação ainda se fazem presentes no mesmo locus de formação continuada? Essas são algumas das questões norteadoras deste trabalho. Para respondê-las, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental do PNEM nos arquivos da escola pesquisada. Posteriormente, foi aplicado questionário como pesquisa exploratória para delimitação dos participantes. Foram, ainda, realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos Ateliês da Memória, com o intuito de reconstruir as memórias da formação no PNEM. Como resultado da investigação foi possível identificar que o PNEM se constituiu em um espaço de formação ainda guardado nas memórias dos participantes e em suas práticas pedagógicas cotidianas. Esse resgate das memórias da formação no PNEM tornou-se diagnóstico para subsidiar as mudanças necessárias para as construções de modelos de formação e qualificação profissional, atendendo às necessidades da escola atual. Ao final, apresenta-se o produto técnico por meio de um pequeno manual denominado Ateliê de Memórias do PNEM, contendo todas as vozes dos participantes desta pesquisa.The National Pact for the Strengthening of Secondary Education (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, PNEM) presents itself as a pioneer program in the restructuring of Secondary Education and teachers continuing education, encompassing a school intervention proposal, properly founded and organized to meet the teachers and students needs of this public school education level, prioritizing human and integral education. The analysis of PNEMs impact as a continuing teacher training program evoked some questions that gave rise to this research such as: Are PNEMs reflections still present in the attendees memory? Were there any changes in their way of thinking/behaving regarding their teaching practices? Are the discussions about PNEM during the training still present in this school of continuing education? These are some of the questions that have guided this research. In order to answer them, the chosen methodology was the qualitative nature Case Study. The data collection was initially performed by a biographical survey as well as PNEM document survey within the archives of the researched school. Subsequently a questionnaire was applied as an exploratory survey to specify the participants. Some semi structured interviews were also conducted, as well as some Memory Workshops, aiming to rebuild training memories from PNEM. As a survey result, it was possible to identify that PNEM consisted of a training environment still in the participants memories as well as present in their daily teaching practices. Such rescue of PNEM training memories has become a diagnostic to subsidize the necessary changes to build training models as well as professional qualification, meeting the needs of the current school. The final technical product is a small guide called Ateliê de Memórias do PNEM (PNEMs Memory Workshop), comprising all the research participants voices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas publicasEducaçãoProfessores Formação profissionalMemória coletivaPacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil)Prática de ensinoEnsino médioEnsino MédioMemóriasPNEMPráticas PedagógicasFormação ContinuadaMemórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdfapplication/pdf3161224https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/1/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf28e27f226789c5c57404e8f785b08910MD51TEXTdisserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txtdisserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txtExtracted texttext/plain336156https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/2/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txt7a78362cb141114b0a0dbbe904f08323MD521843/BUOS-B2YJ372019-11-14 05:29:02.82oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YJ37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:29:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
title |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
spellingShingle |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Ana Flávia Santos da Conceição Ensino Médio Memórias PNEM Práticas Pedagógicas Formação Continuada Escolas publicas Educação Professores Formação profissional Memória coletiva Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil) Prática de ensino Ensino médio |
title_short |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
title_full |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
title_fullStr |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
title_sort |
Memórias de professores: um estudo sobre a formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
author |
Ana Flávia Santos da Conceição |
author_facet |
Ana Flávia Santos da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Amalia de Almeida Cunha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Celia Maria Fernandes Nunes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Licinia Maria Correa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Flávia Santos da Conceição |
contributor_str_mv |
Maria Amalia de Almeida Cunha Celia Maria Fernandes Nunes Licinia Maria Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Memórias PNEM Práticas Pedagógicas Formação Continuada |
topic |
Ensino Médio Memórias PNEM Práticas Pedagógicas Formação Continuada Escolas publicas Educação Professores Formação profissional Memória coletiva Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil) Prática de ensino Ensino médio |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas publicas Educação Professores Formação profissional Memória coletiva Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil) Prática de ensino Ensino médio |
description |
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio apresenta-se como um programa pioneiro na reestruturação do Ensino Médio e da formação continuada de professores, constituindo uma proposta de intervenção na escola, devidamente fundamentada e organizada para atender tanto os professores, quanto os alunos deste nível de ensino da escola pública, priorizando a formação humana e integral. A análise do impacto do PNEM como programa de formação continuada de professores suscitou algumas questões que deram origem a este estudo como: as reflexões do PNEM ainda estão presentes na memória dos cursistas? Houve mudanças na forma de pensar/agir em torno de suas práticas pedagógicas? As discussões do PNEM promovidas pela formação ainda se fazem presentes no mesmo locus de formação continuada? Essas são algumas das questões norteadoras deste trabalho. Para respondê-las, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental do PNEM nos arquivos da escola pesquisada. Posteriormente, foi aplicado questionário como pesquisa exploratória para delimitação dos participantes. Foram, ainda, realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação dos Ateliês da Memória, com o intuito de reconstruir as memórias da formação no PNEM. Como resultado da investigação foi possível identificar que o PNEM se constituiu em um espaço de formação ainda guardado nas memórias dos participantes e em suas práticas pedagógicas cotidianas. Esse resgate das memórias da formação no PNEM tornou-se diagnóstico para subsidiar as mudanças necessárias para as construções de modelos de formação e qualificação profissional, atendendo às necessidades da escola atual. Ao final, apresenta-se o produto técnico por meio de um pequeno manual denominado Ateliê de Memórias do PNEM, contendo todas as vozes dos participantes desta pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T04:42:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T04:42:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJ37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/1/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YJ37/2/disserta__o_ana_fl_via_santos_da_concei__o__6__2_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28e27f226789c5c57404e8f785b08910 7a78362cb141114b0a0dbbe904f08323 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589511349796864 |