Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_509e1aeabf11a98f7f59a33520fe3f77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRFQJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Hasla de Paula PachecoElenilda Fernandes de Morais2019-08-14T15:19:55Z2019-08-14T15:19:55Z2015-05-22http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRFQJA proposta de trabalho por meio desta pesquisa é mostrar a importância do papel do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, compreendendo que a mesma deve ser pensada de forma a priorizar a participação social nas tomadas de decisões, amparadas e respaldadas no Projeto Político Pedagógico. O presente trabalho tem como objetivo realizar estudos teóricos e refletir sobre a estrutura da gestão democrática na educação, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, focando o papel do gestor neste processo, devido a importância que a liderança deste profissional exerce no contexto da gestão democrática. Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica de autores diversos já publicados e análises dos fundamentos teóricos, ao mesmo tempo, dialogando com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, desenvolvido no decorrer do curso de Gestão Escolar. Diante dos estudos, o presente trabalho apresenta-se como proposta de reafirmar a importância do papel do gestor na consolidação do projeto de gestão democrática, como prática que valoriza a participação coletiva, por meio do engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar - gestores, equipe-pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade local nos processos decisórios da escola, bem como explicitando os elementos constitutivos da gestão compartilhada, dando ênfase ao processo de Eleição de Diretores, Colegiado Escolar, Planejamento Participativo e especialmente o Projeto Político Pedagógico como centro das discussões.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoGestão EscolarO papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelenilda.pdfapplication/pdf346987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRFQJ/1/elenilda.pdf704e48c3bf489fa1ad6541e5e47972aeMD51TEXTelenilda.pdf.txtelenilda.pdf.txtExtracted texttext/plain160246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRFQJ/2/elenilda.pdf.txt362e76ea370cbd747ae2a4afb5ccd3a8MD521843/BUBD-9WRFQJ2019-11-14 13:44:19.148oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRFQJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:44:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547863347560448