O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRFQJ |
Resumo: | A proposta de trabalho por meio desta pesquisa é mostrar a importância do papel do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, compreendendo que a mesma deve ser pensada de forma a priorizar a participação social nas tomadas de decisões, amparadas e respaldadas no Projeto Político Pedagógico. O presente trabalho tem como objetivo realizar estudos teóricos e refletir sobre a estrutura da gestão democrática na educação, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, focando o papel do gestor neste processo, devido a importância que a liderança deste profissional exerce no contexto da gestão democrática. Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica de autores diversos já publicados e análises dos fundamentos teóricos, ao mesmo tempo, dialogando com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, desenvolvido no decorrer do curso de Gestão Escolar. Diante dos estudos, o presente trabalho apresenta-se como proposta de reafirmar a importância do papel do gestor na consolidação do projeto de gestão democrática, como prática que valoriza a participação coletiva, por meio do engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar - gestores, equipe-pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade local nos processos decisórios da escola, bem como explicitando os elementos constitutivos da gestão compartilhada, dando ênfase ao processo de Eleição de Diretores, Colegiado Escolar, Planejamento Participativo e especialmente o Projeto Político Pedagógico como centro das discussões. |
id |
UFMG_509e1aeabf11a98f7f59a33520fe3f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRFQJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Hasla de Paula PachecoElenilda Fernandes de Morais2019-08-14T15:19:55Z2019-08-14T15:19:55Z2015-05-22http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRFQJA proposta de trabalho por meio desta pesquisa é mostrar a importância do papel do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, compreendendo que a mesma deve ser pensada de forma a priorizar a participação social nas tomadas de decisões, amparadas e respaldadas no Projeto Político Pedagógico. O presente trabalho tem como objetivo realizar estudos teóricos e refletir sobre a estrutura da gestão democrática na educação, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, focando o papel do gestor neste processo, devido a importância que a liderança deste profissional exerce no contexto da gestão democrática. Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica de autores diversos já publicados e análises dos fundamentos teóricos, ao mesmo tempo, dialogando com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, desenvolvido no decorrer do curso de Gestão Escolar. Diante dos estudos, o presente trabalho apresenta-se como proposta de reafirmar a importância do papel do gestor na consolidação do projeto de gestão democrática, como prática que valoriza a participação coletiva, por meio do engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar - gestores, equipe-pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade local nos processos decisórios da escola, bem como explicitando os elementos constitutivos da gestão compartilhada, dando ênfase ao processo de Eleição de Diretores, Colegiado Escolar, Planejamento Participativo e especialmente o Projeto Político Pedagógico como centro das discussões.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoGestão EscolarO papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelenilda.pdfapplication/pdf346987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRFQJ/1/elenilda.pdf704e48c3bf489fa1ad6541e5e47972aeMD51TEXTelenilda.pdf.txtelenilda.pdf.txtExtracted texttext/plain160246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRFQJ/2/elenilda.pdf.txt362e76ea370cbd747ae2a4afb5ccd3a8MD521843/BUBD-9WRFQJ2019-11-14 13:44:19.148oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRFQJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:44:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática |
title |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática |
spellingShingle |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática Elenilda Fernandes de Morais Gestão Escolar Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
title_short |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática |
title_full |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática |
title_fullStr |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática |
title_full_unstemmed |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática |
title_sort |
O papel do gestor escolar na consolidação do projeto de gestão democrática |
author |
Elenilda Fernandes de Morais |
author_facet |
Elenilda Fernandes de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hasla de Paula Pacheco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elenilda Fernandes de Morais |
contributor_str_mv |
Hasla de Paula Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Escolar |
topic |
Gestão Escolar Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
description |
A proposta de trabalho por meio desta pesquisa é mostrar a importância do papel do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática, compreendendo que a mesma deve ser pensada de forma a priorizar a participação social nas tomadas de decisões, amparadas e respaldadas no Projeto Político Pedagógico. O presente trabalho tem como objetivo realizar estudos teóricos e refletir sobre a estrutura da gestão democrática na educação, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, focando o papel do gestor neste processo, devido a importância que a liderança deste profissional exerce no contexto da gestão democrática. Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica de autores diversos já publicados e análises dos fundamentos teóricos, ao mesmo tempo, dialogando com o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Helena Guerra, desenvolvido no decorrer do curso de Gestão Escolar. Diante dos estudos, o presente trabalho apresenta-se como proposta de reafirmar a importância do papel do gestor na consolidação do projeto de gestão democrática, como prática que valoriza a participação coletiva, por meio do engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar - gestores, equipe-pedagógica, professores, alunos, pais e comunidade local nos processos decisórios da escola, bem como explicitando os elementos constitutivos da gestão compartilhada, dando ênfase ao processo de Eleição de Diretores, Colegiado Escolar, Planejamento Participativo e especialmente o Projeto Político Pedagógico como centro das discussões. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T15:19:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T15:19:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRFQJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRFQJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRFQJ/1/elenilda.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRFQJ/2/elenilda.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
704e48c3bf489fa1ad6541e5e47972ae 362e76ea370cbd747ae2a4afb5ccd3a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589424103030784 |