A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiane de Fátima Santos Oliveira
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/47971
Resumo: O presente trabalho aborda a importância da literatura no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos por intermédio da descrição e análise do plano de ação “As histórias que contam pra mim”. Esse plano foi desenvolvido em uma turma da Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Amélia, em Belo Horizonte, e teve como objetivo principal desenvolver com as crianças a oralidade e o gosto por ouvir histórias por meio do contato com diversos gêneros literários. Foi utilizado como metodologia a contação e o reconto de histórias pré-selecionadas, que aconteciam diariamente. Ao concluir o plano de ação, verificou-se que as crianças desenvolveram a oralidade de forma satisfatória para a idade e cultivaram um grande interesse por livros e histórias de um modo geral.
id UFMG_52b65af6a49192cb65e0760d7ed67cb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47971
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anosLiteraturaOralidadeContação de históriasReconto de históriasO presente trabalho aborda a importância da literatura no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos por intermédio da descrição e análise do plano de ação “As histórias que contam pra mim”. Esse plano foi desenvolvido em uma turma da Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Amélia, em Belo Horizonte, e teve como objetivo principal desenvolver com as crianças a oralidade e o gosto por ouvir histórias por meio do contato com diversos gêneros literários. Foi utilizado como metodologia a contação e o reconto de histórias pré-selecionadas, que aconteciam diariamente. Ao concluir o plano de ação, verificou-se que as crianças desenvolveram a oralidade de forma satisfatória para a idade e cultivaram um grande interesse por livros e histórias de um modo geral.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGJosiley Francisco de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5057126875060833Virgínia de Souza Ávila OliveiraTatiane de Fátima Santos Oliveira2022-12-14T15:26:23Z2022-12-14T15:26:23Z2015-05-09Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/47971porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-14T15:26:24Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47971Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-14T15:26:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
title A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
spellingShingle A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
Tatiane de Fátima Santos Oliveira
Literatura
Oralidade
Contação de histórias
Reconto de histórias
title_short A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
title_full A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
title_fullStr A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
title_full_unstemmed A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
title_sort A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
author Tatiane de Fátima Santos Oliveira
author_facet Tatiane de Fátima Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Josiley Francisco de Souza
http://lattes.cnpq.br/5057126875060833
Virgínia de Souza Ávila Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiane de Fátima Santos Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Oralidade
Contação de histórias
Reconto de histórias
topic Literatura
Oralidade
Contação de histórias
Reconto de histórias
description O presente trabalho aborda a importância da literatura no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos por intermédio da descrição e análise do plano de ação “As histórias que contam pra mim”. Esse plano foi desenvolvido em uma turma da Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Amélia, em Belo Horizonte, e teve como objetivo principal desenvolver com as crianças a oralidade e o gosto por ouvir histórias por meio do contato com diversos gêneros literários. Foi utilizado como metodologia a contação e o reconto de histórias pré-selecionadas, que aconteciam diariamente. Ao concluir o plano de ação, verificou-se que as crianças desenvolveram a oralidade de forma satisfatória para a idade e cultivaram um grande interesse por livros e histórias de um modo geral.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-09
2022-12-14T15:26:23Z
2022-12-14T15:26:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47971
url http://hdl.handle.net/1843/47971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829686419816448