A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/47971 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a importância da literatura no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos por intermédio da descrição e análise do plano de ação “As histórias que contam pra mim”. Esse plano foi desenvolvido em uma turma da Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Amélia, em Belo Horizonte, e teve como objetivo principal desenvolver com as crianças a oralidade e o gosto por ouvir histórias por meio do contato com diversos gêneros literários. Foi utilizado como metodologia a contação e o reconto de histórias pré-selecionadas, que aconteciam diariamente. Ao concluir o plano de ação, verificou-se que as crianças desenvolveram a oralidade de forma satisfatória para a idade e cultivaram um grande interesse por livros e histórias de um modo geral. |
id |
UFMG_52b65af6a49192cb65e0760d7ed67cb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47971 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anosLiteraturaOralidadeContação de históriasReconto de históriasO presente trabalho aborda a importância da literatura no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos por intermédio da descrição e análise do plano de ação “As histórias que contam pra mim”. Esse plano foi desenvolvido em uma turma da Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Amélia, em Belo Horizonte, e teve como objetivo principal desenvolver com as crianças a oralidade e o gosto por ouvir histórias por meio do contato com diversos gêneros literários. Foi utilizado como metodologia a contação e o reconto de histórias pré-selecionadas, que aconteciam diariamente. Ao concluir o plano de ação, verificou-se que as crianças desenvolveram a oralidade de forma satisfatória para a idade e cultivaram um grande interesse por livros e histórias de um modo geral.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação BásicaUFMGJosiley Francisco de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5057126875060833Virgínia de Souza Ávila OliveiraTatiane de Fátima Santos Oliveira2022-12-14T15:26:23Z2022-12-14T15:26:23Z2015-05-09Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/47971porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-14T15:26:24Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/47971Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-14T15:26:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos |
title |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos |
spellingShingle |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos Tatiane de Fátima Santos Oliveira Literatura Oralidade Contação de histórias Reconto de histórias |
title_short |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos |
title_full |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos |
title_fullStr |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos |
title_full_unstemmed |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos |
title_sort |
A importância da literatura infantil no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos |
author |
Tatiane de Fátima Santos Oliveira |
author_facet |
Tatiane de Fátima Santos Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Josiley Francisco de Souza http://lattes.cnpq.br/5057126875060833 Virgínia de Souza Ávila Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tatiane de Fátima Santos Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Oralidade Contação de histórias Reconto de histórias |
topic |
Literatura Oralidade Contação de histórias Reconto de histórias |
description |
O presente trabalho aborda a importância da literatura no desenvolvimento da oralidade de crianças de 1 a 3 anos por intermédio da descrição e análise do plano de ação “As histórias que contam pra mim”. Esse plano foi desenvolvido em uma turma da Unidade Municipal de Educação Infantil Santa Amélia, em Belo Horizonte, e teve como objetivo principal desenvolver com as crianças a oralidade e o gosto por ouvir histórias por meio do contato com diversos gêneros literários. Foi utilizado como metodologia a contação e o reconto de histórias pré-selecionadas, que aconteciam diariamente. Ao concluir o plano de ação, verificou-se que as crianças desenvolveram a oralidade de forma satisfatória para a idade e cultivaram um grande interesse por livros e histórias de um modo geral. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-09 2022-12-14T15:26:23Z 2022-12-14T15:26:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47971 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829686419816448 |