A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda de Melo Felipe da Silva
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54753
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre o universo das celebridades frente às transformações que vem ocorrendo nas fronteiras entre a vida pública e privada na contemporaneidade. Mais precisamente, busca-se analisar como se dá a constituição de celebridades na coluna Márcio Castello Branco, veiculada no jornal impresso Diário do Rio Doce, com sede em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Para responder à problemática de como a referida coluna dá a ver o universo das celebridades e, consequentemente, da sociedade valadarense, o trabalho discute os conceitos de celebridade, vida pública e privada e colunismo social. Para tanto, o corpus de pesquisa foi composto por cinco edições da coluna Márcio Castelo Branco publicadas no mês de agosto de 2012, tendo a técnica de análise de conteúdo como forma de apreciação dos dados. Dentre os principais resultados, destacam-se a divulgação de temáticas voltadas para eventos sociais, viagens, comportamento, divisão tradicional do trabalho, sendo aos homens destinado o lugar do trabalho, com destaque para feitos profissionais, e às mulheres o lugar das frivolidades relacionadas à beleza, à organização de eventos como batizado, aniversário e outras ações voltadas para o ambiente doméstico.
id UFMG_52fa9497b72077d80aaa7492a0555a74
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54753
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello BrancoCelebridadesColunismo socialMárcio Castello BrancoGovernador ValadaresCelebridadesJornalismoO objetivo deste artigo é refletir sobre o universo das celebridades frente às transformações que vem ocorrendo nas fronteiras entre a vida pública e privada na contemporaneidade. Mais precisamente, busca-se analisar como se dá a constituição de celebridades na coluna Márcio Castello Branco, veiculada no jornal impresso Diário do Rio Doce, com sede em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Para responder à problemática de como a referida coluna dá a ver o universo das celebridades e, consequentemente, da sociedade valadarense, o trabalho discute os conceitos de celebridade, vida pública e privada e colunismo social. Para tanto, o corpus de pesquisa foi composto por cinco edições da coluna Márcio Castelo Branco publicadas no mês de agosto de 2012, tendo a técnica de análise de conteúdo como forma de apreciação dos dados. Dentre os principais resultados, destacam-se a divulgação de temáticas voltadas para eventos sociais, viagens, comportamento, divisão tradicional do trabalho, sendo aos homens destinado o lugar do trabalho, com destaque para feitos profissionais, e às mulheres o lugar das frivolidades relacionadas à beleza, à organização de eventos como batizado, aniversário e outras ações voltadas para o ambiente doméstico.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALCurso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos MidiáticosUFMGPaula Guimarães Simõeshttp://lattes.cnpq.br/9400218205896772Fernanda de Melo Felipe da Silva2023-06-11T13:26:54Z2023-06-11T13:26:54Z2012-12-10Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/54753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-11T13:26:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54753Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-11T13:26:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
title A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
spellingShingle A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
Fernanda de Melo Felipe da Silva
Celebridades
Colunismo social
Márcio Castello Branco
Governador Valadares
Celebridades
Jornalismo
title_short A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
title_full A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
title_fullStr A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
title_full_unstemmed A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
title_sort A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
author Fernanda de Melo Felipe da Silva
author_facet Fernanda de Melo Felipe da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula Guimarães Simões
http://lattes.cnpq.br/9400218205896772
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda de Melo Felipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Celebridades
Colunismo social
Márcio Castello Branco
Governador Valadares
Celebridades
Jornalismo
topic Celebridades
Colunismo social
Márcio Castello Branco
Governador Valadares
Celebridades
Jornalismo
description O objetivo deste artigo é refletir sobre o universo das celebridades frente às transformações que vem ocorrendo nas fronteiras entre a vida pública e privada na contemporaneidade. Mais precisamente, busca-se analisar como se dá a constituição de celebridades na coluna Márcio Castello Branco, veiculada no jornal impresso Diário do Rio Doce, com sede em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Para responder à problemática de como a referida coluna dá a ver o universo das celebridades e, consequentemente, da sociedade valadarense, o trabalho discute os conceitos de celebridade, vida pública e privada e colunismo social. Para tanto, o corpus de pesquisa foi composto por cinco edições da coluna Márcio Castelo Branco publicadas no mês de agosto de 2012, tendo a técnica de análise de conteúdo como forma de apreciação dos dados. Dentre os principais resultados, destacam-se a divulgação de temáticas voltadas para eventos sociais, viagens, comportamento, divisão tradicional do trabalho, sendo aos homens destinado o lugar do trabalho, com destaque para feitos profissionais, e às mulheres o lugar das frivolidades relacionadas à beleza, à organização de eventos como batizado, aniversário e outras ações voltadas para o ambiente doméstico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
2023-06-11T13:26:54Z
2023-06-11T13:26:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/54753
url http://hdl.handle.net/1843/54753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829764147609600