A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello Branco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/54753 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre o universo das celebridades frente às transformações que vem ocorrendo nas fronteiras entre a vida pública e privada na contemporaneidade. Mais precisamente, busca-se analisar como se dá a constituição de celebridades na coluna Márcio Castello Branco, veiculada no jornal impresso Diário do Rio Doce, com sede em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Para responder à problemática de como a referida coluna dá a ver o universo das celebridades e, consequentemente, da sociedade valadarense, o trabalho discute os conceitos de celebridade, vida pública e privada e colunismo social. Para tanto, o corpus de pesquisa foi composto por cinco edições da coluna Márcio Castelo Branco publicadas no mês de agosto de 2012, tendo a técnica de análise de conteúdo como forma de apreciação dos dados. Dentre os principais resultados, destacam-se a divulgação de temáticas voltadas para eventos sociais, viagens, comportamento, divisão tradicional do trabalho, sendo aos homens destinado o lugar do trabalho, com destaque para feitos profissionais, e às mulheres o lugar das frivolidades relacionadas à beleza, à organização de eventos como batizado, aniversário e outras ações voltadas para o ambiente doméstico. |
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A construção das celebridades na coluna social Márcio Castello BrancoCelebridadesColunismo socialMárcio Castello BrancoGovernador ValadaresCelebridadesJornalismoO objetivo deste artigo é refletir sobre o universo das celebridades frente às transformações que vem ocorrendo nas fronteiras entre a vida pública e privada na contemporaneidade. Mais precisamente, busca-se analisar como se dá a constituição de celebridades na coluna Márcio Castello Branco, veiculada no jornal impresso Diário do Rio Doce, com sede em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Para responder à problemática de como a referida coluna dá a ver o universo das celebridades e, consequentemente, da sociedade valadarense, o trabalho discute os conceitos de celebridade, vida pública e privada e colunismo social. Para tanto, o corpus de pesquisa foi composto por cinco edições da coluna Márcio Castelo Branco publicadas no mês de agosto de 2012, tendo a técnica de análise de conteúdo como forma de apreciação dos dados. Dentre os principais resultados, destacam-se a divulgação de temáticas voltadas para eventos sociais, viagens, comportamento, divisão tradicional do trabalho, sendo aos homens destinado o lugar do trabalho, com destaque para feitos profissionais, e às mulheres o lugar das frivolidades relacionadas à beleza, à organização de eventos como batizado, aniversário e outras ações voltadas para o ambiente doméstico.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALCurso de Especialização em Comunicação: Processos Comunicativos e Dispositivos MidiáticosUFMGPaula Guimarães Simõeshttp://lattes.cnpq.br/9400218205896772Fernanda de Melo Felipe da Silva2023-06-11T13:26:54Z2023-06-11T13:26:54Z2012-12-10Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/54753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-11T13:26:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54753Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-11T13:26:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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