O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sulamita Fonseca Lino
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KPMV
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir como se deu a complexa relação entre a cultura internacional, através das vanguardas artísticas e arquitetônicas, e a cultura nacional, nas primeiras manifestações da arquitetura e das artes considerada modernas no Brasil, nosanos de 1923 a 1933. Foram escolhidos no contexto brasileiro dois artistas e dois arquitetos cujos trabalhos são resultados do contato deles com a vanguarda internacional e a cultura local; são eles, os europeus do leste, Lasar Segall e Gregori Warchavchik, e os brasileiros,Tarsila do Amaral e Flávio de Carvalho. Em um primeiro momento, foi mapeada como se deu a formação internacional desses artistas e arquitetos e quais foram as principais referências que eles trouxeram para o Brasil. Em seguida, foram analisadas as primeiras casas modernas projetadas por Warchavchik, quais foram suas referências imediatas e como as telas de Segall e Tarsila foram inseridas em seus ambientes. E por fim, foi estudado o momento em que os artistas e arquitetos se organizaram em sociedades e promoveram conferências, exposições, teatro, entre outros. Além disso, este é o momento em que Warchavchik e Flávio de Carvalho construíram obras arquitetônicas ,que discutem a moradia coletiva, e que Tarsila e Segall estavam incorporando em seus trabalhos a temática social. A análise dos contatos, das trocas e das misturas nesse contexto revela a complexarelação entre toda uma variedade de referências, como o Expressionismo Alemão, o Cubismo, a art nègre, as obras e teorias de Le Corbusier e da Bauhaus, a casa brasileira, a cultura popular, o negro local, as cores caipiras, a luz tropical, entre outros. É possível reconhecer nessa complexa relação alguns aspectos comuns que a literatura contemporânea apontava: a relação entre o arcaico e o moderno presente na obra Macunaíma, de Mario de Andrade, e a atitude do Antropófago, apresentada na obra de Oswald de Andrade. O que se observa é que esses artistas e arquitetos deglutiam as referências culturais, tanto internacionais como locais, de maneira intuitiva, ou seja,desconsiderando seus contextos originais. Esse ato de devoração criou uma arte e uma arquitetura que pertence simultaneamente ao dois mundos (europeu e brasileiro) e a nenhum, indefinida, que mistura o arcaico e o moderno e cria um modernismo com sabor local.
id UFMG_53271e5306e059155d3dc3307a29029a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72KPMV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetCelina Borges LemosSilke KappSulamita Fonseca Lino2019-08-14T00:34:58Z2019-08-14T00:34:58Z2004-03-31http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KPMVEste trabalho tem como objetivo discutir como se deu a complexa relação entre a cultura internacional, através das vanguardas artísticas e arquitetônicas, e a cultura nacional, nas primeiras manifestações da arquitetura e das artes considerada modernas no Brasil, nosanos de 1923 a 1933. Foram escolhidos no contexto brasileiro dois artistas e dois arquitetos cujos trabalhos são resultados do contato deles com a vanguarda internacional e a cultura local; são eles, os europeus do leste, Lasar Segall e Gregori Warchavchik, e os brasileiros,Tarsila do Amaral e Flávio de Carvalho. Em um primeiro momento, foi mapeada como se deu a formação internacional desses artistas e arquitetos e quais foram as principais referências que eles trouxeram para o Brasil. Em seguida, foram analisadas as primeiras casas modernas projetadas por Warchavchik, quais foram suas referências imediatas e como as telas de Segall e Tarsila foram inseridas em seus ambientes. E por fim, foi estudado o momento em que os artistas e arquitetos se organizaram em sociedades e promoveram conferências, exposições, teatro, entre outros. Além disso, este é o momento em que Warchavchik e Flávio de Carvalho construíram obras arquitetônicas ,que discutem a moradia coletiva, e que Tarsila e Segall estavam incorporando em seus trabalhos a temática social. A análise dos contatos, das trocas e das misturas nesse contexto revela a complexarelação entre toda uma variedade de referências, como o Expressionismo Alemão, o Cubismo, a art nègre, as obras e teorias de Le Corbusier e da Bauhaus, a casa brasileira, a cultura popular, o negro local, as cores caipiras, a luz tropical, entre outros. É possível reconhecer nessa complexa relação alguns aspectos comuns que a literatura contemporânea apontava: a relação entre o arcaico e o moderno presente na obra Macunaíma, de Mario de Andrade, e a atitude do Antropófago, apresentada na obra de Oswald de Andrade. O que se observa é que esses artistas e arquitetos deglutiam as referências culturais, tanto internacionais como locais, de maneira intuitiva, ou seja,desconsiderando seus contextos originais. Esse ato de devoração criou uma arte e uma arquitetura que pertence simultaneamente ao dois mundos (europeu e brasileiro) e a nenhum, indefinida, que mistura o arcaico e o moderno e cria um modernismo com sabor local.This dissertation discusses the complex relationships between the international culture, or the fine arts and architecture international avant garde, and the local culture in the beginning of the modern style in Brazil. It focuses on the years between 1923 and 1933 and on the works of two Eastern Europeans, Lasar Segall and Gregori Warchavchik, and of twoBrazilians educated in Europe, Tarsila do Amaral and Flávio de Carvalho. It begins by looking at the education of those artists and architects in Europe and at the identification of their most important influences. The second chapter studies the first modern houses in Brazil, and particularly the projects by Warchavchik; it identifies his major influences and howhe incorporated the works of Segall and Tarsila. The third chapter studies the relationship between artists and architects and their associations to promote art exhibitions, parties, theater plays, lectures, among other cultural activities. In that context, the architects were involved with collective housing while the artists were bringing social issues into their works. The analysis of their contacts, exchanges and mixtures shows several references such as German Expressionism, Cubism, art nègre, the projects and theories of Le Corbusier and the Bauhaus, the Brazilian traditional house and popular culture, the local Negro people and theirculture, the yokel colors, the tropical light, among others. It is possible to see a relation between some aspects of contemporary literature and of arts and architecture, such as it appears in Mario de Andrades Macunaíma, in the dialectic between the archaic and the modern, and in Oswald de Andrades Manifesto Antropófago. Both the arts and architecture eat the international and local references without considering the original contexts. The act of devouring creates an art form and an architecture that belong to both worlds, and to no one,indefinable, a mixture between the archaic and the modern, an invention of a modern style with a local taste.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSegall, Lasar, 1891-1957 Crítica e interpretaçãoArquitetura moderna BrasilWarchavochik, Gregori, 1896- Crítica e interpretaçãoCarvalho, Flávio, 1891-1957 Crítica e interpretaçãoAmaral, Tarsila do, 1886-1973 Crítica e interpretaçãoTarsila do AmaralCrítica e InterpretaçãoArquitetura-ModernaO modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_sulamitalino.pdfapplication/pdf4837818https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KPMV/1/dissertacao_sulamitalino.pdfc504c3a24484a1e8ae882f9061def7a7MD51TEXTdissertacao_sulamitalino.pdf.txtdissertacao_sulamitalino.pdf.txtExtracted texttext/plain287341https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KPMV/2/dissertacao_sulamitalino.pdf.txt210dc8771c2e6ee141185d90e4ed5d36MD521843/RAAO-72KPMV2019-11-14 16:18:37.759oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-72KPMVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:18:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
title O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
spellingShingle O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
Sulamita Fonseca Lino
Tarsila do Amaral
Crítica e Interpretação
Arquitetura-Moderna
Segall, Lasar, 1891-1957 Crítica e interpretação
Arquitetura moderna Brasil
Warchavochik, Gregori, 1896- Crítica e interpretação
Carvalho, Flávio, 1891-1957 Crítica e interpretação
Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Crítica e interpretação
title_short O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
title_full O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
title_fullStr O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
title_full_unstemmed O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
title_sort O modernismo "com sabor local": contatos, trocas e misturas na arquitetura e nas artes brasileiras
author Sulamita Fonseca Lino
author_facet Sulamita Fonseca Lino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celina Borges Lemos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silke Kapp
dc.contributor.author.fl_str_mv Sulamita Fonseca Lino
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Celina Borges Lemos
Silke Kapp
dc.subject.por.fl_str_mv Tarsila do Amaral
Crítica e Interpretação
Arquitetura-Moderna
topic Tarsila do Amaral
Crítica e Interpretação
Arquitetura-Moderna
Segall, Lasar, 1891-1957 Crítica e interpretação
Arquitetura moderna Brasil
Warchavochik, Gregori, 1896- Crítica e interpretação
Carvalho, Flávio, 1891-1957 Crítica e interpretação
Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Crítica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Segall, Lasar, 1891-1957 Crítica e interpretação
Arquitetura moderna Brasil
Warchavochik, Gregori, 1896- Crítica e interpretação
Carvalho, Flávio, 1891-1957 Crítica e interpretação
Amaral, Tarsila do, 1886-1973 Crítica e interpretação
description Este trabalho tem como objetivo discutir como se deu a complexa relação entre a cultura internacional, através das vanguardas artísticas e arquitetônicas, e a cultura nacional, nas primeiras manifestações da arquitetura e das artes considerada modernas no Brasil, nosanos de 1923 a 1933. Foram escolhidos no contexto brasileiro dois artistas e dois arquitetos cujos trabalhos são resultados do contato deles com a vanguarda internacional e a cultura local; são eles, os europeus do leste, Lasar Segall e Gregori Warchavchik, e os brasileiros,Tarsila do Amaral e Flávio de Carvalho. Em um primeiro momento, foi mapeada como se deu a formação internacional desses artistas e arquitetos e quais foram as principais referências que eles trouxeram para o Brasil. Em seguida, foram analisadas as primeiras casas modernas projetadas por Warchavchik, quais foram suas referências imediatas e como as telas de Segall e Tarsila foram inseridas em seus ambientes. E por fim, foi estudado o momento em que os artistas e arquitetos se organizaram em sociedades e promoveram conferências, exposições, teatro, entre outros. Além disso, este é o momento em que Warchavchik e Flávio de Carvalho construíram obras arquitetônicas ,que discutem a moradia coletiva, e que Tarsila e Segall estavam incorporando em seus trabalhos a temática social. A análise dos contatos, das trocas e das misturas nesse contexto revela a complexarelação entre toda uma variedade de referências, como o Expressionismo Alemão, o Cubismo, a art nègre, as obras e teorias de Le Corbusier e da Bauhaus, a casa brasileira, a cultura popular, o negro local, as cores caipiras, a luz tropical, entre outros. É possível reconhecer nessa complexa relação alguns aspectos comuns que a literatura contemporânea apontava: a relação entre o arcaico e o moderno presente na obra Macunaíma, de Mario de Andrade, e a atitude do Antropófago, apresentada na obra de Oswald de Andrade. O que se observa é que esses artistas e arquitetos deglutiam as referências culturais, tanto internacionais como locais, de maneira intuitiva, ou seja,desconsiderando seus contextos originais. Esse ato de devoração criou uma arte e uma arquitetura que pertence simultaneamente ao dois mundos (europeu e brasileiro) e a nenhum, indefinida, que mistura o arcaico e o moderno e cria um modernismo com sabor local.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T00:34:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T00:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KPMV
url http://hdl.handle.net/1843/RAAO-72KPMV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KPMV/1/dissertacao_sulamitalino.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-72KPMV/2/dissertacao_sulamitalino.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c504c3a24484a1e8ae882f9061def7a7
210dc8771c2e6ee141185d90e4ed5d36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589306064830464