Maturidade do ator: ofício e cultivo de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priscilla de Queiroz Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31828
Resumo: A presente pesquisa é uma reflexão sobre a maturidade artística, a partir da experiência de quatro atores europeus, todos com mais de sessenta anos de idade, que se formaram entre os anos 1960-1970, e que trabalham em uma dimensão laboratorial, que relaciona-se a um trabalho sobre si. É estabelecida uma ligação entre essa maturidade e as tensões que se criam com os tempos “sem ritmo” da contemporaneidade. Os quatro atores são: Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret (Dinamarca), Beppe Chierichetti e Luigia Calcaterra, do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e François Kahn (França). Confronta-se o tema da pesquisa ao experimento cênico O Cântaro realizado pela pesquisadora, a partir do romance A Caverna, de José Saramago, sob a orientação de François Kahn. No primeiro capítulo, segue-se uma discussão sobre a relação entre ficção e realidade, assim como sobre a questão do Sujeito como self e do cultivo de si. Apresentam-se os conceitos de artista e de artesão em Mário de Andrade, e de artífice e trabalho bem-feito, em Richard Sennett. A maturidade artística em Constantin Stanislavski é destacada, assim como o conceito de flor nas diversas etapas da vida de um ator nō, a partir de Motokyio Zeami. Por fim, discute-se a noção de presença do ator na cena contemporânea. No segundo capítulo, destacam-se os contextos históricos dos teatros-laboratório dos anos 1960-1970 na Europa, e especificamente dos grupos ou realidades nas quais atuam os atores participantes da pesquisa, o Odin Teatret (Dinamarca), o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e as diversas atividades de François Kahn, do parateatro (Polônia), com Jerzy Grotowski ao Teatro da Camera (Itália e França). No terceiro capítulo, apresentam-se quatro propostas para a maturidade do ator no terceiro milênio, associadas aos sujeitos participantes da pesquisa: Iben Nagel Rasmussen, transparência; François Kahn, silêncio; Beppe Chierichetti, vulnerabilidade e Luigia Calcaterra, abandono. No quarto capítulo, aponta-se o sentimento como possível qualidade que norteia a trajetória da pesquisadora e discorre-se sobre a escolha da palavra como principal veículo expressivo para a cena. Por fim, discute-se sobre a adaptação do romance A Caverna, de José Saramago para o experimento cênico O Cântaro, sob orientação de François Kahn, refletindo-se sobre a opção pela ficção.
id UFMG_553ca868cfeb73d99b4ea033e4a22728
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31828
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Antonio Mencarellihttp://lattes.cnpq.br/5745792827414580Tatiana da Motta Lima RamosCassiano Sidow QuiliciDaniel Reis PláMônica Medeiros RibeiroMauro Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0475978847119110Priscilla de Queiroz Duarte2020-01-13T15:28:23Z2020-01-13T15:28:23Z2019-04-12http://hdl.handle.net/1843/31828A presente pesquisa é uma reflexão sobre a maturidade artística, a partir da experiência de quatro atores europeus, todos com mais de sessenta anos de idade, que se formaram entre os anos 1960-1970, e que trabalham em uma dimensão laboratorial, que relaciona-se a um trabalho sobre si. É estabelecida uma ligação entre essa maturidade e as tensões que se criam com os tempos “sem ritmo” da contemporaneidade. Os quatro atores são: Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret (Dinamarca), Beppe Chierichetti e Luigia Calcaterra, do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e François Kahn (França). Confronta-se o tema da pesquisa ao experimento cênico O Cântaro realizado pela pesquisadora, a partir do romance A Caverna, de José Saramago, sob a orientação de François Kahn. No primeiro capítulo, segue-se uma discussão sobre a relação entre ficção e realidade, assim como sobre a questão do Sujeito como self e do cultivo de si. Apresentam-se os conceitos de artista e de artesão em Mário de Andrade, e de artífice e trabalho bem-feito, em Richard Sennett. A maturidade artística em Constantin Stanislavski é destacada, assim como o conceito de flor nas diversas etapas da vida de um ator nō, a partir de Motokyio Zeami. Por fim, discute-se a noção de presença do ator na cena contemporânea. No segundo capítulo, destacam-se os contextos históricos dos teatros-laboratório dos anos 1960-1970 na Europa, e especificamente dos grupos ou realidades nas quais atuam os atores participantes da pesquisa, o Odin Teatret (Dinamarca), o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e as diversas atividades de François Kahn, do parateatro (Polônia), com Jerzy Grotowski ao Teatro da Camera (Itália e França). No terceiro capítulo, apresentam-se quatro propostas para a maturidade do ator no terceiro milênio, associadas aos sujeitos participantes da pesquisa: Iben Nagel Rasmussen, transparência; François Kahn, silêncio; Beppe Chierichetti, vulnerabilidade e Luigia Calcaterra, abandono. No quarto capítulo, aponta-se o sentimento como possível qualidade que norteia a trajetória da pesquisadora e discorre-se sobre a escolha da palavra como principal veículo expressivo para a cena. Por fim, discute-se sobre a adaptação do romance A Caverna, de José Saramago para o experimento cênico O Cântaro, sob orientação de François Kahn, refletindo-se sobre a opção pela ficção.The present research is a reflection on the artistic maturity, from the experience of four European actors, all over sixty years old, who formed between the years 1960-1970, and who work in a laboratory dimension, that relates to the work on oneself. A connection between this maturity and the tensions that arise with the contemporary “rithmless” times is established. The four actors are: Iben Nagel Rasmussenen, Odin Teatret (Denmark), Beppe Chierichetti and Luigia Calcaterra, Teatro Tascabile di Bergamo (Italy) and François Kahn (France). The theme of the research is related with the scenic experiment O Cântaro (The Pitcher), performed by the researcher, from the novel A Caverna (The Cave), by José Saramago, under the guidance of François Kahn. In the first chapter, a discussion on the relationship between fiction and reality unfolds, and also on the question of the Subject as self and of self-cultivation. The concepts of artist and craftsman in Mario de Andrade, and of craftsman and well-done work, in Richard Sennett are posed. The artistic maturity by Constantin Stanislavski is highlighted, as well as the concept of flower in the various stages of the life of a nō actor, from Motokyio Zeami. Finally, the notion of presence of the actor in the contemporary scene is discussed. In the second chapter the historical contexts around Theatre Laboratories of the 1960s and 1970s in Europe, and specifically that of the groups or realities in which the actors participating in the research worked is highlighted: Odin Teatret (Denmark), Teatro Tascabile di Bergamo (Italy) and the several activities of François Kahn, from parateatro (Poland), with Jerzy Grotowski to Camera Theatre (Italy and France). The third chapter presents four proposals for the maturity of the actor in the third millennium, associated to the subjects participating in the research: Iben Nagel Rasmussen, transparency; François Kahn, silence; Beppe Chierichetti, vulnerability and Luigia Calcaterra, abandonment. The fourth chapter presents the feeling as a possible quality that guides the trajectory of the researcher and the choice of the word as the main expressive vehicle for the scene. Finally, the adaptation of the novel A Caverna (The cave), from José Saramago to the scenic experiment O Cântaro (The Pitcher), under the guidance of François Kahn, is discussed, reflecting on the option for fiction.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAtoresRepresentação teatralTeatro - Séc. XX-XXITeses EBAAtorMaturidade artísticaDimensão laboratorialTrabalho sobre siCultivo de siMaturidade do ator: ofício e cultivo de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdfTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdfAbertoapplication/pdf106204888https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/1/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf6b1a41a8fc6dee4cbd3510c787ea7f0aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdf.txtTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdf.txtExtracted texttext/plain715883https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/4/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf.txtb4320a38219f9b091e27627a5cbf622eMD541843/318282020-01-14 03:26:36.81oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-14T06:26:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
title Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
spellingShingle Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
Priscilla de Queiroz Duarte
Ator
Maturidade artística
Dimensão laboratorial
Trabalho sobre si
Cultivo de si
Atores
Representação teatral
Teatro - Séc. XX-XXI
Teses EBA
title_short Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
title_full Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
title_fullStr Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
title_full_unstemmed Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
title_sort Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
author Priscilla de Queiroz Duarte
author_facet Priscilla de Queiroz Duarte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5745792827414580
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tatiana da Motta Lima Ramos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cassiano Sidow Quilici
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Daniel Reis Plá
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mônica Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Mauro Rodrigues
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0475978847119110
dc.contributor.author.fl_str_mv Priscilla de Queiroz Duarte
contributor_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
Tatiana da Motta Lima Ramos
Cassiano Sidow Quilici
Daniel Reis Plá
Mônica Medeiros Ribeiro
Mauro Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ator
Maturidade artística
Dimensão laboratorial
Trabalho sobre si
Cultivo de si
topic Ator
Maturidade artística
Dimensão laboratorial
Trabalho sobre si
Cultivo de si
Atores
Representação teatral
Teatro - Séc. XX-XXI
Teses EBA
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Atores
Representação teatral
Teatro - Séc. XX-XXI
Teses EBA
description A presente pesquisa é uma reflexão sobre a maturidade artística, a partir da experiência de quatro atores europeus, todos com mais de sessenta anos de idade, que se formaram entre os anos 1960-1970, e que trabalham em uma dimensão laboratorial, que relaciona-se a um trabalho sobre si. É estabelecida uma ligação entre essa maturidade e as tensões que se criam com os tempos “sem ritmo” da contemporaneidade. Os quatro atores são: Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret (Dinamarca), Beppe Chierichetti e Luigia Calcaterra, do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e François Kahn (França). Confronta-se o tema da pesquisa ao experimento cênico O Cântaro realizado pela pesquisadora, a partir do romance A Caverna, de José Saramago, sob a orientação de François Kahn. No primeiro capítulo, segue-se uma discussão sobre a relação entre ficção e realidade, assim como sobre a questão do Sujeito como self e do cultivo de si. Apresentam-se os conceitos de artista e de artesão em Mário de Andrade, e de artífice e trabalho bem-feito, em Richard Sennett. A maturidade artística em Constantin Stanislavski é destacada, assim como o conceito de flor nas diversas etapas da vida de um ator nō, a partir de Motokyio Zeami. Por fim, discute-se a noção de presença do ator na cena contemporânea. No segundo capítulo, destacam-se os contextos históricos dos teatros-laboratório dos anos 1960-1970 na Europa, e especificamente dos grupos ou realidades nas quais atuam os atores participantes da pesquisa, o Odin Teatret (Dinamarca), o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e as diversas atividades de François Kahn, do parateatro (Polônia), com Jerzy Grotowski ao Teatro da Camera (Itália e França). No terceiro capítulo, apresentam-se quatro propostas para a maturidade do ator no terceiro milênio, associadas aos sujeitos participantes da pesquisa: Iben Nagel Rasmussen, transparência; François Kahn, silêncio; Beppe Chierichetti, vulnerabilidade e Luigia Calcaterra, abandono. No quarto capítulo, aponta-se o sentimento como possível qualidade que norteia a trajetória da pesquisadora e discorre-se sobre a escolha da palavra como principal veículo expressivo para a cena. Por fim, discute-se sobre a adaptação do romance A Caverna, de José Saramago para o experimento cênico O Cântaro, sob orientação de François Kahn, refletindo-se sobre a opção pela ficção.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-13T15:28:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-13T15:28:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31828
url http://hdl.handle.net/1843/31828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/1/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/3/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/4/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b1a41a8fc6dee4cbd3510c787ea7f0a
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
b4320a38219f9b091e27627a5cbf622e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589401940328448