A educação física na revista do ensino: produção de uma disciplina escolar em Minas Gerais (1925-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel Fabiano de Faria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855TF2
Resumo: Este trabalho aborda a presença da disciplina escolar Educação Física na Revista do Ensino, impresso de formação de professores produzido pelo governo de Minas Gerais, nas décadas de 1920 e 1930. Investigou-se como este periódico educacional produziu e fez circular prescrições de práticas, representações de Educação Física e dos sujeitos escolares especialmente professores e alunos envolvidos com essa disciplina. A Revista do Ensino foi tomada como a principal fonte de pesquisa, compreendendo 175 números publicados entre 1925 (quando começou a circular) e 1940 (quando foi interrompida). Outro conjunto de fontes mobilizado foi a legislação educacional deste período, especificamente os regulamentos e os programas do ensino primário e normal, estabelecidos pelo governo de Minas, com proposições para a Educação Física. O entrecruzamento dos conjuntos documentais legislação e Revista do Ensino possibilitou verificar as correlações entre estes diferentes dispositivos prescritivos. Foi possível perceber uma intensa presença de questões relacionadas à Educação Física na Revista: investimentos para a formação de um professorado próprio para o ensino desta disciplina; proposições para a atuação destes professores; expectativas em relação à formação dos alunos e prescrições de conhecimentos e práticas de Educação Física. Todo este movimento, empreendido pela Revista, constituiu o que foi chamado neste estudo de um projeto de escolarização da Educação Física em Minas Gerais. Ressalta-se que essa produção de uma disciplina escolar não foi homogênea. Ao contrário disso, comportou ambigüidades, idas e vindas, lutas de representações. Todavia, o estudo permite afirmar que a Revista do Ensino, de fato, constituiu-se como uma estratégia de formação de professores para o ensino de Educação Física.
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Ao contrário disso, comportou ambigüidades, idas e vindas, lutas de representações. Todavia, o estudo permite afirmar que a Revista do Ensino, de fato, constituiu-se como uma estratégia de formação de professores para o ensino de Educação Física.The present work addresses the presence of the scholar discipline Physical Education on the Revista do Ensino, publication for teacher formation produced by Minas Gerais government, on 1920s and 1930s. The research was about how this educational periodic produced and put into circulation the prescription of practices, representations of Physical Education and of scholar subjects especially teachers and students involved in that discipline. Revista do Ensino was taken as the main source for the study, totaling 175 issues published from 1925 (when it started) to 1940 (when it was interrupted). Other set of sources mobilized was the educational legislation of the period, specifically the rules and primary and normal school plans, set by Minas state government, with propositions for Physical Education. The crossing of the documental sets legislation and Revista do Ensino allowed for the verification of the co-relationship between those two different prescriptive devices. It was made possible to observe an intense presence of questions related to Physical Education on the Revista: investments for the formation a set of teachers specific for teaching that discipline; propositions for their actuation; expectative in relation to the students formation and prescriptions of knowledge and practices of Physical Education. The whole movement, made by Revista, constitutes what was called at the study as a scholarization project for the Physical Education at Minas Gerais. We highlight that the production of that scholar discipline was not homogenous. On the contrary, it beheld ambiguities, advances and withdraws, and conflicts between representations. However, the study allows us to affirm that Revista do Ensino, was, in fact, a strategy for the formation of teacher of Physical Education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação fisica Estudos e ensinoProfessores FormaçãoEducação PeriódicosEnsinoEducaçãoRevista do EnsinoMinas GerasEducação FísicaA educação física na revista do ensino: produção de uma disciplina escolar em Minas Gerais (1925-1940)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_miguel_fabiano.pdfapplication/pdf6050063https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855TF2/1/disserta__o_miguel_fabiano.pdf9807146d9331d918631fedbfc330e11eMD51TEXTdisserta__o_miguel_fabiano.pdf.txtdisserta__o_miguel_fabiano.pdf.txtExtracted texttext/plain331262https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855TF2/2/disserta__o_miguel_fabiano.pdf.txt0c12175bfde036b9ed9362626ef95679MD521843/FAEC-855TF22019-11-14 09:14:18.91oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855TF2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:14:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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