O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Climene Fernandes Brito Arruda
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHHYM
Resumo: O presente trabalho busca descrever e discutir o processo vivenciado por um professor de inglês da rede pública do estado de Minas Gerais, após o conhecimento de modelos alternativos à sua prática pedagógica. O estudo, de natureza qualitativa, investigou (a) as crenças desse professor sobre a abordagem de ensino-aprendizagem e avaliação, (b) se o professor ressignificava suas crenças, e (c) se havia mudanças na sua prática pedagógica. Os dados foram coletados por meio de narrativas escritas e orais; de observações de aulas; e de sessões reflexivas. O procedimento de análise foi baseado no levantamento das crenças relacionadas à prática pedagógica do professor. A pesquisa mostra que o professor vivencia experiências significativas enquanto participante de um projeto de educação continuada de professores de línguas estrangeiras e se engaja em um processo de reflexão e de ressignificação de suas crenças. No entanto, os resultados indicam que o professor encontra dificuldade em operacionalizar mudanças em sua abordagem de ensinar, mas por outro lado, implementa mudanças significativas em seu processo de avaliar. Concluo o trabalho indicando que estudos como este, podem contribuir para uma melhor compreensão de formadores de professores e professores sobre as crenças e experiências de professores e sobre os processos de mudança na prática pedagógica.
id UFMG_54e71f2c77bdb649c06a496f71f898c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AIRR-7DHHYM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Deise Prina DutraHerzila Maria de Lima BastosAna Maria Ferreira BarcelosClimene Fernandes Brito Arruda2019-08-09T19:58:02Z2019-08-09T19:58:02Z2008-03-17http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHHYMO presente trabalho busca descrever e discutir o processo vivenciado por um professor de inglês da rede pública do estado de Minas Gerais, após o conhecimento de modelos alternativos à sua prática pedagógica. O estudo, de natureza qualitativa, investigou (a) as crenças desse professor sobre a abordagem de ensino-aprendizagem e avaliação, (b) se o professor ressignificava suas crenças, e (c) se havia mudanças na sua prática pedagógica. Os dados foram coletados por meio de narrativas escritas e orais; de observações de aulas; e de sessões reflexivas. O procedimento de análise foi baseado no levantamento das crenças relacionadas à prática pedagógica do professor. A pesquisa mostra que o professor vivencia experiências significativas enquanto participante de um projeto de educação continuada de professores de línguas estrangeiras e se engaja em um processo de reflexão e de ressignificação de suas crenças. No entanto, os resultados indicam que o professor encontra dificuldade em operacionalizar mudanças em sua abordagem de ensinar, mas por outro lado, implementa mudanças significativas em seu processo de avaliar. Concluo o trabalho indicando que estudos como este, podem contribuir para uma melhor compreensão de formadores de professores e professores sobre as crenças e experiências de professores e sobre os processos de mudança na prática pedagógica.This work aims to describe and discuss the process experienced by a teacher of English in the public educational system of the state of Minas Gerais, Brazil, after learning alternative models for his pedagogical practice. This study, developed on a qualitative basis, investigated: a) the teachers own beliefs about his approach to teaching and learning and about evaluation; b) if the teacher resignified his beliefs; c) if changes in the teachers pedagogical practice occured. Data were collected by means of narratives, written and oral; classroom observations; and reflective sessions. The process of analysis was based on questioning the beliefs related to the teachers pedagogical practice. The research shows that the teacher lives significant experiences during his participation in a project of continuing education for foreign language teachers and that he engages in a process of reflection and resignification of beliefs. However, the results reveal that the teacher faces difficulty in making changes in his approach to teaching and learning, but on the other hand, he implements significant changes in his process of evaluation. I conclude the work recommending that studies like this one can help teachers and teacher educators better understand teachers experiences and beliefs, and the processes of change in pedagogical practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem AvaliaçãoProfessores de inglês AtitudesLingüisticaProfessores de inglês FormaçãoPrática de ensinoCrençasreflexãomodelos alternativosmudança na prática pedagógicacrenças e experiências de professorressignificação de crençasO processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALclimene_arruda_diss.pdfapplication/pdf860152https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DHHYM/1/climene_arruda_diss.pdff95f64e3077b3f3b95caa60336a2ba0dMD51TEXTclimene_arruda_diss.pdf.txtclimene_arruda_diss.pdf.txtExtracted texttext/plain280974https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DHHYM/2/climene_arruda_diss.pdf.txtb8a35161a8cf0ea0148bd0a5ee92f6f3MD521843/AIRR-7DHHYM2019-11-14 10:29:21.527oai:repositorio.ufmg.br:1843/AIRR-7DHHYMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:29:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
title O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
spellingShingle O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
Climene Fernandes Brito Arruda
reflexão
modelos alternativos
mudança na prática pedagógica
crenças e experiências de professor
ressignificação de crenças
Aprendizagem Avaliação
Professores de inglês Atitudes
Lingüistica
Professores de inglês Formação
Prática de ensino
Crenças
title_short O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
title_full O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
title_fullStr O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
title_full_unstemmed O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
title_sort O processo de ressignificação de crenças e de mudança na prática pedagógica de um professor de inglês em educação continuada
author Climene Fernandes Brito Arruda
author_facet Climene Fernandes Brito Arruda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Deise Prina Dutra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Herzila Maria de Lima Bastos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Ferreira Barcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Climene Fernandes Brito Arruda
contributor_str_mv Deise Prina Dutra
Herzila Maria de Lima Bastos
Ana Maria Ferreira Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv reflexão
modelos alternativos
mudança na prática pedagógica
crenças e experiências de professor
ressignificação de crenças
topic reflexão
modelos alternativos
mudança na prática pedagógica
crenças e experiências de professor
ressignificação de crenças
Aprendizagem Avaliação
Professores de inglês Atitudes
Lingüistica
Professores de inglês Formação
Prática de ensino
Crenças
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem Avaliação
Professores de inglês Atitudes
Lingüistica
Professores de inglês Formação
Prática de ensino
Crenças
description O presente trabalho busca descrever e discutir o processo vivenciado por um professor de inglês da rede pública do estado de Minas Gerais, após o conhecimento de modelos alternativos à sua prática pedagógica. O estudo, de natureza qualitativa, investigou (a) as crenças desse professor sobre a abordagem de ensino-aprendizagem e avaliação, (b) se o professor ressignificava suas crenças, e (c) se havia mudanças na sua prática pedagógica. Os dados foram coletados por meio de narrativas escritas e orais; de observações de aulas; e de sessões reflexivas. O procedimento de análise foi baseado no levantamento das crenças relacionadas à prática pedagógica do professor. A pesquisa mostra que o professor vivencia experiências significativas enquanto participante de um projeto de educação continuada de professores de línguas estrangeiras e se engaja em um processo de reflexão e de ressignificação de suas crenças. No entanto, os resultados indicam que o professor encontra dificuldade em operacionalizar mudanças em sua abordagem de ensinar, mas por outro lado, implementa mudanças significativas em seu processo de avaliar. Concluo o trabalho indicando que estudos como este, podem contribuir para uma melhor compreensão de formadores de professores e professores sobre as crenças e experiências de professores e sobre os processos de mudança na prática pedagógica.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T19:58:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T19:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHHYM
url http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DHHYM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DHHYM/1/climene_arruda_diss.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DHHYM/2/climene_arruda_diss.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f95f64e3077b3f3b95caa60336a2ba0d
b8a35161a8cf0ea0148bd0a5ee92f6f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589511235502080