Maturidade do ator: ofício e cultivo de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31828 |
Resumo: | A presente pesquisa é uma reflexão sobre a maturidade artística, a partir da experiência de quatro atores europeus, todos com mais de sessenta anos de idade, que se formaram entre os anos 1960-1970, e que trabalham em uma dimensão laboratorial, que relaciona-se a um trabalho sobre si. É estabelecida uma ligação entre essa maturidade e as tensões que se criam com os tempos “sem ritmo” da contemporaneidade. Os quatro atores são: Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret (Dinamarca), Beppe Chierichetti e Luigia Calcaterra, do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e François Kahn (França). Confronta-se o tema da pesquisa ao experimento cênico O Cântaro realizado pela pesquisadora, a partir do romance A Caverna, de José Saramago, sob a orientação de François Kahn. No primeiro capítulo, segue-se uma discussão sobre a relação entre ficção e realidade, assim como sobre a questão do Sujeito como self e do cultivo de si. Apresentam-se os conceitos de artista e de artesão em Mário de Andrade, e de artífice e trabalho bem-feito, em Richard Sennett. A maturidade artística em Constantin Stanislavski é destacada, assim como o conceito de flor nas diversas etapas da vida de um ator nō, a partir de Motokyio Zeami. Por fim, discute-se a noção de presença do ator na cena contemporânea. No segundo capítulo, destacam-se os contextos históricos dos teatros-laboratório dos anos 1960-1970 na Europa, e especificamente dos grupos ou realidades nas quais atuam os atores participantes da pesquisa, o Odin Teatret (Dinamarca), o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e as diversas atividades de François Kahn, do parateatro (Polônia), com Jerzy Grotowski ao Teatro da Camera (Itália e França). No terceiro capítulo, apresentam-se quatro propostas para a maturidade do ator no terceiro milênio, associadas aos sujeitos participantes da pesquisa: Iben Nagel Rasmussen, transparência; François Kahn, silêncio; Beppe Chierichetti, vulnerabilidade e Luigia Calcaterra, abandono. No quarto capítulo, aponta-se o sentimento como possível qualidade que norteia a trajetória da pesquisadora e discorre-se sobre a escolha da palavra como principal veículo expressivo para a cena. Por fim, discute-se sobre a adaptação do romance A Caverna, de José Saramago para o experimento cênico O Cântaro, sob orientação de François Kahn, refletindo-se sobre a opção pela ficção. |
id |
UFMG_553ca868cfeb73d99b4ea033e4a22728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/31828 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando Antonio Mencarellihttp://lattes.cnpq.br/5745792827414580Tatiana da Motta Lima RamosCassiano Sidow QuiliciDaniel Reis PláMônica Medeiros RibeiroMauro Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0475978847119110Priscilla de Queiroz Duarte2020-01-13T15:28:23Z2020-01-13T15:28:23Z2019-04-12http://hdl.handle.net/1843/31828A presente pesquisa é uma reflexão sobre a maturidade artística, a partir da experiência de quatro atores europeus, todos com mais de sessenta anos de idade, que se formaram entre os anos 1960-1970, e que trabalham em uma dimensão laboratorial, que relaciona-se a um trabalho sobre si. É estabelecida uma ligação entre essa maturidade e as tensões que se criam com os tempos “sem ritmo” da contemporaneidade. Os quatro atores são: Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret (Dinamarca), Beppe Chierichetti e Luigia Calcaterra, do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e François Kahn (França). Confronta-se o tema da pesquisa ao experimento cênico O Cântaro realizado pela pesquisadora, a partir do romance A Caverna, de José Saramago, sob a orientação de François Kahn. No primeiro capítulo, segue-se uma discussão sobre a relação entre ficção e realidade, assim como sobre a questão do Sujeito como self e do cultivo de si. Apresentam-se os conceitos de artista e de artesão em Mário de Andrade, e de artífice e trabalho bem-feito, em Richard Sennett. A maturidade artística em Constantin Stanislavski é destacada, assim como o conceito de flor nas diversas etapas da vida de um ator nō, a partir de Motokyio Zeami. Por fim, discute-se a noção de presença do ator na cena contemporânea. No segundo capítulo, destacam-se os contextos históricos dos teatros-laboratório dos anos 1960-1970 na Europa, e especificamente dos grupos ou realidades nas quais atuam os atores participantes da pesquisa, o Odin Teatret (Dinamarca), o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e as diversas atividades de François Kahn, do parateatro (Polônia), com Jerzy Grotowski ao Teatro da Camera (Itália e França). No terceiro capítulo, apresentam-se quatro propostas para a maturidade do ator no terceiro milênio, associadas aos sujeitos participantes da pesquisa: Iben Nagel Rasmussen, transparência; François Kahn, silêncio; Beppe Chierichetti, vulnerabilidade e Luigia Calcaterra, abandono. No quarto capítulo, aponta-se o sentimento como possível qualidade que norteia a trajetória da pesquisadora e discorre-se sobre a escolha da palavra como principal veículo expressivo para a cena. Por fim, discute-se sobre a adaptação do romance A Caverna, de José Saramago para o experimento cênico O Cântaro, sob orientação de François Kahn, refletindo-se sobre a opção pela ficção.The present research is a reflection on the artistic maturity, from the experience of four European actors, all over sixty years old, who formed between the years 1960-1970, and who work in a laboratory dimension, that relates to the work on oneself. A connection between this maturity and the tensions that arise with the contemporary “rithmless” times is established. The four actors are: Iben Nagel Rasmussenen, Odin Teatret (Denmark), Beppe Chierichetti and Luigia Calcaterra, Teatro Tascabile di Bergamo (Italy) and François Kahn (France). The theme of the research is related with the scenic experiment O Cântaro (The Pitcher), performed by the researcher, from the novel A Caverna (The Cave), by José Saramago, under the guidance of François Kahn. In the first chapter, a discussion on the relationship between fiction and reality unfolds, and also on the question of the Subject as self and of self-cultivation. The concepts of artist and craftsman in Mario de Andrade, and of craftsman and well-done work, in Richard Sennett are posed. The artistic maturity by Constantin Stanislavski is highlighted, as well as the concept of flower in the various stages of the life of a nō actor, from Motokyio Zeami. Finally, the notion of presence of the actor in the contemporary scene is discussed. In the second chapter the historical contexts around Theatre Laboratories of the 1960s and 1970s in Europe, and specifically that of the groups or realities in which the actors participating in the research worked is highlighted: Odin Teatret (Denmark), Teatro Tascabile di Bergamo (Italy) and the several activities of François Kahn, from parateatro (Poland), with Jerzy Grotowski to Camera Theatre (Italy and France). The third chapter presents four proposals for the maturity of the actor in the third millennium, associated to the subjects participating in the research: Iben Nagel Rasmussen, transparency; François Kahn, silence; Beppe Chierichetti, vulnerability and Luigia Calcaterra, abandonment. The fourth chapter presents the feeling as a possible quality that guides the trajectory of the researcher and the choice of the word as the main expressive vehicle for the scene. Finally, the adaptation of the novel A Caverna (The cave), from José Saramago to the scenic experiment O Cântaro (The Pitcher), under the guidance of François Kahn, is discussed, reflecting on the option for fiction.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessAtoresRepresentação teatralTeatro - Séc. XX-XXITeses EBAAtorMaturidade artísticaDimensão laboratorialTrabalho sobre siCultivo de siMaturidade do ator: ofício e cultivo de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdfTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdfAbertoapplication/pdf106204888https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/1/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf6b1a41a8fc6dee4cbd3510c787ea7f0aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdf.txtTese_Priscilla de Queiroz Duarte .pdf.txtExtracted texttext/plain715883https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/4/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf.txtb4320a38219f9b091e27627a5cbf622eMD541843/318282020-01-14 03:26:36.81oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-14T06:26:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si |
title |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si |
spellingShingle |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si Priscilla de Queiroz Duarte Ator Maturidade artística Dimensão laboratorial Trabalho sobre si Cultivo de si Atores Representação teatral Teatro - Séc. XX-XXI Teses EBA |
title_short |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si |
title_full |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si |
title_fullStr |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si |
title_full_unstemmed |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si |
title_sort |
Maturidade do ator: ofício e cultivo de si |
author |
Priscilla de Queiroz Duarte |
author_facet |
Priscilla de Queiroz Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Antonio Mencarelli |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5745792827414580 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Tatiana da Motta Lima Ramos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cassiano Sidow Quilici |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Daniel Reis Plá |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mônica Medeiros Ribeiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Mauro Rodrigues |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0475978847119110 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Priscilla de Queiroz Duarte |
contributor_str_mv |
Fernando Antonio Mencarelli Tatiana da Motta Lima Ramos Cassiano Sidow Quilici Daniel Reis Plá Mônica Medeiros Ribeiro Mauro Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ator Maturidade artística Dimensão laboratorial Trabalho sobre si Cultivo de si |
topic |
Ator Maturidade artística Dimensão laboratorial Trabalho sobre si Cultivo de si Atores Representação teatral Teatro - Séc. XX-XXI Teses EBA |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Atores Representação teatral Teatro - Séc. XX-XXI Teses EBA |
description |
A presente pesquisa é uma reflexão sobre a maturidade artística, a partir da experiência de quatro atores europeus, todos com mais de sessenta anos de idade, que se formaram entre os anos 1960-1970, e que trabalham em uma dimensão laboratorial, que relaciona-se a um trabalho sobre si. É estabelecida uma ligação entre essa maturidade e as tensões que se criam com os tempos “sem ritmo” da contemporaneidade. Os quatro atores são: Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret (Dinamarca), Beppe Chierichetti e Luigia Calcaterra, do Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e François Kahn (França). Confronta-se o tema da pesquisa ao experimento cênico O Cântaro realizado pela pesquisadora, a partir do romance A Caverna, de José Saramago, sob a orientação de François Kahn. No primeiro capítulo, segue-se uma discussão sobre a relação entre ficção e realidade, assim como sobre a questão do Sujeito como self e do cultivo de si. Apresentam-se os conceitos de artista e de artesão em Mário de Andrade, e de artífice e trabalho bem-feito, em Richard Sennett. A maturidade artística em Constantin Stanislavski é destacada, assim como o conceito de flor nas diversas etapas da vida de um ator nō, a partir de Motokyio Zeami. Por fim, discute-se a noção de presença do ator na cena contemporânea. No segundo capítulo, destacam-se os contextos históricos dos teatros-laboratório dos anos 1960-1970 na Europa, e especificamente dos grupos ou realidades nas quais atuam os atores participantes da pesquisa, o Odin Teatret (Dinamarca), o Teatro Tascabile di Bergamo (Itália) e as diversas atividades de François Kahn, do parateatro (Polônia), com Jerzy Grotowski ao Teatro da Camera (Itália e França). No terceiro capítulo, apresentam-se quatro propostas para a maturidade do ator no terceiro milênio, associadas aos sujeitos participantes da pesquisa: Iben Nagel Rasmussen, transparência; François Kahn, silêncio; Beppe Chierichetti, vulnerabilidade e Luigia Calcaterra, abandono. No quarto capítulo, aponta-se o sentimento como possível qualidade que norteia a trajetória da pesquisadora e discorre-se sobre a escolha da palavra como principal veículo expressivo para a cena. Por fim, discute-se sobre a adaptação do romance A Caverna, de José Saramago para o experimento cênico O Cântaro, sob orientação de François Kahn, refletindo-se sobre a opção pela ficção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-13T15:28:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-13T15:28:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/31828 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/31828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/1/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31828/4/Tese_Priscilla%20de%20Queiroz%20Duarte%20.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6b1a41a8fc6dee4cbd3510c787ea7f0a cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 b4320a38219f9b091e27627a5cbf622e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589401940328448 |