A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Everlane Alves Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49676
Resumo: Neste plano de ação apresentaremos análises iniciais do projeto em desenvolvimento “A LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, numa perspectiva de letramento. Para tanto, utilizaremos a literatura como ferramenta metodológica. Fundamentamos nosso plano de ação nas reflexões sobre inclusão, letramento, formação docente e inserção social. Discutiremos, assim, questões relacionadas à subjetividade e identidade do aluno portador de necessidade especial, os desafios impostos ao professor que se sente despreparado frente à diversidade, e ações que podem tornar significativa a vivência cotidiana desse aluno que, após anos de escolarização, não decodifica o código de leitura e escrita, mas representa o texto através de outras linguagens.
id UFMG_5547e12f02b706691eae02e4d261c1a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49676
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiaisLiteratura na EJALetramentoInclusão socialNeste plano de ação apresentaremos análises iniciais do projeto em desenvolvimento “A LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, numa perspectiva de letramento. Para tanto, utilizaremos a literatura como ferramenta metodológica. Fundamentamos nosso plano de ação nas reflexões sobre inclusão, letramento, formação docente e inserção social. Discutiremos, assim, questões relacionadas à subjetividade e identidade do aluno portador de necessidade especial, os desafios impostos ao professor que se sente despreparado frente à diversidade, e ações que podem tornar significativa a vivência cotidiana desse aluno que, após anos de escolarização, não decodifica o código de leitura e escrita, mas representa o texto através de outras linguagens.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Educação e DocênciaUFMGMiria Gomes de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5707036544040784Everlane Alves Ribeiro2023-02-07T14:01:00Z2023-02-07T14:01:00Z2010-12-11Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/49676porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-07T14:01:00Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/49676Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-07T14:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
title A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
spellingShingle A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
Everlane Alves Ribeiro
Literatura na EJA
Letramento
Inclusão social
title_short A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
title_full A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
title_fullStr A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
title_full_unstemmed A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
title_sort A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
author Everlane Alves Ribeiro
author_facet Everlane Alves Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miria Gomes de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5707036544040784
dc.contributor.author.fl_str_mv Everlane Alves Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura na EJA
Letramento
Inclusão social
topic Literatura na EJA
Letramento
Inclusão social
description Neste plano de ação apresentaremos análises iniciais do projeto em desenvolvimento “A LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, numa perspectiva de letramento. Para tanto, utilizaremos a literatura como ferramenta metodológica. Fundamentamos nosso plano de ação nas reflexões sobre inclusão, letramento, formação docente e inserção social. Discutiremos, assim, questões relacionadas à subjetividade e identidade do aluno portador de necessidade especial, os desafios impostos ao professor que se sente despreparado frente à diversidade, e ações que podem tornar significativa a vivência cotidiana desse aluno que, após anos de escolarização, não decodifica o código de leitura e escrita, mas representa o texto através de outras linguagens.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-11
2023-02-07T14:01:00Z
2023-02-07T14:01:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49676
url http://hdl.handle.net/1843/49676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Educação e Docência
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Educação e Docência
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829814858842112