A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/49676 |
Resumo: | Neste plano de ação apresentaremos análises iniciais do projeto em desenvolvimento “A LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, numa perspectiva de letramento. Para tanto, utilizaremos a literatura como ferramenta metodológica. Fundamentamos nosso plano de ação nas reflexões sobre inclusão, letramento, formação docente e inserção social. Discutiremos, assim, questões relacionadas à subjetividade e identidade do aluno portador de necessidade especial, os desafios impostos ao professor que se sente despreparado frente à diversidade, e ações que podem tornar significativa a vivência cotidiana desse aluno que, após anos de escolarização, não decodifica o código de leitura e escrita, mas representa o texto através de outras linguagens. |
id |
UFMG_5547e12f02b706691eae02e4d261c1a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/49676 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiaisLiteratura na EJALetramentoInclusão socialNeste plano de ação apresentaremos análises iniciais do projeto em desenvolvimento “A LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, numa perspectiva de letramento. Para tanto, utilizaremos a literatura como ferramenta metodológica. Fundamentamos nosso plano de ação nas reflexões sobre inclusão, letramento, formação docente e inserção social. Discutiremos, assim, questões relacionadas à subjetividade e identidade do aluno portador de necessidade especial, os desafios impostos ao professor que se sente despreparado frente à diversidade, e ações que podem tornar significativa a vivência cotidiana desse aluno que, após anos de escolarização, não decodifica o código de leitura e escrita, mas representa o texto através de outras linguagens.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Educação e DocênciaUFMGMiria Gomes de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5707036544040784Everlane Alves Ribeiro2023-02-07T14:01:00Z2023-02-07T14:01:00Z2010-12-11Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/49676porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-07T14:01:00Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/49676Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-07T14:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais |
title |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais |
spellingShingle |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais Everlane Alves Ribeiro Literatura na EJA Letramento Inclusão social |
title_short |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais |
title_full |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais |
title_fullStr |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais |
title_sort |
A literatura na EJA como ferramenta metodológica no processo de letramento de alunos portadores de necessidades especiais |
author |
Everlane Alves Ribeiro |
author_facet |
Everlane Alves Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miria Gomes de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5707036544040784 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Everlane Alves Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura na EJA Letramento Inclusão social |
topic |
Literatura na EJA Letramento Inclusão social |
description |
Neste plano de ação apresentaremos análises iniciais do projeto em desenvolvimento “A LITERATURA NA EJA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/aprendizagem de alunos portadores de necessidades especiais, numa perspectiva de letramento. Para tanto, utilizaremos a literatura como ferramenta metodológica. Fundamentamos nosso plano de ação nas reflexões sobre inclusão, letramento, formação docente e inserção social. Discutiremos, assim, questões relacionadas à subjetividade e identidade do aluno portador de necessidade especial, os desafios impostos ao professor que se sente despreparado frente à diversidade, e ações que podem tornar significativa a vivência cotidiana desse aluno que, após anos de escolarização, não decodifica o código de leitura e escrita, mas representa o texto através de outras linguagens. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-11 2023-02-07T14:01:00Z 2023-02-07T14:01:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/49676 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/49676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Educação e Docência UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Educação e Docência UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829814858842112 |