Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
Texto Completo: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/557 |
Resumo: | Esta dissertação é fruto de um trabalho de pesquisa que se estrutura no tema da leitura literária a partir da ideia de que a sua prática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é importante não apenas por constituir uma ferramenta para a aprendizagem, mas também por propiciar a esses indivíduos a capacidade de reagir frente às adversidades do meio social, possibilitando o exercício dos papéis sociais que ocupam. Esses papéis vão desde o mercado de trabalho à posição que ocupam no seu bairro ou na sua igreja, tornando-se estruturadores de sua condição existencial na sociedade em que vivem. Sabe-se que a relação do homem com o mundo se processa em interação. Assim, em diversos contextos ele estabelece diálogos, criando formas de inserção social a fim de não ficar excluído das práticas sociais pertinentes ao seu meio. Uma das práticas sociais na qual o indivíduo busca adquirir acesso é a leitura, cujo domínio é visto como forma de alcance de um prestígio social, possibilitando-o se inserir significativamente nas práticas que vivencia. Tornando-se leitores assíduos, poderão compreender e interpretar melhor as situações cotidianas da contemporaneidade. Ademais, entende-se que a EJA tem a necessidade de um ensino de leitura que prestigie e valorize todos os conhecimentos acumulados pelos alunos, pois acredita-se que os elementos que distinguem a EJA das outras modalidades de ensino são os aspectos socioculturais (interesses, conhecimentos, expectativas) desses alunos, cujas singularidades precisam ser pensadas e respeitadas. Nesse sentido, espera-se que o projeto de intervenção de leitura literária na EJA, apresentado nesta dissertação, enquanto educação básica, colabore para capacitar os estudantes participantes a ler, a escrever e a integrar-se ao mundo de forma efetiva. Para tanto é necessário que a prática da leitura seja não apenas constante, mas também direcionada para o letramento literário, a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas que o contemplem, enquanto ferramenta de trabalho com turmas de EJA. |
id |
UFTM_6a0dd2f592a61cef69796d6251bf4a1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/557 |
network_acronym_str |
UFTM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhosEJA.Letramento Literário.Inclusão Social.EJA.Literary Literature.Social Inclusion.Linguística, Letras e ArtesEsta dissertação é fruto de um trabalho de pesquisa que se estrutura no tema da leitura literária a partir da ideia de que a sua prática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é importante não apenas por constituir uma ferramenta para a aprendizagem, mas também por propiciar a esses indivíduos a capacidade de reagir frente às adversidades do meio social, possibilitando o exercício dos papéis sociais que ocupam. Esses papéis vão desde o mercado de trabalho à posição que ocupam no seu bairro ou na sua igreja, tornando-se estruturadores de sua condição existencial na sociedade em que vivem. Sabe-se que a relação do homem com o mundo se processa em interação. Assim, em diversos contextos ele estabelece diálogos, criando formas de inserção social a fim de não ficar excluído das práticas sociais pertinentes ao seu meio. Uma das práticas sociais na qual o indivíduo busca adquirir acesso é a leitura, cujo domínio é visto como forma de alcance de um prestígio social, possibilitando-o se inserir significativamente nas práticas que vivencia. Tornando-se leitores assíduos, poderão compreender e interpretar melhor as situações cotidianas da contemporaneidade. Ademais, entende-se que a EJA tem a necessidade de um ensino de leitura que prestigie e valorize todos os conhecimentos acumulados pelos alunos, pois acredita-se que os elementos que distinguem a EJA das outras modalidades de ensino são os aspectos socioculturais (interesses, conhecimentos, expectativas) desses alunos, cujas singularidades precisam ser pensadas e respeitadas. Nesse sentido, espera-se que o projeto de intervenção de leitura literária na EJA, apresentado nesta dissertação, enquanto educação básica, colabore para capacitar os estudantes participantes a ler, a escrever e a integrar-se ao mundo de forma efetiva. Para tanto é necessário que a prática da leitura seja não apenas constante, mas também direcionada para o letramento literário, a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas que o contemplem, enquanto ferramenta de trabalho com turmas de EJA.This dissertation is the result of a research that is structured in the theme of literary reading, based on the idea that its practice in the Education of Young People and Adults (EJA) is important not only for being a tool for learning, but also for propitiate to these individuals the capacity to react to the adversities of the social environment, allowing the exercise of the social roles they occupy. These roles range from the labor market to the position they hold in their neighborhood or church, becoming the structuring of their existential condition in the society in which they live. It is known that the relation of man to the world is in interaction. Thus, in various contexts he establishes dialogues, creating forms of social insertion in order not to be excluded from the social practices pertinent to his environment. One of the social practices in which the individual seeks to gain access is reading, whose domain is seen as a way of reaching a social prestige, enabling him to insert himself meaningfully in the practices he experiences. By becoming regular readers, they will be able to better understand and interpret the everyday situations of contemporary times. In addition, it is understood that the EJA has a need for a reading teaching that recognizes and values all the knowledge accumulated by the students, since it is believed that the elements that distinguish the EJA from other modes of education are the sociocultural aspects (interests, knowledge, expectations) of these students, whose singularities need to be thought and respected. In this sense, it is expected that the project of literary reading intervention in the EJA, presented in this dissertation, as a basic education, will collaborate to enable the participating students to read, write and integrate to the world in an effective way. For this, it is necessary that the practice of reading be not only constant, but also directed towards literary literacy, from the development of pedagogical practices that contemplate it, as a tool for working with EJA classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalTABAK, Fanni Miranda16719839802http://lattes.cnpq.br/2487581466860951ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de2018-05-21T13:55:46Z2018-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de. Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/557porAGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura Literária para crianças brasileiras: das fontes às margens. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 7-12. ALVES, Aletéia Eleutério; ESPÍNDOLA,Ana Lúcia; MASSUIA, Caroline Sanchez Massuia. Oralidade, Fantasia, e Infância: há lugar para os contos de fadas na escola? In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 97-122. ALVES, José Helder Pinheiro; SOUZA, Renata Junqueira de; GARCIA, Yara Maria Rocha. Lendo e Brincando com sextilhas e outros versos. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 49-74. ANTONIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento. Diálogo com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009. ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. 1 ed.,15 reimp: setembro de 2016. As ilustrações de LeBlanc para as fábulas de Monteiro Lobato. Disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2011/10/30/as-ilustracoes-de-leblanc-para-fabulas-demonteiro-lobato/. Acesso em:12 ago. 2017. AZEVEDO, Ricardo . A didatização e a precária divisão de pessoas em faixas etárias: dois fatores no processo de (não) formação de leitores. In: Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. (Org.) – 1 ed., 2. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2007, p. 75-86. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação.Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos. Alunas e Alunos da EJA. Brasília: MEC; SECAD, 2006a. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação.Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos. A sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem. Brasília: MEC; SECAD, 2006b.124 _______. Ministério da Educação. Analfabetismo cai no país de 11, 5% para 8,7% nos últimos oito anos. MEC: 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34167. Acesso em: 02 dez. 2017. _______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. MEC: 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 02 dez. 2017. _______. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Brasília: CNE/CEB nº 23/2008. _______. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Base Nacional. Brasília: MEC, 2008. _______. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001. _______. Ministério da Educação. Encceja. MEC: 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/encceja. Acesso em: 02 dez. 2017. _______. Sececretaria Especial de Editoração e Publicações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília:Subsecretaria de Edições Técnicas, 2005. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1998. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Proposta Curricular para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. Brasília: MEC; SEF, 2002. BURLAMAQUE, Fabiane Verandi; MARTINS, Kelly Cristina Costa; ARAUJO, Mayara dos Santos. A leitura do livro de imagem na formação do leitor. In: SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA (Org.), Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 75-96. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___________. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. Capas de livros Brasil. Disponível em: http://capasdelivrosbrasil.blogspot.com.br/2014/03/fabulas-monteiro-lobato.html. Acesso em:12 ago. 2017. CARVALHO, M. V. C de. Identidade: questões contextuais e teórico- metodológica. Curitiba, 2011. Acesso em:12 ago. 2017.125 CEALE. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramentoliterario COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual; tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003. CORRÊA, Hércules Toledo. Adolescentes leitores: eles ainda existem? In Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. (Org.) – 1 ed., 2. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2007, p. 51-74. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. ________, Rildo. Glossário Ceale.Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em 1º set. de 2016. ________, Rildo. Leitura: Modos de ler na escola. Ceale: Universidade Federal de Minasa Gerais - UFMG. Disponível em : http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/XISemanaDeLetras/pdf/rildocosson.pdf. Acesso em 1º set. de 2016. DIVARDIN, Danielle. O audiovisual na educação brasileira: do cinema educativo às mídias digitais. In: NAGAMINI, Eliana (Org.). Série Comunicação e Educação. Ilhéus: Editus, 2016, p. 211-226. EITERER, Carmem Lucia; ABREU, Juliana Valéria de. O letramento literário e a educação de jovens e adultos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, 2009, p. 149-160. ESOPO. O Lobo e o Cordeiro. Versão original de Esopo. Disponível em : http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_unioe ste_portugues_md_cleusa_heidemann.pdf. Acesso em:1 ago. 2017. FERRAZ, Maria Pinto. Circuito de Oficinas: Mediação de Leitura em Bibliotecas. Públicas. Literatura na escola: os contos maravilhosos, contos populares e contos de fadas. SP Leituras. Organização Social de Cultura. Out./Nov., 2012. Disponível em: http://www.aprendersempre.org.br/arqs/contos_maravilhosos.pdf. Acesso em: 15 jul. 2017. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48. ed. São Paulo: Cortez, 2006. Gênero: o conto. Disponível em: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/4222.pdf. Acesso em:11 ago. 2017.126 FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007. GERALDI, João Wanderely (2006). Unidades básicas do ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderely (org.). O texto na sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Ática. ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1. KLEIMAN, Angela B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ler e escrever? Linguagem e letramento em foco. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005. LEFFA,Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996. LOBATO, Monteiro. O Corvo e o Pavão. In: ________. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 30. LUIZ, Fernando Teixeira. FERRO, Marcela Coladello. Tamanho não é documento: teoria, crítica e propostas de atividades com narrativas curtas. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 123–146. MALEFICENT. Malévola. Direção: Robert Stromberg. EUA: Walt Disney Animation Studios, 2014. Manipulação e Sugestionabilidade – Porque somos tão dependentes da mídia? Disponível em: https://senhoradesirius.files.wordpress.com/2015/06/sugestc3a3o-post21-06- 2015-12.jpg. Acesso em: 11 ago. 2017. MARIANO, Luzia M.N.; MONTEIRO, Marister; MORAIS, Carlos F. de; RIBEIRO, Maria N.de S.; SILVA, Marilda T. M. e. A contribuição da literatura no processo de alfabetização e na aquisição da leitura. In: BARBOSA, Juliana B.; SIMÕES Regina. Mais Educação: Investigações na Educação Integral (Coleção Formação de Professores na Educação Integral). Uberaba: Editora e Gráfica – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2015, p. 99-122. OLIVEIRA, Inês Barbosa e PAIVA, Jane (orgs). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004. PAIVA, Jane. Leitura e neoleitores jovens e adultos- encontros possíveis no currículo? In: MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia.(Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro.– 1 ed., 2. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2007, p. 111-126. PEREIRA,Maria Teresa Gonçalves. A Leitura da Literatura na Educação de Jovens e Adultos. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/310.pdf. Acesso em: 17 ago. 2017.127 PERRAULT, Charles. A Bela Adormecida no Bosque. In: Ma Mère L’Oye: os (des)limites da Interpretação. BAIÂO, Débora Batista. Dissertação de Mestrado em música. Belo Horizonte: Biblioteca Digital da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/AAGS7ZVH8K/cap_tulo_ii_ __contos_de_fadas.pdf?sequence=4. Acesso em: 11 jan. 2017. Revista nova escola. Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa. Disponível em: http://novaescola.org.br/fundamental-2/leve-cronica-aulas-lingua-portuguesa-730805.shtml. Acesso em: 25 mai. 2016. RIBEIRO, Clemári. Crônica na sala de aula. Plano de Aula. Nova Escola. São Paulo: Abril. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/cronica-na-sala-de-aula. Acesso em 15 jul.2017. SALVADOR. Secretaria municipal de Educação e Cultura de. Contos Clássicos / Mitológicos/ Modernos: Educação Infantil / Ciclos de Aprendizagem I e II / EJA. Cadernos de Apoio à Prática Pedagógica: Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP, 2007. Disponível em: http://www.portal.educacao.salvador.ba.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2017. SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz. As identidades dos sujeitos leitores da EJA: análise da coleção Viver Aprender. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Tese de Doutorado em Educação, Programa de Pós- graduação em Educação, 2014. SANTOS, Vanessa Matos dos. Todo audiovisual pode ser educativo: a comunicação sensível a partir do metáporo. In: NAGAMINI, Eliana (Org.). Série Comunicação e Educação. Ilhéus: Editus, 2016, p. 243-258. SARMENTO, Leila Lauar.Português: literatura, gramática,produção de texto: volume único/Douglas Tufano.São Paulo: editora Moderna, 2004. SILVA, Vera Maria Titzmann. Leitura literária e outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2003. _____________. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. _____________. MACIEL, F. P. (orgs). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/ Comped, 2000. (Série Estado do Conhecimento, n.1). Disponível em : http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000084.pdf. Acesso em: 15 set. 2017. SOUZA, Silvana Ferreira de; CORRÊA, Hércules Tolêdo; VINHAL, Tatiane Portela. A leitura e a escrita na escola: uma experiência com o gênero fábulas. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 147-182.128 SOZZA, Fatima Aparecida de Oliveira. Histórias de Leitura: orientações e praticas de letramento literário. 12 de março de 2009. 156fls. Tese de Mestrado - Universidade Estadual de Maringá. Maringa, 12 de março de 2009. Disponível em : http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=134 495. Acesso em: 30 set. 2017. STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 49-59, ago. 2012. ISSN 1676-2584. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639689>. Acesso em: 02 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639689. TERZI, Sylvia Bueno. A construção da leitura: uma experiência com crianças de meios iletrados. São Paulo: Pontes, 4 ed. 2006. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008. VOLOBUEF, K. Sol, Lua e Talia. Disponível em: http://volobuef.tripod.com/op_basile_sol_lua_talia_kvolobuef.pdf. Acesso em: 15 jul. 2017. __________________. A Bela Adormecida – Irmãos Grimm. Disponível em: http://volobuef.tripod.com/tr_dornroeschen.htm. Acesso em 1º set. de 2016. VÓVIO, Cláudia Lemos; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Desafios metodológicos em pesquisas sobre letramento. In: KLEIMAN, Ângela; MATENCIO, Maria de Lourdes M. Letramento e formação do professor. Campinas: Mercado de Letras, 2005. p. 41-64. XAVIER, Maria Jovelina Rocha. A carta argumentativa na educação de jovens e adulto saberes e dizeres que dialogam: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Profissional em Formação de Professores. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, 2014. Disponível em: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgfp/download/turma2012/MARIAJOVELINA-ROCHA-XAVIER-A-CARTA-ARGUMENTATIVA-NA-EDUCACAO-DE-JOVENS-EADULTOS-SABERES-E-DIZERES-QUE-DIALOGAM-UM-ESTUDO-DE-CASO.pdf. Acesso em: 24 de nov. de 2017. ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 11- 22, dec. 2008. ISSN 2317-8086. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376/54486>doi:http://dx.doi.org/10.1160 6/va.v0i14.50376. Acesso em: 11 jan. 2017. UNESCO. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos: Declaração de Hamburgo: Agenda para o Futhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2019-12-10T18:28:46Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2019-12-10T18:28:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
title |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
spellingShingle |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de EJA. Letramento Literário. Inclusão Social. EJA. Literary Literature. Social Inclusion. Linguística, Letras e Artes |
title_short |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
title_full |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
title_fullStr |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
title_full_unstemmed |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
title_sort |
Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos |
author |
ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de |
author_facet |
ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TABAK, Fanni Miranda 16719839802 http://lattes.cnpq.br/2487581466860951 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA. Letramento Literário. Inclusão Social. EJA. Literary Literature. Social Inclusion. Linguística, Letras e Artes |
topic |
EJA. Letramento Literário. Inclusão Social. EJA. Literary Literature. Social Inclusion. Linguística, Letras e Artes |
description |
Esta dissertação é fruto de um trabalho de pesquisa que se estrutura no tema da leitura literária a partir da ideia de que a sua prática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é importante não apenas por constituir uma ferramenta para a aprendizagem, mas também por propiciar a esses indivíduos a capacidade de reagir frente às adversidades do meio social, possibilitando o exercício dos papéis sociais que ocupam. Esses papéis vão desde o mercado de trabalho à posição que ocupam no seu bairro ou na sua igreja, tornando-se estruturadores de sua condição existencial na sociedade em que vivem. Sabe-se que a relação do homem com o mundo se processa em interação. Assim, em diversos contextos ele estabelece diálogos, criando formas de inserção social a fim de não ficar excluído das práticas sociais pertinentes ao seu meio. Uma das práticas sociais na qual o indivíduo busca adquirir acesso é a leitura, cujo domínio é visto como forma de alcance de um prestígio social, possibilitando-o se inserir significativamente nas práticas que vivencia. Tornando-se leitores assíduos, poderão compreender e interpretar melhor as situações cotidianas da contemporaneidade. Ademais, entende-se que a EJA tem a necessidade de um ensino de leitura que prestigie e valorize todos os conhecimentos acumulados pelos alunos, pois acredita-se que os elementos que distinguem a EJA das outras modalidades de ensino são os aspectos socioculturais (interesses, conhecimentos, expectativas) desses alunos, cujas singularidades precisam ser pensadas e respeitadas. Nesse sentido, espera-se que o projeto de intervenção de leitura literária na EJA, apresentado nesta dissertação, enquanto educação básica, colabore para capacitar os estudantes participantes a ler, a escrever e a integrar-se ao mundo de forma efetiva. Para tanto é necessário que a prática da leitura seja não apenas constante, mas também direcionada para o letramento literário, a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas que o contemplem, enquanto ferramenta de trabalho com turmas de EJA. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-21T13:55:46Z 2018-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de. Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/557 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Andreia Silva Ferreira de. Letramento literário na EJA: transformando e (re)construindo caminhos. 2018. 162f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018. |
url |
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Vera Teixeira de. Leitura Literária para crianças brasileiras: das fontes às margens. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 7-12. ALVES, Aletéia Eleutério; ESPÍNDOLA,Ana Lúcia; MASSUIA, Caroline Sanchez Massuia. Oralidade, Fantasia, e Infância: há lugar para os contos de fadas na escola? In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 97-122. ALVES, José Helder Pinheiro; SOUZA, Renata Junqueira de; GARCIA, Yara Maria Rocha. Lendo e Brincando com sextilhas e outros versos. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 49-74. ANTONIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento. Diálogo com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009. ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. 1 ed.,15 reimp: setembro de 2016. As ilustrações de LeBlanc para as fábulas de Monteiro Lobato. Disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2011/10/30/as-ilustracoes-de-leblanc-para-fabulas-demonteiro-lobato/. Acesso em:12 ago. 2017. AZEVEDO, Ricardo . A didatização e a precária divisão de pessoas em faixas etárias: dois fatores no processo de (não) formação de leitores. In: Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. (Org.) – 1 ed., 2. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2007, p. 75-86. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação.Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos. Alunas e Alunos da EJA. Brasília: MEC; SECAD, 2006a. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação.Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos. A sala de aula como espaço de vivência e aprendizagem. Brasília: MEC; SECAD, 2006b.124 _______. Ministério da Educação. Analfabetismo cai no país de 11, 5% para 8,7% nos últimos oito anos. MEC: 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34167. Acesso em: 02 dez. 2017. _______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. MEC: 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf. Acesso em: 02 dez. 2017. _______. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Brasília: CNE/CEB nº 23/2008. _______. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Base Nacional. Brasília: MEC, 2008. _______. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular - 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001. _______. Ministério da Educação. Encceja. MEC: 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/encceja. Acesso em: 02 dez. 2017. _______. Sececretaria Especial de Editoração e Publicações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília:Subsecretaria de Edições Técnicas, 2005. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC; SEF, 1998. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Proposta Curricular para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série. Brasília: MEC; SEF, 2002. BURLAMAQUE, Fabiane Verandi; MARTINS, Kelly Cristina Costa; ARAUJO, Mayara dos Santos. A leitura do livro de imagem na formação do leitor. In: SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA (Org.), Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 75-96. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___________. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. Capas de livros Brasil. Disponível em: http://capasdelivrosbrasil.blogspot.com.br/2014/03/fabulas-monteiro-lobato.html. Acesso em:12 ago. 2017. CARVALHO, M. V. C de. Identidade: questões contextuais e teórico- metodológica. Curitiba, 2011. Acesso em:12 ago. 2017.125 CEALE. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramentoliterario COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual; tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003. CORRÊA, Hércules Toledo. Adolescentes leitores: eles ainda existem? In Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. (Org.) – 1 ed., 2. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2007, p. 51-74. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. ________, Rildo. Glossário Ceale.Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-literario. Acesso em 1º set. de 2016. ________, Rildo. Leitura: Modos de ler na escola. Ceale: Universidade Federal de Minasa Gerais - UFMG. Disponível em : http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/XISemanaDeLetras/pdf/rildocosson.pdf. Acesso em 1º set. de 2016. DIVARDIN, Danielle. O audiovisual na educação brasileira: do cinema educativo às mídias digitais. In: NAGAMINI, Eliana (Org.). Série Comunicação e Educação. Ilhéus: Editus, 2016, p. 211-226. EITERER, Carmem Lucia; ABREU, Juliana Valéria de. O letramento literário e a educação de jovens e adultos. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, 2009, p. 149-160. ESOPO. O Lobo e o Cordeiro. Versão original de Esopo. Disponível em : http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_unioe ste_portugues_md_cleusa_heidemann.pdf. Acesso em:1 ago. 2017. FERRAZ, Maria Pinto. Circuito de Oficinas: Mediação de Leitura em Bibliotecas. Públicas. Literatura na escola: os contos maravilhosos, contos populares e contos de fadas. SP Leituras. Organização Social de Cultura. Out./Nov., 2012. Disponível em: http://www.aprendersempre.org.br/arqs/contos_maravilhosos.pdf. Acesso em: 15 jul. 2017. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48. ed. São Paulo: Cortez, 2006. Gênero: o conto. Disponível em: http://www.conteudoseducar.com.br/conteudos/arquivos/4222.pdf. Acesso em:11 ago. 2017.126 FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007. GERALDI, João Wanderely (2006). Unidades básicas do ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderely (org.). O texto na sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Ática. ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1. KLEIMAN, Angela B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ler e escrever? Linguagem e letramento em foco. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005. LEFFA,Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996. LOBATO, Monteiro. O Corvo e o Pavão. In: ________. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 30. LUIZ, Fernando Teixeira. FERRO, Marcela Coladello. Tamanho não é documento: teoria, crítica e propostas de atividades com narrativas curtas. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 123–146. MALEFICENT. Malévola. Direção: Robert Stromberg. EUA: Walt Disney Animation Studios, 2014. Manipulação e Sugestionabilidade – Porque somos tão dependentes da mídia? Disponível em: https://senhoradesirius.files.wordpress.com/2015/06/sugestc3a3o-post21-06- 2015-12.jpg. Acesso em: 11 ago. 2017. MARIANO, Luzia M.N.; MONTEIRO, Marister; MORAIS, Carlos F. de; RIBEIRO, Maria N.de S.; SILVA, Marilda T. M. e. A contribuição da literatura no processo de alfabetização e na aquisição da leitura. In: BARBOSA, Juliana B.; SIMÕES Regina. Mais Educação: Investigações na Educação Integral (Coleção Formação de Professores na Educação Integral). Uberaba: Editora e Gráfica – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2015, p. 99-122. OLIVEIRA, Inês Barbosa e PAIVA, Jane (orgs). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004. PAIVA, Jane. Leitura e neoleitores jovens e adultos- encontros possíveis no currículo? In: MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia.(Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro.– 1 ed., 2. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2007, p. 111-126. PEREIRA,Maria Teresa Gonçalves. A Leitura da Literatura na Educação de Jovens e Adultos. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/310.pdf. Acesso em: 17 ago. 2017.127 PERRAULT, Charles. A Bela Adormecida no Bosque. In: Ma Mère L’Oye: os (des)limites da Interpretação. BAIÂO, Débora Batista. Dissertação de Mestrado em música. Belo Horizonte: Biblioteca Digital da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/AAGS7ZVH8K/cap_tulo_ii_ __contos_de_fadas.pdf?sequence=4. Acesso em: 11 jan. 2017. Revista nova escola. Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa. Disponível em: http://novaescola.org.br/fundamental-2/leve-cronica-aulas-lingua-portuguesa-730805.shtml. Acesso em: 25 mai. 2016. RIBEIRO, Clemári. Crônica na sala de aula. Plano de Aula. Nova Escola. São Paulo: Abril. Disponível em: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/cronica-na-sala-de-aula. Acesso em 15 jul.2017. SALVADOR. Secretaria municipal de Educação e Cultura de. Contos Clássicos / Mitológicos/ Modernos: Educação Infantil / Ciclos de Aprendizagem I e II / EJA. Cadernos de Apoio à Prática Pedagógica: Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP, 2007. Disponível em: http://www.portal.educacao.salvador.ba.gov.br. Acesso em: 15 ago. 2017. SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz. As identidades dos sujeitos leitores da EJA: análise da coleção Viver Aprender. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Tese de Doutorado em Educação, Programa de Pós- graduação em Educação, 2014. SANTOS, Vanessa Matos dos. Todo audiovisual pode ser educativo: a comunicação sensível a partir do metáporo. In: NAGAMINI, Eliana (Org.). Série Comunicação e Educação. Ilhéus: Editus, 2016, p. 243-258. SARMENTO, Leila Lauar.Português: literatura, gramática,produção de texto: volume único/Douglas Tufano.São Paulo: editora Moderna, 2004. SILVA, Vera Maria Titzmann. Leitura literária e outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2003. _____________. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. _____________. MACIEL, F. P. (orgs). Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/ Comped, 2000. (Série Estado do Conhecimento, n.1). Disponível em : http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000084.pdf. Acesso em: 15 set. 2017. SOUZA, Silvana Ferreira de; CORRÊA, Hércules Tolêdo; VINHAL, Tatiane Portela. A leitura e a escrita na escola: uma experiência com o gênero fábulas. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.); FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Org.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011, p. 147-182.128 SOZZA, Fatima Aparecida de Oliveira. Histórias de Leitura: orientações e praticas de letramento literário. 12 de março de 2009. 156fls. Tese de Mestrado - Universidade Estadual de Maringá. Maringa, 12 de março de 2009. Disponível em : http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=134 495. Acesso em: 30 set. 2017. STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38, p. 49-59, ago. 2012. ISSN 1676-2584. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639689>. Acesso em: 02 dez. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639689. TERZI, Sylvia Bueno. A construção da leitura: uma experiência com crianças de meios iletrados. São Paulo: Pontes, 4 ed. 2006. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008. VOLOBUEF, K. Sol, Lua e Talia. Disponível em: http://volobuef.tripod.com/op_basile_sol_lua_talia_kvolobuef.pdf. Acesso em: 15 jul. 2017. __________________. A Bela Adormecida – Irmãos Grimm. Disponível em: http://volobuef.tripod.com/tr_dornroeschen.htm. Acesso em 1º set. de 2016. VÓVIO, Cláudia Lemos; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Desafios metodológicos em pesquisas sobre letramento. In: KLEIMAN, Ângela; MATENCIO, Maria de Lourdes M. Letramento e formação do professor. Campinas: Mercado de Letras, 2005. p. 41-64. XAVIER, Maria Jovelina Rocha. A carta argumentativa na educação de jovens e adulto saberes e dizeres que dialogam: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Profissional em Formação de Professores. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, 2014. Disponível em: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgfp/download/turma2012/MARIAJOVELINA-ROCHA-XAVIER-A-CARTA-ARGUMENTATIVA-NA-EDUCACAO-DE-JOVENS-EADULTOS-SABERES-E-DIZERES-QUE-DIALOGAM-UM-ESTUDO-DE-CASO.pdf. Acesso em: 24 de nov. de 2017. ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 11- 22, dec. 2008. ISSN 2317-8086. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376/54486>doi:http://dx.doi.org/10.1160 6/va.v0i14.50376. Acesso em: 11 jan. 2017. UNESCO. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos: Declaração de Hamburgo: Agenda para o Fut |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras Brasil UFTM Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) instacron:UFTM |
instname_str |
Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
instacron_str |
UFTM |
institution |
UFTM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br |
_version_ |
1813013339155988480 |