Testemunhos do sofrimento nas narrativas telejornalísticas: corpos abjetos, falas inaudíveis e as (in)justas medidas do comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro Rodrigues Lage
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADHP78
Resumo: A tese investiga a dimensão potencialmente política do testemunho midiático do sofrimento em narrativas televisivas. Busca-se entender o fenômeno do media witnessing para além de sua dimensão retórica, assumindo-o como atividade marcada pela afirmação de umavulnerabilidade humana comum. Nesse sentido, coteja-se o testemunho midiático com uma perspectiva estético-política interessada na reformulação das medidas do comum através da manifestação do dissenso pela demonstração de mundos concorrentes alojados num só. Examina-se, assim, o que se insinua como dimensão potencialmente política do testemunho midiático, especialmente no que diz respeito à inscrição desigualitária dos corpos e falas de sujeitos sofredores em narrativas televisivas. À luz da temática do uso compulsivo do crack abordada pelas narrativas, são exploradas as problemáticas da produção da vítima, dos corpos abjetos e das "vidas indignas", confrontando-as com questões estéticas em torno da exposição de corpos em situações de sofrimento, relativas ao apelo à piedade, à compaixão, à solidariedade e à empatia. Com base nas especificidades do dispositivo televisivo, discute-se o papel da roteirização, assim como a lógica do desejo de ver e de mostrar que regula a produção televisiva em sua maneira de organizar os elementos da representação. Lançando mão de categorias analíticas ancoradas na função testemunhal dos corpos e falas, bem como nos enquadramentos de identidade, sentimento e injustiça, analisa-se os programas televisivos A Liga, Profissão Repórter e A verdade de cada um como instâncias singulares de inquérito sobre as dimensões possivelmente políticas do testemunho.Ao final, são verificados momentos episódicos, porém significativos em que determinadas cenas configuradas pelos programas parecem revelar as injustas medidas do comum que apartam os sujeitos em mundos distintos e, ao mesmo tempo, evidenciam a divisão que emerge a partir da coincidência dos mundos. Trata-se de curtos e decisivos momentos em que os sujeitos se reapropriam de sua impropriedade, assumem sua mais intensa fragilidade e falam de si mesmos, garantindo ao testemunho do sofrimento a chance de confrontar uma ordem políticacom seu excedente
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À luz da temática do uso compulsivo do crack abordada pelas narrativas, são exploradas as problemáticas da produção da vítima, dos corpos abjetos e das "vidas indignas", confrontando-as com questões estéticas em torno da exposição de corpos em situações de sofrimento, relativas ao apelo à piedade, à compaixão, à solidariedade e à empatia. Com base nas especificidades do dispositivo televisivo, discute-se o papel da roteirização, assim como a lógica do desejo de ver e de mostrar que regula a produção televisiva em sua maneira de organizar os elementos da representação. Lançando mão de categorias analíticas ancoradas na função testemunhal dos corpos e falas, bem como nos enquadramentos de identidade, sentimento e injustiça, analisa-se os programas televisivos A Liga, Profissão Repórter e A verdade de cada um como instâncias singulares de inquérito sobre as dimensões possivelmente políticas do testemunho.Ao final, são verificados momentos episódicos, porém significativos em que determinadas cenas configuradas pelos programas parecem revelar as injustas medidas do comum que apartam os sujeitos em mundos distintos e, ao mesmo tempo, evidenciam a divisão que emerge a partir da coincidência dos mundos. Trata-se de curtos e decisivos momentos em que os sujeitos se reapropriam de sua impropriedade, assumem sua mais intensa fragilidade e falam de si mesmos, garantindo ao testemunho do sofrimento a chance de confrontar uma ordem políticacom seu excedenteThe dissertation investigates the potential political dimension of the media witnessing of suffering in television narratives. Seeks to understand the media witnessing phenomenon beyond its rhetorical dimension, taking it as an activity marked by the affirmation of acommon human vulnerability. In this sense, collates the media witnessing with an aestheticpolitical perspective interested in the reformulation of the common measures by dissent manifestation of proof competing worlds housed in one. Examines, then, which suggests itselfas a potential political dimension of media witnessing, particularly as regards the inegalitarian entanglement of bodies and speeches of sufferering subjects in television narratives. In light of the theme of the compulsive use of crack addressed by narratives, explores problems about the production of victim, the abject bodies and "unworthy lives", confronting them with aesthetic issues surrounding exposure of the bodies in situations of suffering, on the appeal to pity, compassion, solidarity and empathy. Based on the particularities of the television device, discusses the role of scripting, as well as the logic of the desire to watch and to show that regulates television production on his way to arrange the elements of representation. Drawing on analytical categories anchored in the testimonial function of bodies and speeches, as wellas the frameworks of identity, feeling and injustice, analyzes the television programs A Liga, Profissão Repórter e A verdade de cada um as instances of investigation of the potential political dimension of the media witnessing. At the end, there were episodic but significant moments in which certain scenes configured by the programs seem to reveal the unfair common measures that divide the subjects in different worlds and at the same time, show the division that emerges from the coincidence of the worlds. It is short and decisive moments in which the subjects reappropriate their impropriety, assume its most intense fragility and speak of themselves, ensuring the witness of suffering a chance to confront a political order with its surplus.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSofrimentoTelejornalismoTelevisãoComunicaçãoCorpo abjetoTestemunho midiáticoSofrimentoTelevisãoCrackTestemunhos do sofrimento nas narrativas telejornalísticas: corpos abjetos, falas inaudíveis e as (in)justas medidas do comuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___leandro_lage___mat_2013664170.pdfapplication/pdf2121937https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADHP78/1/tese___leandro_lage___mat_2013664170.pdfa5b46b082cab369b36524d528810cf6eMD51TEXTtese___leandro_lage___mat_2013664170.pdf.txttese___leandro_lage___mat_2013664170.pdf.txtExtracted texttext/plain558621https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADHP78/2/tese___leandro_lage___mat_2013664170.pdf.txt42d42fd2de915132637fb6646b685f58MD521843/BUBD-ADHP782019-11-14 16:39:12.994oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADHP78Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:39:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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