Body Art: um aprendizado das Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2KJ9 |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo compreender, quais os desafios e contribuições da abordagem da Body Art como conteúdo de arte na perspectiva do professor. A finalidade desse trabalho é entender como acontece à inserção de um determinado conteúdo pelo professor em seu planejamento, durante o trabalho questões que envolvem um breve histórico do ensino da arte no Brasil, a importância do ensino da arte contemporânea na sala de aula (tomando o corpo como veículo artístico) e a Body Art de acordo com a definição do problema. Será apresentado uma metodologia e um plano de aula executado pelo professor. Por fim, uma analise dos dados recolhidos e as considerações significativas que pude obter através de todo esse estudo, e assim compreender quais os desafios e contribuições da inserção Body Art como conteúdo de arte, reveladas pelos professores em suas escritas. |
id |
UFMG_55613eede07b137d2ae16dba8fbf0ef9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9J2KJ9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gabriela Maria GarzonNatalia Martins CarneiroPriscila Goncalves de Oliveira Manfrin2019-08-12T06:44:17Z2019-08-12T06:44:17Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2KJ9Esse trabalho tem por objetivo compreender, quais os desafios e contribuições da abordagem da Body Art como conteúdo de arte na perspectiva do professor. A finalidade desse trabalho é entender como acontece à inserção de um determinado conteúdo pelo professor em seu planejamento, durante o trabalho questões que envolvem um breve histórico do ensino da arte no Brasil, a importância do ensino da arte contemporânea na sala de aula (tomando o corpo como veículo artístico) e a Body Art de acordo com a definição do problema. Será apresentado uma metodologia e um plano de aula executado pelo professor. Por fim, uma analise dos dados recolhidos e as considerações significativas que pude obter através de todo esse estudo, e assim compreender quais os desafios e contribuições da inserção Body Art como conteúdo de arte, reveladas pelos professores em suas escritas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesProfessorArte contemporâneaPlanejamentoContribuiçõesBody ArtBody Art: um aprendizado das Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___body_art_um_aprendizado_das_artes_visuais___priscila_gon_alves__de_oliveira_manfrin___pdf.pdfapplication/pdf940238https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9J2KJ9/1/monografia___body_art_um_aprendizado_das_artes_visuais___priscila_gon_alves__de_oliveira_manfrin___pdf.pdfa64a2d9a2e63943b7a8966fdbb2060dbMD51TEXTmonografia___body_art_um_aprendizado_das_artes_visuais___priscila_gon_alves__de_oliveira_manfrin___pdf.pdf.txtmonografia___body_art_um_aprendizado_das_artes_visuais___priscila_gon_alves__de_oliveira_manfrin___pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain62716https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9J2KJ9/2/monografia___body_art_um_aprendizado_das_artes_visuais___priscila_gon_alves__de_oliveira_manfrin___pdf.pdf.txt15fb8a37509febfde9bf43e3bc1a9f1bMD521843/BUOS-9J2KJ92019-11-14 10:28:55.624oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9J2KJ9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:28:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais |
title |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais |
spellingShingle |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais Priscila Goncalves de Oliveira Manfrin Professor Arte contemporânea Planejamento Contribuições Body Art Artes |
title_short |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais |
title_full |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais |
title_fullStr |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais |
title_sort |
Body Art: um aprendizado das Artes Visuais |
author |
Priscila Goncalves de Oliveira Manfrin |
author_facet |
Priscila Goncalves de Oliveira Manfrin |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gabriela Maria Garzon |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Natalia Martins Carneiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Priscila Goncalves de Oliveira Manfrin |
contributor_str_mv |
Gabriela Maria Garzon Natalia Martins Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Arte contemporânea Planejamento Contribuições Body Art |
topic |
Professor Arte contemporânea Planejamento Contribuições Body Art Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
Esse trabalho tem por objetivo compreender, quais os desafios e contribuições da abordagem da Body Art como conteúdo de arte na perspectiva do professor. A finalidade desse trabalho é entender como acontece à inserção de um determinado conteúdo pelo professor em seu planejamento, durante o trabalho questões que envolvem um breve histórico do ensino da arte no Brasil, a importância do ensino da arte contemporânea na sala de aula (tomando o corpo como veículo artístico) e a Body Art de acordo com a definição do problema. Será apresentado uma metodologia e um plano de aula executado pelo professor. Por fim, uma analise dos dados recolhidos e as considerações significativas que pude obter através de todo esse estudo, e assim compreender quais os desafios e contribuições da inserção Body Art como conteúdo de arte, reveladas pelos professores em suas escritas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T06:44:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T06:44:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2KJ9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2KJ9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9J2KJ9/1/monografia___body_art_um_aprendizado_das_artes_visuais___priscila_gon_alves__de_oliveira_manfrin___pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9J2KJ9/2/monografia___body_art_um_aprendizado_das_artes_visuais___priscila_gon_alves__de_oliveira_manfrin___pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a64a2d9a2e63943b7a8966fdbb2060db 15fb8a37509febfde9bf43e3bc1a9f1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589173680013312 |