Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5N |
Resumo: | Esta investigação teve o objetivo de perceber as concepções de professores de diferentes disciplinas das Ciências da Natureza e de seus alunos a respeito dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e sobre atividades investigativas. Para isso, foram realizadas entrevistas e observações pontuais de aulas de um professor que leciona a disciplina de Química, um de Biologia e um de Física em uma escola pública do município de Belo Horizonte. Adotamos também como estratégia metodológica a realização de experimento com os alunos de modo a perceber suas concepções e reações. O experimento do ovo no vinagre, desenvolvido de forma investigativa demonstrou ter um forte potencial de promoção de reflexões multi e interdisciplinares. Nossos resultados indicam que alunos e professores parecem ter certo desconhecimento de práticas investigativas e, além disso, os últimos, apresentam confusões sobre os conceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. As evidências sugerem que tal falta de familiaridade com os temas e conceitos investigados podem ter relações com suas próprias trajetórias acadêmicas e profissionais, as quais parecem não terem oferecido, e ainda não oferecem, condições para eles sejam mais bem estudados. |
id |
UFMG_55afa68fc1efdac49d11c51de29ad0c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GEK5N |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Gabriel Menezes VianaMarcio Antonio da Silva2019-08-12T01:56:32Z2019-08-12T01:56:32Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5NEsta investigação teve o objetivo de perceber as concepções de professores de diferentes disciplinas das Ciências da Natureza e de seus alunos a respeito dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e sobre atividades investigativas. Para isso, foram realizadas entrevistas e observações pontuais de aulas de um professor que leciona a disciplina de Química, um de Biologia e um de Física em uma escola pública do município de Belo Horizonte. Adotamos também como estratégia metodológica a realização de experimento com os alunos de modo a perceber suas concepções e reações. O experimento do ovo no vinagre, desenvolvido de forma investigativa demonstrou ter um forte potencial de promoção de reflexões multi e interdisciplinares. Nossos resultados indicam que alunos e professores parecem ter certo desconhecimento de práticas investigativas e, além disso, os últimos, apresentam confusões sobre os conceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. As evidências sugerem que tal falta de familiaridade com os temas e conceitos investigados podem ter relações com suas próprias trajetórias acadêmicas e profissionais, as quais parecem não terem oferecido, e ainda não oferecem, condições para eles sejam mais bem estudados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiencia ExperienciasCiência Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoAtividade investigativaInterdisciplinaridadeExperiênciaExperimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_defendida.pdfapplication/pdf753529https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/1/monografia_defendida.pdfc5a6d15879d7575894bac4e2acbe225bMD51TEXTmonografia_defendida.pdf.txtmonografia_defendida.pdf.txtExtracted texttext/plain92163https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/2/monografia_defendida.pdf.txt5ac42522a64bbb2820c53b37d232fe3fMD521843/BUBD-9GEK5N2019-11-14 10:23:03.816oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GEK5NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:23:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa |
title |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa |
spellingShingle |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa Marcio Antonio da Silva Atividade investigativa Interdisciplinaridade Experiência Educação Ciencia Experiencias Ciência Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
title_short |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa |
title_full |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa |
title_fullStr |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa |
title_full_unstemmed |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa |
title_sort |
Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa |
author |
Marcio Antonio da Silva |
author_facet |
Marcio Antonio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gabriel Menezes Viana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcio Antonio da Silva |
contributor_str_mv |
Gabriel Menezes Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade investigativa Interdisciplinaridade Experiência |
topic |
Atividade investigativa Interdisciplinaridade Experiência Educação Ciencia Experiencias Ciência Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Ciencia Experiencias Ciência Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
description |
Esta investigação teve o objetivo de perceber as concepções de professores de diferentes disciplinas das Ciências da Natureza e de seus alunos a respeito dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e sobre atividades investigativas. Para isso, foram realizadas entrevistas e observações pontuais de aulas de um professor que leciona a disciplina de Química, um de Biologia e um de Física em uma escola pública do município de Belo Horizonte. Adotamos também como estratégia metodológica a realização de experimento com os alunos de modo a perceber suas concepções e reações. O experimento do ovo no vinagre, desenvolvido de forma investigativa demonstrou ter um forte potencial de promoção de reflexões multi e interdisciplinares. Nossos resultados indicam que alunos e professores parecem ter certo desconhecimento de práticas investigativas e, além disso, os últimos, apresentam confusões sobre os conceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. As evidências sugerem que tal falta de familiaridade com os temas e conceitos investigados podem ter relações com suas próprias trajetórias acadêmicas e profissionais, as quais parecem não terem oferecido, e ainda não oferecem, condições para eles sejam mais bem estudados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T01:56:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T01:56:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5N |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5N |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/1/monografia_defendida.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/2/monografia_defendida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5a6d15879d7575894bac4e2acbe225b 5ac42522a64bbb2820c53b37d232fe3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589216615006208 |