Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcio Antonio da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5N
Resumo: Esta investigação teve o objetivo de perceber as concepções de professores de diferentes disciplinas das Ciências da Natureza e de seus alunos a respeito dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e sobre atividades investigativas. Para isso, foram realizadas entrevistas e observações pontuais de aulas de um professor que leciona a disciplina de Química, um de Biologia e um de Física em uma escola pública do município de Belo Horizonte. Adotamos também como estratégia metodológica a realização de experimento com os alunos de modo a perceber suas concepções e reações. O experimento do ovo no vinagre, desenvolvido de forma investigativa demonstrou ter um forte potencial de promoção de reflexões multi e interdisciplinares. Nossos resultados indicam que alunos e professores parecem ter certo desconhecimento de práticas investigativas e, além disso, os últimos, apresentam confusões sobre os conceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. As evidências sugerem que tal falta de familiaridade com os temas e conceitos investigados podem ter relações com suas próprias trajetórias acadêmicas e profissionais, as quais parecem não terem oferecido, e ainda não oferecem, condições para eles sejam mais bem estudados.
id UFMG_55afa68fc1efdac49d11c51de29ad0c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GEK5N
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gabriel Menezes VianaMarcio Antonio da Silva2019-08-12T01:56:32Z2019-08-12T01:56:32Z2012-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5NEsta investigação teve o objetivo de perceber as concepções de professores de diferentes disciplinas das Ciências da Natureza e de seus alunos a respeito dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e sobre atividades investigativas. Para isso, foram realizadas entrevistas e observações pontuais de aulas de um professor que leciona a disciplina de Química, um de Biologia e um de Física em uma escola pública do município de Belo Horizonte. Adotamos também como estratégia metodológica a realização de experimento com os alunos de modo a perceber suas concepções e reações. O experimento do ovo no vinagre, desenvolvido de forma investigativa demonstrou ter um forte potencial de promoção de reflexões multi e interdisciplinares. Nossos resultados indicam que alunos e professores parecem ter certo desconhecimento de práticas investigativas e, além disso, os últimos, apresentam confusões sobre os conceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. As evidências sugerem que tal falta de familiaridade com os temas e conceitos investigados podem ter relações com suas próprias trajetórias acadêmicas e profissionais, as quais parecem não terem oferecido, e ainda não oferecem, condições para eles sejam mais bem estudados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiencia ExperienciasCiência  Estudo e ensinoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoAtividade investigativaInterdisciplinaridadeExperiênciaExperimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_defendida.pdfapplication/pdf753529https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/1/monografia_defendida.pdfc5a6d15879d7575894bac4e2acbe225bMD51TEXTmonografia_defendida.pdf.txtmonografia_defendida.pdf.txtExtracted texttext/plain92163https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/2/monografia_defendida.pdf.txt5ac42522a64bbb2820c53b37d232fe3fMD521843/BUBD-9GEK5N2019-11-14 10:23:03.816oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GEK5NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:23:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
title Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
spellingShingle Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
Marcio Antonio da Silva
Atividade investigativa
Interdisciplinaridade
Experiência
Educação
Ciencia Experiencias
Ciência  Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
title_short Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
title_full Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
title_fullStr Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
title_full_unstemmed Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
title_sort Experimento do "ovo no vinagre": promovendo interdisciplinaridade por meio de uma atividade investigativa
author Marcio Antonio da Silva
author_facet Marcio Antonio da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gabriel Menezes Viana
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcio Antonio da Silva
contributor_str_mv Gabriel Menezes Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade investigativa
Interdisciplinaridade
Experiência
topic Atividade investigativa
Interdisciplinaridade
Experiência
Educação
Ciencia Experiencias
Ciência  Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Ciencia Experiencias
Ciência  Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
description Esta investigação teve o objetivo de perceber as concepções de professores de diferentes disciplinas das Ciências da Natureza e de seus alunos a respeito dos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e sobre atividades investigativas. Para isso, foram realizadas entrevistas e observações pontuais de aulas de um professor que leciona a disciplina de Química, um de Biologia e um de Física em uma escola pública do município de Belo Horizonte. Adotamos também como estratégia metodológica a realização de experimento com os alunos de modo a perceber suas concepções e reações. O experimento do ovo no vinagre, desenvolvido de forma investigativa demonstrou ter um forte potencial de promoção de reflexões multi e interdisciplinares. Nossos resultados indicam que alunos e professores parecem ter certo desconhecimento de práticas investigativas e, além disso, os últimos, apresentam confusões sobre os conceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. As evidências sugerem que tal falta de familiaridade com os temas e conceitos investigados podem ter relações com suas próprias trajetórias acadêmicas e profissionais, as quais parecem não terem oferecido, e ainda não oferecem, condições para eles sejam mais bem estudados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T01:56:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T01:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5N
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GEK5N
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/1/monografia_defendida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GEK5N/2/monografia_defendida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c5a6d15879d7575894bac4e2acbe225b
5ac42522a64bbb2820c53b37d232fe3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589216615006208