Projeto sacola literária e a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angela Maria de Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUX
Resumo: Este Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário.
id UFMG_562f62d820044f62058362f4a729fb76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTFUX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Elisa de Araujo GrossiKely Cristina Nogueira SoutoAngela Maria de Andrade2019-08-10T05:14:12Z2019-08-10T05:14:12Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUXEste Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeitura  Aspectos sociaisLetramentoLeituraLetramento Literário e Sacola LiteráriaLiteratura InfantilProjeto sacola literária e a formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdfapplication/pdf1636767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/1/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdfd04ac468d5cd65cdb2ea1b7cf05de29bMD51TEXTplano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txtplano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain55956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/2/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txt9e251f5fe66bf95307a968c283482a96MD521843/VRNS-9NTFUX2019-11-14 03:09:27.18oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTFUXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:09:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto sacola literária e a formação de leitores
title Projeto sacola literária e a formação de leitores
spellingShingle Projeto sacola literária e a formação de leitores
Angela Maria de Andrade
Leitura
Letramento Literário e Sacola Literária
Literatura Infantil
Educação
Leitura  Aspectos sociais
Letramento
title_short Projeto sacola literária e a formação de leitores
title_full Projeto sacola literária e a formação de leitores
title_fullStr Projeto sacola literária e a formação de leitores
title_full_unstemmed Projeto sacola literária e a formação de leitores
title_sort Projeto sacola literária e a formação de leitores
author Angela Maria de Andrade
author_facet Angela Maria de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Elisa de Araujo Grossi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kely Cristina Nogueira Souto
dc.contributor.author.fl_str_mv Angela Maria de Andrade
contributor_str_mv Maria Elisa de Araujo Grossi
Kely Cristina Nogueira Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento Literário e Sacola Literária
Literatura Infantil
topic Leitura
Letramento Literário e Sacola Literária
Literatura Infantil
Educação
Leitura  Aspectos sociais
Letramento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Leitura  Aspectos sociais
Letramento
description Este Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:14:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUX
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/1/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/2/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d04ac468d5cd65cdb2ea1b7cf05de29b
9e251f5fe66bf95307a968c283482a96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589218075672576