Projeto sacola literária e a formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUX |
Resumo: | Este Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário. |
id |
UFMG_562f62d820044f62058362f4a729fb76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTFUX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Elisa de Araujo GrossiKely Cristina Nogueira SoutoAngela Maria de Andrade2019-08-10T05:14:12Z2019-08-10T05:14:12Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUXEste Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeitura Aspectos sociaisLetramentoLeituraLetramento Literário e Sacola LiteráriaLiteratura InfantilProjeto sacola literária e a formação de leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALplano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdfapplication/pdf1636767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/1/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdfd04ac468d5cd65cdb2ea1b7cf05de29bMD51TEXTplano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txtplano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain55956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/2/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txt9e251f5fe66bf95307a968c283482a96MD521843/VRNS-9NTFUX2019-11-14 03:09:27.18oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NTFUXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:09:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto sacola literária e a formação de leitores |
title |
Projeto sacola literária e a formação de leitores |
spellingShingle |
Projeto sacola literária e a formação de leitores Angela Maria de Andrade Leitura Letramento Literário e Sacola Literária Literatura Infantil Educação Leitura Aspectos sociais Letramento |
title_short |
Projeto sacola literária e a formação de leitores |
title_full |
Projeto sacola literária e a formação de leitores |
title_fullStr |
Projeto sacola literária e a formação de leitores |
title_full_unstemmed |
Projeto sacola literária e a formação de leitores |
title_sort |
Projeto sacola literária e a formação de leitores |
author |
Angela Maria de Andrade |
author_facet |
Angela Maria de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Elisa de Araujo Grossi |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kely Cristina Nogueira Souto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angela Maria de Andrade |
contributor_str_mv |
Maria Elisa de Araujo Grossi Kely Cristina Nogueira Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento Literário e Sacola Literária Literatura Infantil |
topic |
Leitura Letramento Literário e Sacola Literária Literatura Infantil Educação Leitura Aspectos sociais Letramento |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Leitura Aspectos sociais Letramento |
description |
Este Plano de Ação objetiva desenvolver e estimular a prática de leitura, numa turma de segundo ano do primeiro ciclo. A leitura permite a inserção da pessoa na sociedade, através do acesso ao conhecimento cultural, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social. Por meio da leitura é possível, ainda, conhecer melhor outras culturas. É permitido desbravar novos horizontes. A leitura fluente e com compreensão leva ao desenvolvimento geral da criança, pois facilita a aprendizagem de diversos conteúdos. Para realizar este Plano de Ação, a metodologia utilizada foi a observação de práticas de leitura na sala de aula e na biblioteca da escola. A partir desse diagnóstico, foi implementado o Projeto Sacola Literária com os alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma Escola Municipal. Durante a aplicação do Projeto, ocorreu um grande desenvolvimento da turma em relação à leitura. Os alunos demonstraram um crescente interesse em ler e trocar informações a respeito das obras lidas e envolveram suas famílias em práticas de leitura. É possível concluir que o Plano de Ação foi significativo para o desenvolvimento do trabalho de formação do leitor literário. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T05:14:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T05:14:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NTFUX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/1/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NTFUX/2/plano_de_a__o_angela___vers_o_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d04ac468d5cd65cdb2ea1b7cf05de29b 9e251f5fe66bf95307a968c283482a96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589218075672576 |