O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keley Cristina de Souza Russo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
Resumo: Este trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles.
id UFMG_d9fc5d7e098e492efe39286095bb20d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWPAX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Augusto NovaisDaniela Freitas Brito MontuaniKeley Cristina de Souza Russo2019-08-14T17:29:24Z2019-08-14T17:29:24Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAXEste trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura infantilFormação de leitoresLeitura literáriaLetramento literárioO papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkeley_cristina_de_souza_russo.pdfapplication/pdf17552573https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/1/keley_cristina_de_souza_russo.pdf118870cf3b16748c34a4043b09af19d1MD51TEXTkeley_cristina_de_souza_russo.pdf.txtkeley_cristina_de_souza_russo.pdf.txtExtracted texttext/plain63392https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/2/keley_cristina_de_souza_russo.pdf.txt6faa6db2503d34a88ce56a41e0966503MD521843/BUOS-ACWPAX2019-11-14 14:36:29.553oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWPAXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:36:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
title O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
Keley Cristina de Souza Russo
Literatura infantil
Formação de leitores
Leitura literária
Letramento literário
title_short O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
title_full O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
title_sort O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
author Keley Cristina de Souza Russo
author_facet Keley Cristina de Souza Russo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Augusto Novais
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniela Freitas Brito Montuani
dc.contributor.author.fl_str_mv Keley Cristina de Souza Russo
contributor_str_mv Carlos Augusto Novais
Daniela Freitas Brito Montuani
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Formação de leitores
Leitura literária
Letramento literário
topic Literatura infantil
Formação de leitores
Leitura literária
Letramento literário
description Este trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:29:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/1/keley_cristina_de_souza_russo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/2/keley_cristina_de_souza_russo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 118870cf3b16748c34a4043b09af19d1
6faa6db2503d34a88ce56a41e0966503
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676816016998400