O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX |
Resumo: | Este trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles. |
id |
UFMG_d9fc5d7e098e492efe39286095bb20d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWPAX |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos Augusto NovaisDaniela Freitas Brito MontuaniKeley Cristina de Souza Russo2019-08-14T17:29:24Z2019-08-14T17:29:24Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAXEste trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLiteratura infantilFormação de leitoresLeitura literáriaLetramento literárioO papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkeley_cristina_de_souza_russo.pdfapplication/pdf17552573https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/1/keley_cristina_de_souza_russo.pdf118870cf3b16748c34a4043b09af19d1MD51TEXTkeley_cristina_de_souza_russo.pdf.txtkeley_cristina_de_souza_russo.pdf.txtExtracted texttext/plain63392https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/2/keley_cristina_de_souza_russo.pdf.txt6faa6db2503d34a88ce56a41e0966503MD521843/BUOS-ACWPAX2019-11-14 14:36:29.553oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACWPAXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:36:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
title |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental Keley Cristina de Souza Russo Literatura infantil Formação de leitores Leitura literária Letramento literário |
title_short |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O papel da literatura infantil na formação de leitores nosanos iniciais do ensino fundamental |
author |
Keley Cristina de Souza Russo |
author_facet |
Keley Cristina de Souza Russo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlos Augusto Novais |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Daniela Freitas Brito Montuani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Keley Cristina de Souza Russo |
contributor_str_mv |
Carlos Augusto Novais Daniela Freitas Brito Montuani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Formação de leitores Leitura literária Letramento literário |
topic |
Literatura infantil Formação de leitores Leitura literária Letramento literário |
description |
Este trabalho apresenta a descrição e a análise das práticas de leitura literária realizadas emuma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada na região norte de Belo Horizonte. Para isso, foi realizada uma pesquisabibliográfica acerca das teorias de leitura literária e uma análise comparativa entre as práticas desenvolvidas, denominadas Hora do Conto, Visita à Biblioteca, Livro com Arte, Leitura Compartilhada e Leitura Autônoma. Foram trabalhados conceitos relacionados aoletramento literário, tais como mediação, círculos de leitura (COSSON, 2014), e associados às estratégias de leitura (SOLÉ, 1998). Embora as práticas realizadas necessitem de certas adequações, como, por exemplo, a ampliação do repertório literário, já que contemplaramapenas o texto verbal e o imagético, elas constituem-se práticas significativas rumo ao letramento literário, uma vez que, muitas delas, possibilitaram aos alunos expor suas opiniões e impressões acerca das obras lidas, estabelecendo assim uma troca de experiências entre eles. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T17:29:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T17:29:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACWPAX |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/1/keley_cristina_de_souza_russo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACWPAX/2/keley_cristina_de_souza_russo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
118870cf3b16748c34a4043b09af19d1 6faa6db2503d34a88ce56a41e0966503 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676816016998400 |