O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingrid Miranda de Abreu Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YLWV
Resumo: Os jogos didáticos são uma ferramenta viável para o ensino de ciências, que permite o desenvolvimento das habilidades de trabalhar em grupo, aprender com o erro, criatividade entre outras. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi o desenvolvimento, aplicação e análise de um jogo didático no formato de um Role Playing Game (RPG) que aborda a temática biomas brasileiros para o ensino de ciências no ensino fundamental. O RPG é caracterizado pela representação de papéis e pode proporcionar que os alunos visitem, de modo imaginário, os biomas e assim passem a conhecer e valorizar esses ambientes. O jogo foi aplicado com uma turma do 6° ano do ensino fundamental e para a coleta de dados foi utilizado o caderno de campo, gravação de áudio e entrevista com a professora e os alunos. Os dados foram analisados a partir da abordagem microgenética e apresentados como um relato da aplicação do jogo enfocando as dificuldades que os estudantes manifestaram ao jogar; a interação dos alunos com o material enquanto um amplificador cultural; os eventos que permitem afirmar que o jogo favorece o engajamento disciplinar produtivo. Os resultados apontam que este jogo é um eficaz mediador entre o conhecimento e os alunos, favorecendo a aprendizagem, desenvolvendo habilidades intrínsecas ao ato de jogar e proporcionando o engajamento disciplinar produtivo.
id UFMG_56a7264f9dbbab57edc32b915e0fe5f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YLWV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fabio Augusto Rodrigues e SilvaMarina de Lima TavaresFernanda de Jesus CostaIngrid Miranda de Abreu Coelho2019-08-09T16:54:19Z2019-08-09T16:54:19Z2017-11-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YLWVOs jogos didáticos são uma ferramenta viável para o ensino de ciências, que permite o desenvolvimento das habilidades de trabalhar em grupo, aprender com o erro, criatividade entre outras. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi o desenvolvimento, aplicação e análise de um jogo didático no formato de um Role Playing Game (RPG) que aborda a temática biomas brasileiros para o ensino de ciências no ensino fundamental. O RPG é caracterizado pela representação de papéis e pode proporcionar que os alunos visitem, de modo imaginário, os biomas e assim passem a conhecer e valorizar esses ambientes. O jogo foi aplicado com uma turma do 6° ano do ensino fundamental e para a coleta de dados foi utilizado o caderno de campo, gravação de áudio e entrevista com a professora e os alunos. Os dados foram analisados a partir da abordagem microgenética e apresentados como um relato da aplicação do jogo enfocando as dificuldades que os estudantes manifestaram ao jogar; a interação dos alunos com o material enquanto um amplificador cultural; os eventos que permitem afirmar que o jogo favorece o engajamento disciplinar produtivo. Os resultados apontam que este jogo é um eficaz mediador entre o conhecimento e os alunos, favorecendo a aprendizagem, desenvolvendo habilidades intrínsecas ao ato de jogar e proporcionando o engajamento disciplinar produtivo.Educational games are a viable tool for teaching science that allows the development of teamwork skills, learning with mistakes, creativity among others. Therefore, the objective of this research was to develop, apply and analyze a educational game in the format of a Role Playing Game (RPG) to teach science approaching brazilian biome for elementary school. RPG is characterized by role playing and allow the students to visit, in their imagination, the biome and get to know and treasure those environments. The game was applied with a 6th grade class in elementary school and to collect data were utilized field notebooks, audio recording and interviews with teacher and students. The data was analised using a microgenetic approach and presented as a game application report, with emphasis on: the difficulties that the students showed while playing the game; the interaction between students and the material as a cultural amplifier; the events that allow to confirm that the game enables the productive disciplinary engagement. The results show that the game is an efficient mediator between knowledge and the students, favouring learning, developing skills intrinsic to the act of playing and allowing productive disciplinary engagement.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensinoJogos educativosEducaçãoCiencias (Ensino fundamental) Estudo e ensinoTecnologia educacionalEngajamento Disciplinar ProdutivosRPGJogo DidáticoO uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ingrid.pdfapplication/pdf10697014https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YLWV/1/disserta__o_ingrid.pdfe20a952d2174205afd8f72a6e2479e56MD51TEXTdisserta__o_ingrid.pdf.txtdisserta__o_ingrid.pdf.txtExtracted texttext/plain138921https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YLWV/2/disserta__o_ingrid.pdf.txt45d80f70d5f17e4e047c869bd8f7fecbMD521843/BUOS-B2YLWV2019-11-14 07:32:23.751oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YLWVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:32:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
title O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
spellingShingle O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
Ingrid Miranda de Abreu Coelho
Engajamento Disciplinar Produtivos
RPG
Jogo Didático
Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Jogos educativos
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Tecnologia educacional
title_short O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
title_full O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
title_fullStr O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
title_full_unstemmed O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
title_sort O uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no ensino de Ciências
author Ingrid Miranda de Abreu Coelho
author_facet Ingrid Miranda de Abreu Coelho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabio Augusto Rodrigues e Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marina de Lima Tavares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernanda de Jesus Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ingrid Miranda de Abreu Coelho
contributor_str_mv Fabio Augusto Rodrigues e Silva
Marina de Lima Tavares
Fernanda de Jesus Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento Disciplinar Produtivos
RPG
Jogo Didático
topic Engajamento Disciplinar Produtivos
RPG
Jogo Didático
Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Jogos educativos
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Tecnologia educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Jogos educativos
Educação
Ciencias (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Tecnologia educacional
description Os jogos didáticos são uma ferramenta viável para o ensino de ciências, que permite o desenvolvimento das habilidades de trabalhar em grupo, aprender com o erro, criatividade entre outras. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi o desenvolvimento, aplicação e análise de um jogo didático no formato de um Role Playing Game (RPG) que aborda a temática biomas brasileiros para o ensino de ciências no ensino fundamental. O RPG é caracterizado pela representação de papéis e pode proporcionar que os alunos visitem, de modo imaginário, os biomas e assim passem a conhecer e valorizar esses ambientes. O jogo foi aplicado com uma turma do 6° ano do ensino fundamental e para a coleta de dados foi utilizado o caderno de campo, gravação de áudio e entrevista com a professora e os alunos. Os dados foram analisados a partir da abordagem microgenética e apresentados como um relato da aplicação do jogo enfocando as dificuldades que os estudantes manifestaram ao jogar; a interação dos alunos com o material enquanto um amplificador cultural; os eventos que permitem afirmar que o jogo favorece o engajamento disciplinar produtivo. Os resultados apontam que este jogo é um eficaz mediador entre o conhecimento e os alunos, favorecendo a aprendizagem, desenvolvendo habilidades intrínsecas ao ato de jogar e proporcionando o engajamento disciplinar produtivo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T16:54:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T16:54:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YLWV
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YLWV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YLWV/1/disserta__o_ingrid.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YLWV/2/disserta__o_ingrid.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e20a952d2174205afd8f72a6e2479e56
45d80f70d5f17e4e047c869bd8f7fecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589577756114944