O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinicius Carlos Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Angelita Maria Vander Broock Schultz
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/66909
https://orcid.org/0000-0001-5344-0024
Resumo: Mediante a várias questões sobre musicalização infantil, principalmente direcionada aos bebês, apresenta-se neste artigo um recorte de uma monografia sobre o repertório oferecido para as crianças no ambiente familiar. O intuito deste trabalho foi compreender como é feito o uso da música em casa com crianças da primeiríssima infância, incluindo as preferências musicais das crianças e seus cuidadores, quais os momentos em que a música é utilizada no cotidiano das crianças, qual o repertório escolhido pelos cuidadores e quais as experiências musicais e culturais dos que convivem com a criança. Essa pesquisa contou com a colaboração de pais e mães voluntários que tivessem crianças de 0 a 3 anos de idade, por meio de um formulário online. Este trabalho buscou embasamento teórico na área da sociologia da infância, psicologia e desenvolvimento cognitivo da primeiríssima infância e produção musical para criança. Os dados obtidos foram analisados, traçando um caminho para identificar pontos sobre a cultura infantil e discutir sobre as finalidades e objetivos da música na infância, como também, as capacidades musicais das crianças e bebês. Desta forma, este trabalho buscou refletir sobre a importância da ação familiar no processo do desenvolvimento musical infantil e no papel do educador musical na influência da cultura familiar e na contribuição da cultura lúdica. As respostas obtidas apontaram que o canto e o brincar estão presentes no dia a dia das crianças, e que as crianças demonstram reações e preferências a um repertório variado, incluindo músicas infantis e músicas do universo adulto.
id UFMG_56f460ba19a2571c74e2306c0372cd43
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/66909
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiarMúsica em casaRepertórioMusicalização infantilMúsica - Aspectos sociaisMúsica e criançasMúsica - Instrução e estudoPsicologia da primeira infânciaMediante a várias questões sobre musicalização infantil, principalmente direcionada aos bebês, apresenta-se neste artigo um recorte de uma monografia sobre o repertório oferecido para as crianças no ambiente familiar. O intuito deste trabalho foi compreender como é feito o uso da música em casa com crianças da primeiríssima infância, incluindo as preferências musicais das crianças e seus cuidadores, quais os momentos em que a música é utilizada no cotidiano das crianças, qual o repertório escolhido pelos cuidadores e quais as experiências musicais e culturais dos que convivem com a criança. Essa pesquisa contou com a colaboração de pais e mães voluntários que tivessem crianças de 0 a 3 anos de idade, por meio de um formulário online. Este trabalho buscou embasamento teórico na área da sociologia da infância, psicologia e desenvolvimento cognitivo da primeiríssima infância e produção musical para criança. Os dados obtidos foram analisados, traçando um caminho para identificar pontos sobre a cultura infantil e discutir sobre as finalidades e objetivos da música na infância, como também, as capacidades musicais das crianças e bebês. Desta forma, este trabalho buscou refletir sobre a importância da ação familiar no processo do desenvolvimento musical infantil e no papel do educador musical na influência da cultura familiar e na contribuição da cultura lúdica. As respostas obtidas apontaram que o canto e o brincar estão presentes no dia a dia das crianças, e que as crianças demonstram reações e preferências a um repertório variado, incluindo músicas infantis e músicas do universo adulto.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAUFMG2024-04-08T16:52:06Z2024-04-08T16:52:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2526-5857http://hdl.handle.net/1843/66909https://orcid.org/0000-0001-5344-0024porCongresso Nacional da ABEMVinicius Carlos PereiraAngelita Maria Vander Broock Schultzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-04-08T20:07:45Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/66909Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-04-08T20:07:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
title O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
spellingShingle O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
Vinicius Carlos Pereira
Música em casa
Repertório
Musicalização infantil
Música - Aspectos sociais
Música e crianças
Música - Instrução e estudo
Psicologia da primeira infância
title_short O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
title_full O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
title_fullStr O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
title_full_unstemmed O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
title_sort O bebê, a música e a infância: a música no ambiente familiar
author Vinicius Carlos Pereira
author_facet Vinicius Carlos Pereira
Angelita Maria Vander Broock Schultz
author_role author
author2 Angelita Maria Vander Broock Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinicius Carlos Pereira
Angelita Maria Vander Broock Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Música em casa
Repertório
Musicalização infantil
Música - Aspectos sociais
Música e crianças
Música - Instrução e estudo
Psicologia da primeira infância
topic Música em casa
Repertório
Musicalização infantil
Música - Aspectos sociais
Música e crianças
Música - Instrução e estudo
Psicologia da primeira infância
description Mediante a várias questões sobre musicalização infantil, principalmente direcionada aos bebês, apresenta-se neste artigo um recorte de uma monografia sobre o repertório oferecido para as crianças no ambiente familiar. O intuito deste trabalho foi compreender como é feito o uso da música em casa com crianças da primeiríssima infância, incluindo as preferências musicais das crianças e seus cuidadores, quais os momentos em que a música é utilizada no cotidiano das crianças, qual o repertório escolhido pelos cuidadores e quais as experiências musicais e culturais dos que convivem com a criança. Essa pesquisa contou com a colaboração de pais e mães voluntários que tivessem crianças de 0 a 3 anos de idade, por meio de um formulário online. Este trabalho buscou embasamento teórico na área da sociologia da infância, psicologia e desenvolvimento cognitivo da primeiríssima infância e produção musical para criança. Os dados obtidos foram analisados, traçando um caminho para identificar pontos sobre a cultura infantil e discutir sobre as finalidades e objetivos da música na infância, como também, as capacidades musicais das crianças e bebês. Desta forma, este trabalho buscou refletir sobre a importância da ação familiar no processo do desenvolvimento musical infantil e no papel do educador musical na influência da cultura familiar e na contribuição da cultura lúdica. As respostas obtidas apontaram que o canto e o brincar estão presentes no dia a dia das crianças, e que as crianças demonstram reações e preferências a um repertório variado, incluindo músicas infantis e músicas do universo adulto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-04-08T16:52:06Z
2024-04-08T16:52:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2526-5857
http://hdl.handle.net/1843/66909
https://orcid.org/0000-0001-5344-0024
identifier_str_mv 2526-5857
url http://hdl.handle.net/1843/66909
https://orcid.org/0000-0001-5344-0024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional da ABEM
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829661752066048