Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-96LNX5 |
Resumo: | Este trabalho focaliza a presença de elementos da tradição horaciana na narrativa balzaquiana 'A obra-prima ignorada' (1831), um 'romance de artista' (künstlerroman) que trata do tema da criação artística sob o prisma de três pintores: Frenhofer, Poussin e Porbus. Após abordar a gênese do conceito e realizar uma síntese dos preceitos contidos no célebre ut pictura poesis, identificamos como alguns desses preceitos, relacionados às teorias das artes, estão presentes na Comédia Humana, o que insere Balzac no contexto da tradição horaciana. São igualmente estudados: a hierarquia entre as personagens masculinas dos referidos pintores, o papel das personagens femininas alegóricas e mediadoras do processo de criação artística, bem como as referências diretas e indiretas na narrativa à fórmula de Horácio. Ao examinarmos as ressonâncias do ut pictura poesis especificamente em 'A obra-prima ignorada', compreendemos que estas congregam passado, presente e futuro no tempo mítico do romance de ficção, ao se referirem tanto de modo alegórico ao contexto de autonomia da pintura francesa ocorrido no século XVII, quanto à prática de transposições de arte própria aos romances psicológicos na primeira metade do século XIX, além de indicarem prognosticamente os desdobramentos da tradição horaciana no modernismo |
id |
UFMG_574175fe243bb846af8e82a7abb88050 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-96LNX5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcia Maria Valle ArbexSolange Ribeiro de OliveiraPedro Paulo Garcia Ferreira CatharinaMilena Guerson Lamoia2019-08-12T23:15:57Z2019-08-12T23:15:57Z2013-04-04http://hdl.handle.net/1843/ECAP-96LNX5Este trabalho focaliza a presença de elementos da tradição horaciana na narrativa balzaquiana 'A obra-prima ignorada' (1831), um 'romance de artista' (künstlerroman) que trata do tema da criação artística sob o prisma de três pintores: Frenhofer, Poussin e Porbus. Após abordar a gênese do conceito e realizar uma síntese dos preceitos contidos no célebre ut pictura poesis, identificamos como alguns desses preceitos, relacionados às teorias das artes, estão presentes na Comédia Humana, o que insere Balzac no contexto da tradição horaciana. São igualmente estudados: a hierarquia entre as personagens masculinas dos referidos pintores, o papel das personagens femininas alegóricas e mediadoras do processo de criação artística, bem como as referências diretas e indiretas na narrativa à fórmula de Horácio. Ao examinarmos as ressonâncias do ut pictura poesis especificamente em 'A obra-prima ignorada', compreendemos que estas congregam passado, presente e futuro no tempo mítico do romance de ficção, ao se referirem tanto de modo alegórico ao contexto de autonomia da pintura francesa ocorrido no século XVII, quanto à prática de transposições de arte própria aos romances psicológicos na primeira metade do século XIX, além de indicarem prognosticamente os desdobramentos da tradição horaciana no modernismoCe travail se propose détudier la présence déléments de la tradition horatienne dans le récit de Balzac "Le chef-doeuvre inconnu" (1831), un "roman dartiste" (künstlerroman) où le thème de la création artistique est vu sous optique de trois peintres: Frenhofer, Poussin et Porbus. Après une mise au point sur la généalogie du concept et une synthèse des préceptes contenus dans le célèbre ut pictura poesis, nous procédons à lanalyse de la présence de certains de ces préceptes, relatif aux théories artistiques, dans la Comédie Humaine, ce qui relie Balzac à latradition horatienne. Sont également étudiés: la hiérarchie des personnages masculins des peintres cités ci-dessus, le rôle des personnages féminins allégoriques et médiatrices dans le processus decréation artistique, ainsi que les références directes et indirectes dans le récit à la formule dHorace. Lexamen des résonances de lut pictura poesis dans "Le chef-doeuvre inconnu", spécifiquement, nous fait constater quelles relient passé, présent et futur dans le temps mythiquede le fiction romanesque, en se référant aussi bien, sous le mode allégorique, au contexte de l'autonomie de la peinture française qui a eu lieu au cours du XVIIe siècle, comme à la pratique des transpositions d'art, propre au roman de la première moitié du XIXe siècle, sans parler de la référence aux développements de la tradition horatienne dans le modernisme.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBalzac, Honore de, 1799-1850 Obra-prima ignorada Critica e interpretaçãoHorácio InfluênciaBalzac, Honoré de, 1799-1850 InfluênciaArte na literaturaFicção francesa História e crítica'Ut pictura poesis'BalzacRomance de artistaRessonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzacinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmilena_guerson_disserta__o__balzac_2013_poslit_ufmg.pdfapplication/pdf1822774https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-96LNX5/1/milena_guerson_disserta__o__balzac_2013_poslit_ufmg.pdfb1d250679697ec9f333987fece705e9cMD51TEXTmilena_guerson_disserta__o__balzac_2013_poslit_ufmg.pdf.txtmilena_guerson_disserta__o__balzac_2013_poslit_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain326955https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-96LNX5/2/milena_guerson_disserta__o__balzac_2013_poslit_ufmg.pdf.txt5216f421846c430f0c898979076d2020MD521843/ECAP-96LNX52019-11-14 20:18:17.689oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-96LNX5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:18:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac |
title |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac |
spellingShingle |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac Milena Guerson Lamoia 'Ut pictura poesis' Balzac Romance de artista Balzac, Honore de, 1799-1850 Obra-prima ignorada Critica e interpretação Horácio Influência Balzac, Honoré de, 1799-1850 Influência Arte na literatura Ficção francesa História e crítica |
title_short |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac |
title_full |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac |
title_fullStr |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac |
title_full_unstemmed |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac |
title_sort |
Ressonâncias do 'ut pictura poesis' em "A obra-prima ignorada", de Honoré de Balzac |
author |
Milena Guerson Lamoia |
author_facet |
Milena Guerson Lamoia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcia Maria Valle Arbex |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Solange Ribeiro de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milena Guerson Lamoia |
contributor_str_mv |
Marcia Maria Valle Arbex Solange Ribeiro de Oliveira Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
'Ut pictura poesis' Balzac Romance de artista |
topic |
'Ut pictura poesis' Balzac Romance de artista Balzac, Honore de, 1799-1850 Obra-prima ignorada Critica e interpretação Horácio Influência Balzac, Honoré de, 1799-1850 Influência Arte na literatura Ficção francesa História e crítica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Balzac, Honore de, 1799-1850 Obra-prima ignorada Critica e interpretação Horácio Influência Balzac, Honoré de, 1799-1850 Influência Arte na literatura Ficção francesa História e crítica |
description |
Este trabalho focaliza a presença de elementos da tradição horaciana na narrativa balzaquiana 'A obra-prima ignorada' (1831), um 'romance de artista' (künstlerroman) que trata do tema da criação artística sob o prisma de três pintores: Frenhofer, Poussin e Porbus. Após abordar a gênese do conceito e realizar uma síntese dos preceitos contidos no célebre ut pictura poesis, identificamos como alguns desses preceitos, relacionados às teorias das artes, estão presentes na Comédia Humana, o que insere Balzac no contexto da tradição horaciana. São igualmente estudados: a hierarquia entre as personagens masculinas dos referidos pintores, o papel das personagens femininas alegóricas e mediadoras do processo de criação artística, bem como as referências diretas e indiretas na narrativa à fórmula de Horácio. Ao examinarmos as ressonâncias do ut pictura poesis especificamente em 'A obra-prima ignorada', compreendemos que estas congregam passado, presente e futuro no tempo mítico do romance de ficção, ao se referirem tanto de modo alegórico ao contexto de autonomia da pintura francesa ocorrido no século XVII, quanto à prática de transposições de arte própria aos romances psicológicos na primeira metade do século XIX, além de indicarem prognosticamente os desdobramentos da tradição horaciana no modernismo |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T23:15:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T23:15:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-96LNX5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-96LNX5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-96LNX5/1/milena_guerson_disserta__o__balzac_2013_poslit_ufmg.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-96LNX5/2/milena_guerson_disserta__o__balzac_2013_poslit_ufmg.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1d250679697ec9f333987fece705e9c 5216f421846c430f0c898979076d2020 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589233934336000 |