Naufrágio das ilusões : uma releitura de Balzac na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Priscila Siqueira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/21015
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
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spelling Melo, Priscila SiqueiraCorrêa, Ana Laura dos ReisMELO, Priscila Siqueira. Naufrágio das ilusões: uma releitura de Balzac na era digital. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/21015Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.Este trabalho busca situar as discussões literárias enfatizadas em Ilusões Perdidas, de Balzac, a partir do antagonismo entre burguesia e aristocracia, bem representado por meio das vivências dos personagens Lucien e Anaïs, nas relações, configurações e contradições suscitadas através da ascensão do mundo digital. O século XXI é marcado pelo avanço da internet e pela intitulada “Revolução Digital” que trouxe modificações significativas para a vida da sociedade. Conceitos como “influenciadores digitais”, “redes sociais”, “curtidas” e “seguidores” foram inseridos e ressignificados nos ambientes virtuais e reais. Além disso, a criação dos “influenciadores” da era digital acabou por criar uma espécie de ilusão de vida “perfeita” e “livre”, a qual as “pessoas comuns”, ou seja, as influenciadas por estes, almejam e lutam para alcançar. Mas até que ponto a liberdade ostentada por esses indivíduos realmente se mostra eficaz? Seria essa mais uma das características que reforça a visão deformada advinda do capitalismo? Tem-se, neste caso, um exemplo nítido da reificação e do fetichismo? A ligação “humanizadora” que as redes sociais tentam promover seria apenas um reflexo não artístico e banal da sociedade vigente? Pode-se dizer que a realidade do século XXI é uma atualização das descrições de Balzac e que naquela se vivem as mesmas contradições e conflitos internos que os personagens do romance vivenciaram? A vida pública da Sra. de Bargeton pode ser comparada com a “vida pública” experienciada pelos blogueiros da contemporaneidade? Como ocorre a passiva aceitação das deformações psíquicas e morais que muitas vezes são embelezadas pelos influenciadores digitais? E, afinal, qual é o papel da literatura e de outras manifestações artísticas em um mundo fragmentado e submetido às novas formas de alienação?Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-11-14T11:09:00Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_PriscilaSiqueiraMelo_tcc.pdf: 467439 bytes, checksum: edec93df2e33363d14b59e2fe7384253 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-11-14T11:09:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_PriscilaSiqueiraMelo_tcc.pdf: 467439 bytes, checksum: edec93df2e33363d14b59e2fe7384253 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-14T11:09:10Z (GMT). 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