Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_578f00526d2314676ced3476863faea4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCFML
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Grazielle Mariano Batista MaiaHormindo Pereira de Souza JuniorFabiane Raquel Oliveira Assuncao2019-08-10T16:20:49Z2019-08-10T16:20:49Z2011-01-14http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCFMLTendo a escola, obrigação de atender necessidades específicas da comunidade, na qual encontra-se inserida, necessita construir sua própria identidade, através do Projeto Político Pedagógico. Nessa construção, além do comprometimento, pautamos nos: princípios, finalidades, intenções e objetivo da educação brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que reconhece na escola o espaço educativo e, nos profissionais da educação competências que lhes dá a garantia de participar da elaboração deste. Partindo da autonomia, foi estimulada e assegurada a participação do gestor, professores, pais, alunos, funcionários e representantes da comunidade local para a discussão do trabalho pedagógico, para que a escola cumpra seu papel social. Foram diversos os desafios: reunir todos os segmentos; identificar e mostrar a diferença entre os desafios de natureza individual daqueles de natureza profissional. Nosso trabalho foi baseado no principio de que lidamos com problemas de diversas naturezas, que devem ser discutidos por todos. Registramos ações, identificamos desafios e agrupamosos em: pedagógicos, administrativos, financeiros, jurídicos e, em coletivos e individuais; mediamos conflitos. Primando pela qualidade, empenhamos na organização curricular; valorização profissional; criamos estratégias para diminuir repetência e evasão: Plano de Interpretação Pedagógica, recuperação paralela, avaliações diagnosticas, uso de estratégias diferenciadas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEscolas  Organizacao e administracaoGestão democráticaGestão democráticaProjeto Político-PedagógicoConstrução coletivaA importância da construção coletiva do PPPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdfapplication/pdf243503https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCFML/1/tcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf8dcb729f03a5dfe52ff592323f7d1232MD51TEXTtcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf.txttcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf.txtExtracted texttext/plain92074https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCFML/2/tcc_fabiane_raquel_oliveira_assuncao.pdf.txt095add5792dc2468011bc3f5d2c59b97MD521843/BUBD-9FCFML2019-11-14 03:20:34.582oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCFMLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:20:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547371427004416