Implementação de políticas públicas com a perspectiva da ação intersetorial: uma análise comparada do Programa Travessia e do Programa Cultivar, Nutrir e Educar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KDFVA |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo comparar o processo de implementação de dois Programas de caráter intersetorial do governo de Minas Gerais, quais sejam: o Programa Travessia e o Programa Cultivar, Nutrir e Educar. Inicialmente, com base na literatura acerca da ação intersetorial, procurou-se operacionalizar o conceito de intersetorialidade com vista a identificar dimensões que pudessem indicar a efetivação da implementação da estratégia intersetorial nos dois Programas a serem analisados. Três dimensões foram adotadas para tal, quais sejam: o compartilhamento de objetivos, de planejamento e de ações entre os atores envolvidos na implementação dos Programas; a lógica de alocação orçamentária adotada; e o compartilhamento de procedimentos e fluxos de trabalho, bem como de informações entre os atores envolvidos na implementação dos Programas. Ademais, utilizou-se da literatura acerca da implementação de políticas públicas de forma a buscar-se delinear fatores explicativos que influenciam tal gênero de intervenção e que poderiam, assim, explicar as diferenças encontradas nos resultados verificados entre os dois Programas. Considerou-se que a natureza das políticas públicas - materializada em seus objetivos, os aspectos institucionais e organizacionais, os atores envolvidos nas intervenções, bem como as relações entre os mesmos colocam-se como importantes fatores explicativos que facilitam ou dificultam a efetivação e a intensidade desta ação intersetorial. Para além das revisões bibliográficas, para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela realização de pesquisa qualitativa utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas foram realizadas 22 (vinte e duas) entrevistas com atores estratégicos dos dois Programas - e análise documental: registros administrativos, comunicados e publicações oficiais, e diversos outros dados secundários. Os resultados obtidos apontaram que a ação intersetorial se dá de formas e intensidades diferenciadas entre os Programas em questão, sendo mais efetiva e intensa no Programa Cultivar, Nutrir e Educar. |
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Telma Maria Goncalves MenicucciJose Angelo MachadoCarla Bronzo Ladeira CarneiroMirella Vasconcelos Ferreira Barbosa2019-08-12T10:55:39Z2019-08-12T10:55:39Z2014-02-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KDFVAEsta dissertação tem por objetivo comparar o processo de implementação de dois Programas de caráter intersetorial do governo de Minas Gerais, quais sejam: o Programa Travessia e o Programa Cultivar, Nutrir e Educar. Inicialmente, com base na literatura acerca da ação intersetorial, procurou-se operacionalizar o conceito de intersetorialidade com vista a identificar dimensões que pudessem indicar a efetivação da implementação da estratégia intersetorial nos dois Programas a serem analisados. Três dimensões foram adotadas para tal, quais sejam: o compartilhamento de objetivos, de planejamento e de ações entre os atores envolvidos na implementação dos Programas; a lógica de alocação orçamentária adotada; e o compartilhamento de procedimentos e fluxos de trabalho, bem como de informações entre os atores envolvidos na implementação dos Programas. Ademais, utilizou-se da literatura acerca da implementação de políticas públicas de forma a buscar-se delinear fatores explicativos que influenciam tal gênero de intervenção e que poderiam, assim, explicar as diferenças encontradas nos resultados verificados entre os dois Programas. Considerou-se que a natureza das políticas públicas - materializada em seus objetivos, os aspectos institucionais e organizacionais, os atores envolvidos nas intervenções, bem como as relações entre os mesmos colocam-se como importantes fatores explicativos que facilitam ou dificultam a efetivação e a intensidade desta ação intersetorial. Para além das revisões bibliográficas, para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela realização de pesquisa qualitativa utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas foram realizadas 22 (vinte e duas) entrevistas com atores estratégicos dos dois Programas - e análise documental: registros administrativos, comunicados e publicações oficiais, e diversos outros dados secundários. Os resultados obtidos apontaram que a ação intersetorial se dá de formas e intensidades diferenciadas entre os Programas em questão, sendo mais efetiva e intensa no Programa Cultivar, Nutrir e Educar.This study aims to compare the implementation process of two intersectorals Programs of Minas Gerais government, which are: The Travessia Program and Cultivar, Nutrir e Educar Program. Initially, based on intersectoral action approach, we sought to operationalize the concept of intersectionality in order to identify dimensions that could indicate the implementation of intersectoral strategy effectiveness on both programs to be analyzed. Three dimensions were adopted for this purpose, which are: the sharing of objectives, planning and actions among the actors involved in the implementation of programs, the logic of budget allocation adopted, and the procedures and workflows sharing and information between the actors involved in the programs implementation. In addition, we used the public policy implementation literature to seek outline explanatory factors that influence this kind of intervention and could explain the differences in results between the two programs. It was considered that the public policy kind - embodied in its objectives, institutional and organizational aspects, the actors involved in interventions, as well as the relationships between them are explanatory factors important that facilitate or hinder the effectiveness and intensity of this action intersectoral. In addition to the literature reviews, for this study development prized by conducting qualitative research using interviews semi-structured - used 22 (twenty-two) interviews with strategic actors of the two programs, and documentary analysis: administrative records, reporting and official publications, and various other secondary data. The main conclusion showed that intersectoral action takes place in different forms and intensities between the programs in question, being more effective and intense in Cultivar, Nutrir e Educar Program.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrograma Cultivar, Nutrir e EducarPolíticas públicasPrograma TravessiaCiência políticaPrograma CultivarAção intersetorialImplementação de políticas públicasPrograma TravessiaNutrir e EducarImplementação de políticas públicas com a perspectiva da ação intersetorial: uma análise comparada do Programa Travessia e do Programa Cultivar, Nutrir e Educarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_versao_encadernamento.pdfapplication/pdf1307693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KDFVA/1/disserta_ao_versao_encadernamento.pdf56a9b8b7e274521c5690121d6bd6c5d2MD51TEXTdisserta_ao_versao_encadernamento.pdf.txtdisserta_ao_versao_encadernamento.pdf.txtExtracted texttext/plain376092https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KDFVA/2/disserta_ao_versao_encadernamento.pdf.txt6005c37ee9d783f53e9e17873a5d7d33MD521843/BUOS-9KDFVA2019-11-14 17:36:52.83oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KDFVARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:36:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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