Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hélio Passos Rezende
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJN
Resumo: Partindo de uma perspectiva sócio-espacial, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a educação crítica para o bem coletivo. Como objeto e exemplo de atividade de educação coletiva, estudamos a comunidade indígena da Aldeia Gavião Kyikatêjê. A Aldeia Gavião Kyikatêjê encontra-se localizada na Reserva Indígena Mãe Maria, no km 25 da BR 222, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. Analisamos o modo como as lideranças da aldeia se posicionam em relação à educação de seus membros mais jovens. Um dos objetivos específicos é o de reunir elementos que caracterizem as atitudes dos indígenas em relação à importância da educação informal para a coletividade e o bem da comunidade. A fim de obter os dados relevantes, optamos por utilizar metodologia de observação participativa acompanhando os indígenas em algumas de suas atividades culturais tanto do cotidiano quanto festivas. As atividades de coleta de dados se deram em observação silenciosa, em conversas informais e também por meio de entrevistas específicas. Todas as atividades de coleta foram seguidas por anotações memoriais. A presente tese orientou-se também por estudos de diferentes autores que de uma forma ou de outra contribuíram para a discussão dos temas centrais da pesquisa, principalmente Paulo Freire sobre a discussão da educação, Marcelo Lopes de Souza sobre a questão sócio-espacial e Curt Nimuendajú sobre a etnia Timbira.
id UFMG_584dc068a12dd09e93382e856722b815
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-BC6LJN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose dos Santos Cabral FilhoRenata Moreira MarquezCharles Moreira CunhaRachel de Sousa ViannaAlexandre Silva dos Santos FilhoHélio Passos Rezende2019-08-12T07:49:42Z2019-08-12T07:49:42Z2018-09-28http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJNPartindo de uma perspectiva sócio-espacial, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a educação crítica para o bem coletivo. Como objeto e exemplo de atividade de educação coletiva, estudamos a comunidade indígena da Aldeia Gavião Kyikatêjê. A Aldeia Gavião Kyikatêjê encontra-se localizada na Reserva Indígena Mãe Maria, no km 25 da BR 222, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. Analisamos o modo como as lideranças da aldeia se posicionam em relação à educação de seus membros mais jovens. Um dos objetivos específicos é o de reunir elementos que caracterizem as atitudes dos indígenas em relação à importância da educação informal para a coletividade e o bem da comunidade. A fim de obter os dados relevantes, optamos por utilizar metodologia de observação participativa acompanhando os indígenas em algumas de suas atividades culturais tanto do cotidiano quanto festivas. As atividades de coleta de dados se deram em observação silenciosa, em conversas informais e também por meio de entrevistas específicas. Todas as atividades de coleta foram seguidas por anotações memoriais. A presente tese orientou-se também por estudos de diferentes autores que de uma forma ou de outra contribuíram para a discussão dos temas centrais da pesquisa, principalmente Paulo Freire sobre a discussão da educação, Marcelo Lopes de Souza sobre a questão sócio-espacial e Curt Nimuendajú sobre a etnia Timbira.Starting from a socio-spatial perspective, the general objective is to reflect on critical education for the collective good. As an object and example of collective education activity, we study the indigenous community of Aldeia Gavião Kyikatêjê. The Gavião Kyikatêjê Village is located in the Mãe Maria Indigenous Reserve, at km 25 of BR 222, in the municipality of Bom Jesus do Tocantins, in the southeastern state of Pará. We analyze how the village leaders are positioned in relation to the education of the youngsters. One of the specific objectives is to gather elements that characterize indigenous attitudes regarding the importance of informal education for the community and the good of the community. In order to obtain the relevant data, we chose to use participative observational methodology accompanying the natives in some of their daily and festive cultural activities. Data collection activities happened by means of silent observation, informal conversations and specific interviews. All collection activities were followed by memoirs. The present thesis was also guided by studies of different authors who in one way or another contributed to the discussion of the central themes of the research, especially Paulo Freire on the discussion of education, Marcelo Lopes de Souza on the socio-spatial issue and Curt Nimuendajú on the Timbira ethnicity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMulticulturalismoEducação interculturalÍndios EducaçãoInterculturalidadeKyikatêjêEducação sócio-espacialPovo GaviãoResistênciaEducação informalResistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdfapplication/pdf139688059https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/1/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdff567588e28c906e3a22874595ee3b605MD51TEXTtese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txttese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txtExtracted texttext/plain377455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/2/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txt0a16a02a040343be5b878a233e3dfbe8MD521843/MMMD-BC6LJN2019-11-16 03:34:10.457oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-BC6LJNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-16T06:34:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
title Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
spellingShingle Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
Hélio Passos Rezende
Interculturalidade
Kyikatêjê
Educação sócio-espacial
Povo Gavião
Resistência
Educação informal
Multiculturalismo
Educação intercultural
Índios Educação
title_short Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
title_full Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
title_fullStr Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
title_full_unstemmed Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
title_sort Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
author Hélio Passos Rezende
author_facet Hélio Passos Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose dos Santos Cabral Filho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Renata Moreira Marquez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Charles Moreira Cunha
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rachel de Sousa Vianna
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alexandre Silva dos Santos Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Hélio Passos Rezende
contributor_str_mv Jose dos Santos Cabral Filho
Renata Moreira Marquez
Charles Moreira Cunha
Rachel de Sousa Vianna
Alexandre Silva dos Santos Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Kyikatêjê
Educação sócio-espacial
Povo Gavião
Resistência
Educação informal
topic Interculturalidade
Kyikatêjê
Educação sócio-espacial
Povo Gavião
Resistência
Educação informal
Multiculturalismo
Educação intercultural
Índios Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Multiculturalismo
Educação intercultural
Índios Educação
description Partindo de uma perspectiva sócio-espacial, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a educação crítica para o bem coletivo. Como objeto e exemplo de atividade de educação coletiva, estudamos a comunidade indígena da Aldeia Gavião Kyikatêjê. A Aldeia Gavião Kyikatêjê encontra-se localizada na Reserva Indígena Mãe Maria, no km 25 da BR 222, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. Analisamos o modo como as lideranças da aldeia se posicionam em relação à educação de seus membros mais jovens. Um dos objetivos específicos é o de reunir elementos que caracterizem as atitudes dos indígenas em relação à importância da educação informal para a coletividade e o bem da comunidade. A fim de obter os dados relevantes, optamos por utilizar metodologia de observação participativa acompanhando os indígenas em algumas de suas atividades culturais tanto do cotidiano quanto festivas. As atividades de coleta de dados se deram em observação silenciosa, em conversas informais e também por meio de entrevistas específicas. Todas as atividades de coleta foram seguidas por anotações memoriais. A presente tese orientou-se também por estudos de diferentes autores que de uma forma ou de outra contribuíram para a discussão dos temas centrais da pesquisa, principalmente Paulo Freire sobre a discussão da educação, Marcelo Lopes de Souza sobre a questão sócio-espacial e Curt Nimuendajú sobre a etnia Timbira.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T07:49:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T07:49:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJN
url http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/1/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/2/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f567588e28c906e3a22874595ee3b605
0a16a02a040343be5b878a233e3dfbe8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589472463355904