Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJN |
Resumo: | Partindo de uma perspectiva sócio-espacial, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a educação crítica para o bem coletivo. Como objeto e exemplo de atividade de educação coletiva, estudamos a comunidade indígena da Aldeia Gavião Kyikatêjê. A Aldeia Gavião Kyikatêjê encontra-se localizada na Reserva Indígena Mãe Maria, no km 25 da BR 222, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. Analisamos o modo como as lideranças da aldeia se posicionam em relação à educação de seus membros mais jovens. Um dos objetivos específicos é o de reunir elementos que caracterizem as atitudes dos indígenas em relação à importância da educação informal para a coletividade e o bem da comunidade. A fim de obter os dados relevantes, optamos por utilizar metodologia de observação participativa acompanhando os indígenas em algumas de suas atividades culturais tanto do cotidiano quanto festivas. As atividades de coleta de dados se deram em observação silenciosa, em conversas informais e também por meio de entrevistas específicas. Todas as atividades de coleta foram seguidas por anotações memoriais. A presente tese orientou-se também por estudos de diferentes autores que de uma forma ou de outra contribuíram para a discussão dos temas centrais da pesquisa, principalmente Paulo Freire sobre a discussão da educação, Marcelo Lopes de Souza sobre a questão sócio-espacial e Curt Nimuendajú sobre a etnia Timbira. |
id |
UFMG_584dc068a12dd09e93382e856722b815 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-BC6LJN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose dos Santos Cabral FilhoRenata Moreira MarquezCharles Moreira CunhaRachel de Sousa ViannaAlexandre Silva dos Santos FilhoHélio Passos Rezende2019-08-12T07:49:42Z2019-08-12T07:49:42Z2018-09-28http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJNPartindo de uma perspectiva sócio-espacial, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a educação crítica para o bem coletivo. Como objeto e exemplo de atividade de educação coletiva, estudamos a comunidade indígena da Aldeia Gavião Kyikatêjê. A Aldeia Gavião Kyikatêjê encontra-se localizada na Reserva Indígena Mãe Maria, no km 25 da BR 222, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. Analisamos o modo como as lideranças da aldeia se posicionam em relação à educação de seus membros mais jovens. Um dos objetivos específicos é o de reunir elementos que caracterizem as atitudes dos indígenas em relação à importância da educação informal para a coletividade e o bem da comunidade. A fim de obter os dados relevantes, optamos por utilizar metodologia de observação participativa acompanhando os indígenas em algumas de suas atividades culturais tanto do cotidiano quanto festivas. As atividades de coleta de dados se deram em observação silenciosa, em conversas informais e também por meio de entrevistas específicas. Todas as atividades de coleta foram seguidas por anotações memoriais. A presente tese orientou-se também por estudos de diferentes autores que de uma forma ou de outra contribuíram para a discussão dos temas centrais da pesquisa, principalmente Paulo Freire sobre a discussão da educação, Marcelo Lopes de Souza sobre a questão sócio-espacial e Curt Nimuendajú sobre a etnia Timbira.Starting from a socio-spatial perspective, the general objective is to reflect on critical education for the collective good. As an object and example of collective education activity, we study the indigenous community of Aldeia Gavião Kyikatêjê. The Gavião Kyikatêjê Village is located in the Mãe Maria Indigenous Reserve, at km 25 of BR 222, in the municipality of Bom Jesus do Tocantins, in the southeastern state of Pará. We analyze how the village leaders are positioned in relation to the education of the youngsters. One of the specific objectives is to gather elements that characterize indigenous attitudes regarding the importance of informal education for the community and the good of the community. In order to obtain the relevant data, we chose to use participative observational methodology accompanying the natives in some of their daily and festive cultural activities. Data collection activities happened by means of silent observation, informal conversations and specific interviews. All collection activities were followed by memoirs. The present thesis was also guided by studies of different authors who in one way or another contributed to the discussion of the central themes of the research, especially Paulo Freire on the discussion of education, Marcelo Lopes de Souza on the socio-spatial issue and Curt Nimuendajú on the Timbira ethnicity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMulticulturalismoEducação interculturalÍndios EducaçãoInterculturalidadeKyikatêjêEducação sócio-espacialPovo GaviãoResistênciaEducação informalResistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdfapplication/pdf139688059https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/1/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdff567588e28c906e3a22874595ee3b605MD51TEXTtese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txttese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txtExtracted texttext/plain377455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/2/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txt0a16a02a040343be5b878a233e3dfbe8MD521843/MMMD-BC6LJN2019-11-16 03:34:10.457oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-BC6LJNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-16T06:34:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva |
title |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva |
spellingShingle |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva Hélio Passos Rezende Interculturalidade Kyikatêjê Educação sócio-espacial Povo Gavião Resistência Educação informal Multiculturalismo Educação intercultural Índios Educação |
title_short |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva |
title_full |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva |
title_fullStr |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva |
title_full_unstemmed |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva |
title_sort |
Resistência dos indígenas Gavião Kyikatêjê: por uma educação sócio-espacial coletiva |
author |
Hélio Passos Rezende |
author_facet |
Hélio Passos Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose dos Santos Cabral Filho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Renata Moreira Marquez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Charles Moreira Cunha |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rachel de Sousa Vianna |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Alexandre Silva dos Santos Filho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hélio Passos Rezende |
contributor_str_mv |
Jose dos Santos Cabral Filho Renata Moreira Marquez Charles Moreira Cunha Rachel de Sousa Vianna Alexandre Silva dos Santos Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interculturalidade Kyikatêjê Educação sócio-espacial Povo Gavião Resistência Educação informal |
topic |
Interculturalidade Kyikatêjê Educação sócio-espacial Povo Gavião Resistência Educação informal Multiculturalismo Educação intercultural Índios Educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Multiculturalismo Educação intercultural Índios Educação |
description |
Partindo de uma perspectiva sócio-espacial, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre a educação crítica para o bem coletivo. Como objeto e exemplo de atividade de educação coletiva, estudamos a comunidade indígena da Aldeia Gavião Kyikatêjê. A Aldeia Gavião Kyikatêjê encontra-se localizada na Reserva Indígena Mãe Maria, no km 25 da BR 222, no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do estado do Pará. Analisamos o modo como as lideranças da aldeia se posicionam em relação à educação de seus membros mais jovens. Um dos objetivos específicos é o de reunir elementos que caracterizem as atitudes dos indígenas em relação à importância da educação informal para a coletividade e o bem da comunidade. A fim de obter os dados relevantes, optamos por utilizar metodologia de observação participativa acompanhando os indígenas em algumas de suas atividades culturais tanto do cotidiano quanto festivas. As atividades de coleta de dados se deram em observação silenciosa, em conversas informais e também por meio de entrevistas específicas. Todas as atividades de coleta foram seguidas por anotações memoriais. A presente tese orientou-se também por estudos de diferentes autores que de uma forma ou de outra contribuíram para a discussão dos temas centrais da pesquisa, principalmente Paulo Freire sobre a discussão da educação, Marcelo Lopes de Souza sobre a questão sócio-espacial e Curt Nimuendajú sobre a etnia Timbira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T07:49:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T07:49:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-BC6LJN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/1/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-BC6LJN/2/tese_h_lio_passos_rezende_npgau_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f567588e28c906e3a22874595ee3b605 0a16a02a040343be5b878a233e3dfbe8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589472463355904 |