Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Cardoso Aspahan
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3
Resumo: O trabalho analisa a relação entre a escritura fílmica e o lugar do espectador na obra de Robert Bresson a partir de dois de seus filmes (Un condamné à mort sest échappé ou Le vent souffle où il veut, Um condenado à morte escapou ou O vento sopra onde quer, 1956 e Une femme doulce, Uma criatura dócil, 1969). Busca-se, então, compreender de que maneira, através da sua materialidade expressiva, os filmes reivindicam do espectador modos de olhar e de escutar, lançando mão de um princípio de não redundância entre o visual e o sonoro, que produz, no espectador, uma reflexão ativa sobre a sua própria experiência dos filmes. Em Um condenado à morte escapou, a análise se direciona especialmente à composição sonora do filme (dos ruídos acusmáticos e diretos aos silêncios, da voz à música) buscando apoio no pensamento musical de Pierre Schaeffer e Michel Chion para compreender as implicações da composição sonora na sua relação com a escuta do filme e com a situação do personagem que se encontra preso. Já em Uma criatura dócil, a análise se concentra nas operações das imagens, tendo a figura do mise en abyme como um dos elementos centrais no processo de composição visual. Desse modo, o trabalho buscou algumas das principais referências apontadas pelo filme (de Goethe a Shakespeare, de Manet à pintura holandesa do século XVII), e utilizou a pintura como um importante operador de leitura.
id UFMG_584ee77c0d29a9b3508e269d227129c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-7TPQR3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cesar Geraldo GuimaraesCristian da Silva BorgesMário Alves CoutinhoPedro Cardoso Aspahan2019-08-11T09:56:13Z2019-08-11T09:56:13Z2008-08-26http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3O trabalho analisa a relação entre a escritura fílmica e o lugar do espectador na obra de Robert Bresson a partir de dois de seus filmes (Un condamné à mort sest échappé ou Le vent souffle où il veut, Um condenado à morte escapou ou O vento sopra onde quer, 1956 e Une femme doulce, Uma criatura dócil, 1969). Busca-se, então, compreender de que maneira, através da sua materialidade expressiva, os filmes reivindicam do espectador modos de olhar e de escutar, lançando mão de um princípio de não redundância entre o visual e o sonoro, que produz, no espectador, uma reflexão ativa sobre a sua própria experiência dos filmes. Em Um condenado à morte escapou, a análise se direciona especialmente à composição sonora do filme (dos ruídos acusmáticos e diretos aos silêncios, da voz à música) buscando apoio no pensamento musical de Pierre Schaeffer e Michel Chion para compreender as implicações da composição sonora na sua relação com a escuta do filme e com a situação do personagem que se encontra preso. Já em Uma criatura dócil, a análise se concentra nas operações das imagens, tendo a figura do mise en abyme como um dos elementos centrais no processo de composição visual. Desse modo, o trabalho buscou algumas das principais referências apontadas pelo filme (de Goethe a Shakespeare, de Manet à pintura holandesa do século XVII), e utilizou a pintura como um importante operador de leitura.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUne femme doulce (Filme)Bresson, Robert, 1907-Comunicação de massaUn condamné à mort s'est echappe, ou, Le vent souffle où il vent (Filme)CinemaComunicaçãoRobert BressonCinemaEntre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bressoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_final.pdfapplication/pdf5646276https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-7TPQR3/1/dissertacao_final.pdff94df3fa62b9411c5c0f0ee9646a0a8fMD51TEXTdissertacao_final.pdf.txtdissertacao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain312306https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-7TPQR3/2/dissertacao_final.pdf.txt509e457c5ca93d54e3d47cfd827fc558MD521843/FAFI-7TPQR32019-11-14 08:46:06.424oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-7TPQR3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:46:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
title Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
spellingShingle Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
Pedro Cardoso Aspahan
Comunicação
Robert Bresson
Cinema
Une femme doulce (Filme)
Bresson, Robert, 1907-
Comunicação de massa
Un condamné à mort s'est echappe, ou, Le vent souffle où il vent (Filme)
Cinema
title_short Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
title_full Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
title_fullStr Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
title_full_unstemmed Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
title_sort Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson
author Pedro Cardoso Aspahan
author_facet Pedro Cardoso Aspahan
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cesar Geraldo Guimaraes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cristian da Silva Borges
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mário Alves Coutinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Cardoso Aspahan
contributor_str_mv Cesar Geraldo Guimaraes
Cristian da Silva Borges
Mário Alves Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Robert Bresson
Cinema
topic Comunicação
Robert Bresson
Cinema
Une femme doulce (Filme)
Bresson, Robert, 1907-
Comunicação de massa
Un condamné à mort s'est echappe, ou, Le vent souffle où il vent (Filme)
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Une femme doulce (Filme)
Bresson, Robert, 1907-
Comunicação de massa
Un condamné à mort s'est echappe, ou, Le vent souffle où il vent (Filme)
Cinema
description O trabalho analisa a relação entre a escritura fílmica e o lugar do espectador na obra de Robert Bresson a partir de dois de seus filmes (Un condamné à mort sest échappé ou Le vent souffle où il veut, Um condenado à morte escapou ou O vento sopra onde quer, 1956 e Une femme doulce, Uma criatura dócil, 1969). Busca-se, então, compreender de que maneira, através da sua materialidade expressiva, os filmes reivindicam do espectador modos de olhar e de escutar, lançando mão de um princípio de não redundância entre o visual e o sonoro, que produz, no espectador, uma reflexão ativa sobre a sua própria experiência dos filmes. Em Um condenado à morte escapou, a análise se direciona especialmente à composição sonora do filme (dos ruídos acusmáticos e diretos aos silêncios, da voz à música) buscando apoio no pensamento musical de Pierre Schaeffer e Michel Chion para compreender as implicações da composição sonora na sua relação com a escuta do filme e com a situação do personagem que se encontra preso. Já em Uma criatura dócil, a análise se concentra nas operações das imagens, tendo a figura do mise en abyme como um dos elementos centrais no processo de composição visual. Desse modo, o trabalho buscou algumas das principais referências apontadas pelo filme (de Goethe a Shakespeare, de Manet à pintura holandesa do século XVII), e utilizou a pintura como um importante operador de leitura.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T09:56:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T09:56:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3
url http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQR3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-7TPQR3/1/dissertacao_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-7TPQR3/2/dissertacao_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f94df3fa62b9411c5c0f0ee9646a0a8f
509e457c5ca93d54e3d47cfd827fc558
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589156943691776