A avaliação institucional e o conselho escolar como instrumento para sua implementação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNWQ |
Resumo: | O referido Trabalho de Conclusão de Curso discute o processo de avaliação institucional, responsável por auxiliar na identificação dos problemas que interferem na aprendizagem dos alunos e na instituição como um todo. A temática é fruto de uma demanda criada na elaboração do Projeto Político- Pedagógico da escola investigada, na qual se pretendia ampliar o processo avaliativo utilizado na escola. Sendo assim, a presente pesquisa busca fornecer subsídios teóricos que auxiliem na implementação de uma avaliação institucional democrática. A bibliografia consultada ressalta a importância da avaliação institucional para o planejamento e execução dos objetivos estabelecidos pela escola, e destaca o Conselho Escolar como um mecanismo eficaz de sua realilzação. Entretanto a escola investigada encontra carências na implementação do Conselho Escolar, pois não possui autonomia para executar o seu papel institucional de uma forma democrática; a mesma não tem autonomia decisória, tampouco ação participativa com relação à escolha do gestor escolar, designação de funcionários e compra de materiais, as quais cabem apenas ao poder executivo, cabendo à escola somente o poder de decisão no que se refere ao espaço interno da mesma, obedecendo ao comando da Secretaria Municipal de Educação. |
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A avaliação institucional e o conselho escolar como instrumento para sua implementaçãoGestão democráticaConselho escolarProjeto Político PedagógicoAvaliação institucionalAvaliação educacional Escolas Organização e administraçãoO referido Trabalho de Conclusão de Curso discute o processo de avaliação institucional, responsável por auxiliar na identificação dos problemas que interferem na aprendizagem dos alunos e na instituição como um todo. A temática é fruto de uma demanda criada na elaboração do Projeto Político- Pedagógico da escola investigada, na qual se pretendia ampliar o processo avaliativo utilizado na escola. Sendo assim, a presente pesquisa busca fornecer subsídios teóricos que auxiliem na implementação de uma avaliação institucional democrática. A bibliografia consultada ressalta a importância da avaliação institucional para o planejamento e execução dos objetivos estabelecidos pela escola, e destaca o Conselho Escolar como um mecanismo eficaz de sua realilzação. Entretanto a escola investigada encontra carências na implementação do Conselho Escolar, pois não possui autonomia para executar o seu papel institucional de uma forma democrática; a mesma não tem autonomia decisória, tampouco ação participativa com relação à escolha do gestor escolar, designação de funcionários e compra de materiais, as quais cabem apenas ao poder executivo, cabendo à escola somente o poder de decisão no que se refere ao espaço interno da mesma, obedecendo ao comando da Secretaria Municipal de Educação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAline Gabrielle PereiraRegina Lucia Fernandes de Freitas2019-08-10T17:54:27Z2019-08-10T17:54:27Z2013-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKNWQinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T14:11:31Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKNWQRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T14:11:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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