Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Henrique Góes Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35602
https://orcid.org/0000-0002-6390-4475
Resumo: A caracterização das condições de acessibilidade se apresenta como uma possibilidade para subsidiar a formulação de políticas urbanas, uma vez que permite que as cidades sejam avaliadas quanto a sua função principal: possibilitar o acesso a oportunidades. Ademais, para além de uma perspectiva normativa, é amplamente reconhecida na literatura a importância das condições de acessibilidade para a conformação das cidades, tendo a sua análise permeado teorias formuladas nos últimos dois séculos com o objetivo de explicar os padrões de desenvolvimento urbano. Embora muitos autores tenham se dedicado ao estudo da acessibilidade e de como as políticas de transporte e uso do solo a impactam, ainda são escassos os trabalhos que tratam dessa temática para cidades do sul global, fato problemático diante das particularidades observadas em seus processos de urbanização. Diante desse contexto, nesta dissertação foi proposta uma abordagem metodológica para a caracterização da acessibilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, considerando as possibilidades de deslocamento pelos modos a pé e automóvel, a localização dos postos de trabalho nos diferentes setores econômicos e a estrutura espacial sociodemográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância da compreensão das particularidades dos padrões de acessibilidade aos postos de trabalho para a formulação de políticas urbanas, uma vez que estes padrões podem variar significativamente a depender dos setores econômicos e dos modos de transporte considerados, impactando de maneira distinta os indivíduos de diferentes estratos socioeconômicos. Por fim, cabe ressaltar que as análises realizadas permitiram caracterizar a estrutura produtiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte à luz dos custos de transportes, o que representa uma contribuição fenomenológica alinhada ao esforço existente para a promoção de políticas integradas para o transporte e o uso do solo.
id UFMG_586d1b61e7c4b04c579f7a985c0724bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35602
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Renata Lúcia Magalhães de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2642488704355833Leandro CardosoAna Márcia Moreira AlvimCamila Soares Henrique Fontenele Garciahttp://lattes.cnpq.br/3232716498370782Paulo Henrique Góes Pinto2021-04-08T19:39:53Z2021-04-08T19:39:53Z2020-03-10http://hdl.handle.net/1843/35602https://orcid.org/0000-0002-6390-4475A caracterização das condições de acessibilidade se apresenta como uma possibilidade para subsidiar a formulação de políticas urbanas, uma vez que permite que as cidades sejam avaliadas quanto a sua função principal: possibilitar o acesso a oportunidades. Ademais, para além de uma perspectiva normativa, é amplamente reconhecida na literatura a importância das condições de acessibilidade para a conformação das cidades, tendo a sua análise permeado teorias formuladas nos últimos dois séculos com o objetivo de explicar os padrões de desenvolvimento urbano. Embora muitos autores tenham se dedicado ao estudo da acessibilidade e de como as políticas de transporte e uso do solo a impactam, ainda são escassos os trabalhos que tratam dessa temática para cidades do sul global, fato problemático diante das particularidades observadas em seus processos de urbanização. Diante desse contexto, nesta dissertação foi proposta uma abordagem metodológica para a caracterização da acessibilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, considerando as possibilidades de deslocamento pelos modos a pé e automóvel, a localização dos postos de trabalho nos diferentes setores econômicos e a estrutura espacial sociodemográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância da compreensão das particularidades dos padrões de acessibilidade aos postos de trabalho para a formulação de políticas urbanas, uma vez que estes padrões podem variar significativamente a depender dos setores econômicos e dos modos de transporte considerados, impactando de maneira distinta os indivíduos de diferentes estratos socioeconômicos. Por fim, cabe ressaltar que as análises realizadas permitiram caracterizar a estrutura produtiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte à luz dos custos de transportes, o que representa uma contribuição fenomenológica alinhada ao esforço existente para a promoção de políticas integradas para o transporte e o uso do solo.The characterization of accessibility conditions represents a possibility for urban policies to be formulated and subsidized. This analysis allows cities to be evaluated in terms of their main function, which is to enable access to opportunities. Furthermore, in addition to a normative perspective, the importance of accessibility for shaping cities is also recognized in the literature, and its analysis has permeated theories in the past two centuries in order to explain the patterns of urban development. Although many authors have dedicated themselves to the study of accessibility and how transport and land use policies impact it, there are still few studies dealing with this theme regarding cities in the global south, which is problematic in view of the particularities observed in their urbanization process. Given this context, this thesis proposes a methodological approach to characterize the accessibility in the metropolitan area of Belo Horizonte, considering walking and car driving as the commute modes and taking into account the location of jobs in different sectors as well as the sociodemographic spatial structure. The results obtained highlight the importance of understanding the peculiarities of the work accessibility patterns in order to formulate urban policies, since these patterns may vary depending on the economic sectors analysed and the modes of transport considered, impacting differently the various socioeconomic strata. Finally, it is worth noting that the analysis carried out allows us to characterize the productive structure in the Belo Horizonte metropolitan area in the light of transport costs, which represents a phenomenological contribution in line with the existing effort to promote integrated policies for transport and land use.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesAcessibilidadeBelo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)Política urbanaAcessibilidadeEstrutura produtivaDesigualdade socioespacialEstrutura urbanaEstrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo HorizonteProductive structure, transport and inequality : characterization of employment accessibility in the metropolitan area of Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALEstrutura Produtiva, Transporte e Desigualdade_Paulo Henrique Góes Pinto_2020.pdfEstrutura Produtiva, Transporte e Desigualdade_Paulo Henrique Góes Pinto_2020.pdfapplication/pdf7537659https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35602/1/Estrutura%20Produtiva%2c%20Transporte%20e%20Desigualdade_Paulo%20Henrique%20G%c3%b3es%20Pinto_2020.pdf2763aa1ca9d839480a9186ad166575d0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35602/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/356022021-04-08 16:39:53.991oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-04-08T19:39:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Productive structure, transport and inequality : characterization of employment accessibility in the metropolitan area of Belo Horizonte
title Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
spellingShingle Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
Paulo Henrique Góes Pinto
Acessibilidade
Estrutura produtiva
Desigualdade socioespacial
Estrutura urbana
Transportes
Acessibilidade
Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Política urbana
title_short Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
title_full Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
title_fullStr Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
title_sort Estrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte
author Paulo Henrique Góes Pinto
author_facet Paulo Henrique Góes Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renata Lúcia Magalhães de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2642488704355833
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leandro Cardoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Márcia Moreira Alvim
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Camila Soares Henrique Fontenele Garcia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3232716498370782
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Henrique Góes Pinto
contributor_str_mv Renata Lúcia Magalhães de Oliveira
Leandro Cardoso
Ana Márcia Moreira Alvim
Camila Soares Henrique Fontenele Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Estrutura produtiva
Desigualdade socioespacial
Estrutura urbana
topic Acessibilidade
Estrutura produtiva
Desigualdade socioespacial
Estrutura urbana
Transportes
Acessibilidade
Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Política urbana
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Acessibilidade
Belo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)
Política urbana
description A caracterização das condições de acessibilidade se apresenta como uma possibilidade para subsidiar a formulação de políticas urbanas, uma vez que permite que as cidades sejam avaliadas quanto a sua função principal: possibilitar o acesso a oportunidades. Ademais, para além de uma perspectiva normativa, é amplamente reconhecida na literatura a importância das condições de acessibilidade para a conformação das cidades, tendo a sua análise permeado teorias formuladas nos últimos dois séculos com o objetivo de explicar os padrões de desenvolvimento urbano. Embora muitos autores tenham se dedicado ao estudo da acessibilidade e de como as políticas de transporte e uso do solo a impactam, ainda são escassos os trabalhos que tratam dessa temática para cidades do sul global, fato problemático diante das particularidades observadas em seus processos de urbanização. Diante desse contexto, nesta dissertação foi proposta uma abordagem metodológica para a caracterização da acessibilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, considerando as possibilidades de deslocamento pelos modos a pé e automóvel, a localização dos postos de trabalho nos diferentes setores econômicos e a estrutura espacial sociodemográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância da compreensão das particularidades dos padrões de acessibilidade aos postos de trabalho para a formulação de políticas urbanas, uma vez que estes padrões podem variar significativamente a depender dos setores econômicos e dos modos de transporte considerados, impactando de maneira distinta os indivíduos de diferentes estratos socioeconômicos. Por fim, cabe ressaltar que as análises realizadas permitiram caracterizar a estrutura produtiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte à luz dos custos de transportes, o que representa uma contribuição fenomenológica alinhada ao esforço existente para a promoção de políticas integradas para o transporte e o uso do solo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-08T19:39:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-08T19:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35602
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6390-4475
url http://hdl.handle.net/1843/35602
https://orcid.org/0000-0002-6390-4475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35602/1/Estrutura%20Produtiva%2c%20Transporte%20e%20Desigualdade_Paulo%20Henrique%20G%c3%b3es%20Pinto_2020.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35602/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2763aa1ca9d839480a9186ad166575d0
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589458816139264