Traços de Belo Horizonte: a contribuição dos caricaturistas para a consolidação do modernismo na cidade moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André Mascarenhas Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VGRO-8M6QTX
Resumo: A proposta central, sob a qual se articula esta dissertação, compreende identificar a relevância dos caricaturistas das décadas de 1920 e 1930 e suas produções artísticas como elementos que influenciaram a configuração do modernismo em Belo Horizonte. Através de uma pesquisa qualitativa, a presente dissertação argumenta como tal corrente artística se disseminou nesta cidade, com maior intensidade, a partir de seu desenvolvimento urbano e industrial. Para compreender o desenvolvimento do modernismo em Belo Horizonte e a sua relação com os caricaturistas, foi necessário resgatar a formação social da cidade que possibilitou compreender a constituição do campo artístico local sobre o qual ditos artistas tentaram ascender. As fontes consultadas foram: periódicos, revistas e jornais, como também uma pesquisa iconográfica baseada em charges e caricaturas. As conclusões obtidas revelam como, nas primeiras décadas do século XX, as produções simbólicas valorizadas pela elite belo-horizontina eram de natureza acadêmica impressionista para, a partir da década de 1920, tornarem-se um embate contra as correntes modernistas. Por conseguinte, constatou-se que o desenvolvimento urbano e industrial da cidade contribuiu não só para a ampliação das atividades da imprensa local, mas também, de forma ideológica, para impulsionar a atuação de um grupo de intelectuais que pregavam pela consolidação do modernismo em Belo Horizonte. Em suma, a reivindicação de uma arte moderna possibilitou maior espaço de ação para os caricaturistas e, consequentemente, a valorização simbólica de suas produções.
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