Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_59bb3af6f64bbefba4c46467fc13212b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9L7HD9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Henrique Augusto Nunes TeixeiraAdriana Ramos Leites Tostes2019-08-12T04:36:00Z2019-08-12T04:36:00Z2014-04-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9L7HD9O objetivo deste trabalho é analisar o quanto e como as práticas educativas dos professores de Artes Visuais das escolas da Rede Municipal de Governador Valadares, avançaram na busca de garantir a Arte como área de conhecimento. Analisando se ocorreram avanços significativos com a obrigatoriedade legal da LDBEN 9394/96, que pela primeira vez obriga nos currículos a Arte como área de conhecimento. Além de verificar nessas práticas se tem grandes influências daAbordagem Triangular de Barbosa (1998) ou de outras bases teóricas emetodológicas. Para entender essas práticas atuais, este estudo contextualizou historicamente a importância da Arte nas relações humanas desde a antiguidade, sua necessidade na construção de identidade de um povo e o quanto se faz necessária para o Brasil na construção da sua identidade com suas raízes diversas, tanto quanto da sua valorização para o desenvolvimento educacional do Brasil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte e educaçãoProfessores FormaçãoArte Estudo e ensinoArtes visuaisContextualização histórica de arteAbordagem TriangularRede Municipal de Ensino de Governador ValadaresArteLei de Diretrizes da Educação NacionalPráticas educativas de arte visual após a LDBEN 9394/96 nas escolas municipais de Governador Valadaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final.pdfapplication/pdf792169https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9L7HD9/1/monografia_final.pdf6b4489d5fda21b24c8786f060905a14eMD51TEXTmonografia_final.pdf.txtmonografia_final.pdf.txtExtracted texttext/plain106364https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9L7HD9/2/monografia_final.pdf.txt5505664bfd141f9282c152c4f317bd91MD521843/BUBD-9L7HD92019-11-14 08:35:39.632oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9L7HD9Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:35:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547508035485696