Especificação formal de jogos de inteligência artificial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliseu César Miguel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JWPHS
Resumo: Desde o surgimento das primeiras pesquisas na área de inteligência artificial, os jogos vêm sendo usados como objeto de estudo. Além de despertar o interesse das pessoas tanto no lazer como no meio acadêmico, os jogos são mecanismos para a aplicação das técnicas de inteligência artificial, que os vê como problemas de difícil solução. Contudo, a formalização das regras que descrevem esses jogos não recebem atenção especial no momento em que o problema é proposto. Geralmente formalizadas em linguagens lógicas ou até mesmo em linguagens naturais, o entendimento das regras dos jogos pode ser vago ou até mesmo ambígüo. As Máquinas de Estado Abstratas (ASM) constituem um conceito expressivo e elegante para modelagem matemática de sistemas dinâmicos discretos. Aplicadas com sucesso em vários tipos de sistemas, as ASM são descritas sob um rigorosoembasamento matemático, o que torna suas especificações mais precisas e confiáveis. Fazendo uso do formalismo das Maquinas de Estado Abstratas(ASM) e suas linguagens de programação, este trabalho descreve uma excelente alternativa para se formalizar, com clareza e rigor matemático, as regras dos jogos de computadorese o comportamento dos agentes inteligentes envolvidos no ambiente desses jogos.
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