Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Vladimir Oliveira Di IorioRoberto da Silva BigonhaAlcione de Paiva OliveiraMaria Luiza D'almeida SanchezMariza Andrade da Silva BigonhaEliseu César Miguel2019-08-13T17:14:29Z2019-08-13T17:14:29Z2004-10-08http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9JWPHSDesde o surgimento das primeiras pesquisas na área de inteligência artificial, os jogos vêm sendo usados como objeto de estudo. Além de despertar o interesse das pessoas tanto no lazer como no meio acadêmico, os jogos são mecanismos para a aplicação das técnicas de inteligência artificial, que os vê como problemas de difícil solução. Contudo, a formalização das regras que descrevem esses jogos não recebem atenção especial no momento em que o problema é proposto. Geralmente formalizadas em linguagens lógicas ou até mesmo em linguagens naturais, o entendimento das regras dos jogos pode ser vago ou até mesmo ambígüo. As Máquinas de Estado Abstratas (ASM) constituem um conceito expressivo e elegante para modelagem matemática de sistemas dinâmicos discretos. Aplicadas com sucesso em vários tipos de sistemas, as ASM são descritas sob um rigorosoembasamento matemático, o que torna suas especificações mais precisas e confiáveis. Fazendo uso do formalismo das Maquinas de Estado Abstratas(ASM) e suas linguagens de programação, este trabalho descreve uma excelente alternativa para se formalizar, com clareza e rigor matemático, as regras dos jogos de computadorese o comportamento dos agentes inteligentes envolvidos no ambiente desses jogos.Computer games are one of the oldest areas of research in Artificial Intelligence. Most people are interested in games just for fun, but they are relevant also for academic purposes. Some games are difficult to be solved. When writing programs that provide a solution for these games, it may be necessary to apply sophisticated Artificial Intelligence techniques. In order to produce correct solutions, it is important to understand exactly the rules of the game. But when a new game is proposed, it is not unusual to present its rules in natural language. This lack of formalizationmay result in difficulties for understanding correctly the rules. Abstract State Machines (ASM) are an expressive and elegant formalization method used in modelling dynamic discrete systems. With semantics rigorously defined, ASM have been applied succesfully on the formalization of several kind of systems. This work shows that ASM is an excellent alternative to give a clear and precise specification of the rules of computer games. Using ASM-based programming languages,examples of formalization of the behaviour of intelligent agents in computer games are presented.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagem de programação (Computadores)Inteligência artificialComputaçãoJogos por computadorMatemática ComputaçãoCiência da computaçãoEspecificação formal de jogos de inteligência artificialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_eliseucesarmiguel.pdfapplication/pdf3329143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9JWPHS/1/dissertacao_eliseucesarmiguel.pdf1c071560183f96bc803309a0fd125859MD51TEXTdissertacao_eliseucesarmiguel.pdf.txtdissertacao_eliseucesarmiguel.pdf.txtExtracted texttext/plain211361https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9JWPHS/2/dissertacao_eliseucesarmiguel.pdf.txtbc24925f226d03ba295ec33e6e73d044MD521843/BUBD-9JWPHS2019-11-14 16:12:39.797oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9JWPHSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:12:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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