Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Isabel Cristina Alves da Silva FradeMaria Zelia Versiani MachadoMaria da Graca Ferreira da Costa ValMaria Aparecida Paiva S dos SantosVivianete Milla de Freitas2019-08-12T11:52:02Z2019-08-12T11:52:02Z2007-09-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855GZVNesta pesquisa objetivamos analisar e explicitar como se apresentam as escritas dos adolescentes, quais suas motivações para escrever no contexto de RPG (Roleplaying Game) e em quais aspectos estas produções favorecem ou não as práticas de leitura e escrita em situações diversas. Procuramos ao longo deste trabalho compreender a estrutura dos jogos de RPG e descrever possíveis situações da leitura e da escrita decorrentes do jogo; analisar e explicitar as escritas dos jovens no contexto de RPG e mapear o universo de leituras preparatórias para a realização dos jogos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que busca a compreensão do objeto a partir da observação direta e da análise das produções singulares de um grupo de sujeitos que participam de contextos socioculturais ligados às práticas do RPG. Nossa metodologia compôs-se de observação de situações de jogo, de entrevistas com um grupo de seis jovens jogadores de RPG, da análise de produções escritas na forma manuscrita por esses jovens e de pesquisa documental de manuais do jogo. Entre os principais referenciais teóricos utilizamos Roger Chartier (1998) que contribui para uma visão mais ampla das mudanças nas práticas de escrita; Carla Viana Coscarelli (2005), Else Martins dos Santos (2005) e Luciana Zenha Cordeiro (2001) que permitem compreender as práticas sociais, escolares e não escolares e as interferências nos modos de leitura e escrita advindos da presença de novas tecnologias; Maria da Graça Costa Val (2004) que oferece um instrumental teórico para análise das características textuais presentes nas produções escritas dos jovens e Sonia Rodrigues (2005), pioneira dos estudos dos jogos de RPG no Brasil. Os resultados indicam que os jogos de RPG se apresentam como campo vasto e variado para produção de narrativas orais e escritas. Os adolescentes encontram muitas motivações para produção escrita através de leituras literárias de RPG e, a partir destas leituras, produzem textos singulares, sob a forma manuscrita tanto de forma individual como coletiva. O universo de leituras desses jovens é vasto, variado e motivador das práticas de leitura, principalmente aquelas cuja finalidade é a preparação para o jogo. Finalmente, as escritas advindas do RPG segundo os jovens, contribuem para a expansão de suas relações sociais.In this research we aim to analyse and to explain how the written of the teenagers reports itself, what are their motivations to write in the context of RPG, (Role playing Games) and in which aspects it favors or not the use of lecture and writing in severe situations. We are looking for along this assignment to understand the structure of the RPG games and to describe possible situations of lecture that comes out from the game. To analyse and to make clear the teenagers written in the RPG context and to map the preparatory lectures for the achievement of the games. The research is qualitative, ethnography and searches the understanding of the object from direct observation and the analysis of the unique productions from a group of subjects that participate in socio cultural contexts linked to the use of RPG. Our methodology consists in the observation in situations of the game, interview with a group of six young players of RPG, and the analysis of the written production by this young players and the documentary research of the game handbook. Among the mainly theorical references, we used Roger Chartin (1998) which contributes for a better view of the changes in the use of the written, Carla viana Coscarelly (2005) Else Martins Dos Santos (2005) e Luciana Zenha Cordeiro (2001) that allows to understand the social manners, from school and not from school and the interferences in the way of lectures and written which comes from the presence of new technologies. Maria da Graça Costa Val (2004) that offers an instrumental theory to analyse the textual characterists presents in the written productions of the teenagers and Sonia Rodrigues (2005) pioneer in the RPG studies in Brazil. The results indicate that the RPG games presents as a large and diverse field for production of oral and written narratives. The teenagers find many reasons to produce written through literary lectures of RPG and from this lectures produce unique texts under the written way such as individual or collective form. The universe of these teenagers lectures is large, diverse and the motive to these practices of lecture. Mainly those which purpose is the preparation for the game. Finally the written that comes from RPG according to the teenagers, contribute for the expansion of their socio relationships.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraJogos educativosProdução de textosLeituraRPGJuventudeCultura escritaProdução de textosLeitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vivianete_.pdfapplication/pdf8809155https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855GZV/1/disserta__o_vivianete_.pdf0e85ee6a0df3153f47649439fe004703MD51TEXTdisserta__o_vivianete_.pdf.txtdisserta__o_vivianete_.pdf.txtExtracted texttext/plain261623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855GZV/2/disserta__o_vivianete_.pdf.txt5061633059f6e479fd5788c8d70c34ebMD521843/FAEC-855GZV2019-11-14 17:44:28.181oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855GZVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:44:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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