Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vivianete Milla de Freitas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855GZV
Resumo: Nesta pesquisa objetivamos analisar e explicitar como se apresentam as escritas dos adolescentes, quais suas motivações para escrever no contexto de RPG (Roleplaying Game) e em quais aspectos estas produções favorecem ou não as práticas de leitura e escrita em situações diversas. Procuramos ao longo deste trabalho compreender a estrutura dos jogos de RPG e descrever possíveis situações da leitura e da escrita decorrentes do jogo; analisar e explicitar as escritas dos jovens no contexto de RPG e mapear o universo de leituras preparatórias para a realização dos jogos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que busca a compreensão do objeto a partir da observação direta e da análise das produções singulares de um grupo de sujeitos que participam de contextos socioculturais ligados às práticas do RPG. Nossa metodologia compôs-se de observação de situações de jogo, de entrevistas com um grupo de seis jovens jogadores de RPG, da análise de produções escritas na forma manuscrita por esses jovens e de pesquisa documental de manuais do jogo. Entre os principais referenciais teóricos utilizamos Roger Chartier (1998) que contribui para uma visão mais ampla das mudanças nas práticas de escrita; Carla Viana Coscarelli (2005), Else Martins dos Santos (2005) e Luciana Zenha Cordeiro (2001) que permitem compreender as práticas sociais, escolares e não escolares e as interferências nos modos de leitura e escrita advindos da presença de novas tecnologias; Maria da Graça Costa Val (2004) que oferece um instrumental teórico para análise das características textuais presentes nas produções escritas dos jovens e Sonia Rodrigues (2005), pioneira dos estudos dos jogos de RPG no Brasil. Os resultados indicam que os jogos de RPG se apresentam como campo vasto e variado para produção de narrativas orais e escritas. Os adolescentes encontram muitas motivações para produção escrita através de leituras literárias de RPG e, a partir destas leituras, produzem textos singulares, sob a forma manuscrita tanto de forma individual como coletiva. O universo de leituras desses jovens é vasto, variado e motivador das práticas de leitura, principalmente aquelas cuja finalidade é a preparação para o jogo. Finalmente, as escritas advindas do RPG segundo os jovens, contribuem para a expansão de suas relações sociais.
id UFMG_5a3e45f1a74c4fa3c19ca488507b8fc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855GZV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isabel Cristina Alves da Silva FradeMaria Zelia Versiani MachadoMaria da Graca Ferreira da Costa ValMaria Aparecida Paiva S dos SantosVivianete Milla de Freitas2019-08-12T11:52:02Z2019-08-12T11:52:02Z2007-09-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855GZVNesta pesquisa objetivamos analisar e explicitar como se apresentam as escritas dos adolescentes, quais suas motivações para escrever no contexto de RPG (Roleplaying Game) e em quais aspectos estas produções favorecem ou não as práticas de leitura e escrita em situações diversas. Procuramos ao longo deste trabalho compreender a estrutura dos jogos de RPG e descrever possíveis situações da leitura e da escrita decorrentes do jogo; analisar e explicitar as escritas dos jovens no contexto de RPG e mapear o universo de leituras preparatórias para a realização dos jogos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que busca a compreensão do objeto a partir da observação direta e da análise das produções singulares de um grupo de sujeitos que participam de contextos socioculturais ligados às práticas do RPG. Nossa metodologia compôs-se de observação de situações de jogo, de entrevistas com um grupo de seis jovens jogadores de RPG, da análise de produções escritas na forma manuscrita por esses jovens e de pesquisa documental de manuais do jogo. Entre os principais referenciais teóricos utilizamos Roger Chartier (1998) que contribui para uma visão mais ampla das mudanças nas práticas de escrita; Carla Viana Coscarelli (2005), Else Martins dos Santos (2005) e Luciana Zenha Cordeiro (2001) que permitem compreender as práticas sociais, escolares e não escolares e as interferências nos modos de leitura e escrita advindos da presença de novas tecnologias; Maria da Graça Costa Val (2004) que oferece um instrumental teórico para análise das características textuais presentes nas produções escritas dos jovens e Sonia Rodrigues (2005), pioneira dos estudos dos jogos de RPG no Brasil. Os resultados indicam que os jogos de RPG se apresentam como campo vasto e variado para produção de narrativas orais e escritas. Os adolescentes encontram muitas motivações para produção escrita através de leituras literárias de RPG e, a partir destas leituras, produzem textos singulares, sob a forma manuscrita tanto de forma individual como coletiva. O universo de leituras desses jovens é vasto, variado e motivador das práticas de leitura, principalmente aquelas cuja finalidade é a preparação para o jogo. Finalmente, as escritas advindas do RPG segundo os jovens, contribuem para a expansão de suas relações sociais.In this research we aim to analyse and to explain how the written of the teenagers reports itself, what are their motivations to write in the context of RPG, (Role playing Games) and in which aspects it favors or not the use of lecture and writing in severe situations. We are looking for along this assignment to understand the structure of the RPG games and to describe possible situations of lecture that comes out from the game. To analyse and to make clear the teenagers written in the RPG context and to map the preparatory lectures for the achievement of the games. The research is qualitative, ethnography and searches the understanding of the object from direct observation and the analysis of the unique productions from a group of subjects that participate in socio cultural contexts linked to the use of RPG. Our methodology consists in the observation in situations of the game, interview with a group of six young players of RPG, and the analysis of the written production by this young players and the documentary research of the game handbook. Among the mainly theorical references, we used Roger Chartin (1998) which contributes for a better view of the changes in the use of the written, Carla viana Coscarelly (2005) Else Martins Dos Santos (2005) e Luciana Zenha Cordeiro (2001) that allows to understand the social manners, from school and not from school and the interferences in the way of lectures and written which comes from the presence of new technologies. Maria da Graça Costa Val (2004) that offers an instrumental theory to analyse the textual characterists presents in the written productions of the teenagers and Sonia Rodrigues (2005) pioneer in the RPG studies in Brazil. The results indicate that the RPG games presents as a large and diverse field for production of oral and written narratives. The teenagers find many reasons to produce written through literary lectures of RPG and from this lectures produce unique texts under the written way such as individual or collective form. The universe of these teenagers lectures is large, diverse and the motive to these practices of lecture. Mainly those which purpose is the preparation for the game. Finally the written that comes from RPG according to the teenagers, contribute for the expansion of their socio relationships.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraJogos educativosProdução de textosLeituraRPGJuventudeCultura escritaProdução de textosLeitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vivianete_.pdfapplication/pdf8809155https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855GZV/1/disserta__o_vivianete_.pdf0e85ee6a0df3153f47649439fe004703MD51TEXTdisserta__o_vivianete_.pdf.txtdisserta__o_vivianete_.pdf.txtExtracted texttext/plain261623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855GZV/2/disserta__o_vivianete_.pdf.txt5061633059f6e479fd5788c8d70c34ebMD521843/FAEC-855GZV2019-11-14 17:44:28.181oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855GZVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:44:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
title Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
spellingShingle Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
Vivianete Milla de Freitas
Leitura
RPG
Juventude
Cultura escrita
Produção de textos
Leitura
Jogos educativos
Produção de textos
title_short Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
title_full Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
title_fullStr Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
title_full_unstemmed Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
title_sort Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)
author Vivianete Milla de Freitas
author_facet Vivianete Milla de Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria da Graca Ferreira da Costa Val
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Vivianete Milla de Freitas
contributor_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Maria Zelia Versiani Machado
Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
RPG
Juventude
Cultura escrita
Produção de textos
topic Leitura
RPG
Juventude
Cultura escrita
Produção de textos
Leitura
Jogos educativos
Produção de textos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Jogos educativos
Produção de textos
description Nesta pesquisa objetivamos analisar e explicitar como se apresentam as escritas dos adolescentes, quais suas motivações para escrever no contexto de RPG (Roleplaying Game) e em quais aspectos estas produções favorecem ou não as práticas de leitura e escrita em situações diversas. Procuramos ao longo deste trabalho compreender a estrutura dos jogos de RPG e descrever possíveis situações da leitura e da escrita decorrentes do jogo; analisar e explicitar as escritas dos jovens no contexto de RPG e mapear o universo de leituras preparatórias para a realização dos jogos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que busca a compreensão do objeto a partir da observação direta e da análise das produções singulares de um grupo de sujeitos que participam de contextos socioculturais ligados às práticas do RPG. Nossa metodologia compôs-se de observação de situações de jogo, de entrevistas com um grupo de seis jovens jogadores de RPG, da análise de produções escritas na forma manuscrita por esses jovens e de pesquisa documental de manuais do jogo. Entre os principais referenciais teóricos utilizamos Roger Chartier (1998) que contribui para uma visão mais ampla das mudanças nas práticas de escrita; Carla Viana Coscarelli (2005), Else Martins dos Santos (2005) e Luciana Zenha Cordeiro (2001) que permitem compreender as práticas sociais, escolares e não escolares e as interferências nos modos de leitura e escrita advindos da presença de novas tecnologias; Maria da Graça Costa Val (2004) que oferece um instrumental teórico para análise das características textuais presentes nas produções escritas dos jovens e Sonia Rodrigues (2005), pioneira dos estudos dos jogos de RPG no Brasil. Os resultados indicam que os jogos de RPG se apresentam como campo vasto e variado para produção de narrativas orais e escritas. Os adolescentes encontram muitas motivações para produção escrita através de leituras literárias de RPG e, a partir destas leituras, produzem textos singulares, sob a forma manuscrita tanto de forma individual como coletiva. O universo de leituras desses jovens é vasto, variado e motivador das práticas de leitura, principalmente aquelas cuja finalidade é a preparação para o jogo. Finalmente, as escritas advindas do RPG segundo os jovens, contribuem para a expansão de suas relações sociais.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T11:52:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T11:52:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855GZV
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855GZV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855GZV/1/disserta__o_vivianete_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855GZV/2/disserta__o_vivianete_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e85ee6a0df3153f47649439fe004703
5061633059f6e479fd5788c8d70c34eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589327235579904