Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanca Sausiri Vargas de Morais
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK
Resumo: O trabalho que se apresenta teve como objetivo geral compreender o lugar do ensino das artes visuais em uma escola de educação infantil, mais especificamente ao observar a prática das Artes Visuais na sala de aula. Justifica-se a escolha do tema pois a criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. O desenvolvimento constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto e de uma pesquisa de observação participante em uma sala de aula do 2º período da Escola Municipal Jandir Clemente da Rocha, localizada no município de Ribeirão das Neves. A atividade realizada possibilitou constatar que a arte é uma disciplina que contribui de forma significativa não apenas para despertar nas crianças noções culturais, valores, signos e significados. Através da arte a criança tem a oportunidade de interagir com seu semelhante trocando experiências e dividindo o mesmo espaço. Percebeu-se que a simples noção de materiais disponíveis na natureza trouxe para as crianças uma grande gama de criação e o resultado das produções artísticas foi diversificado, tendo trabalhos feitos com barro, argila, tintas, plantas, flores, colagem, desenhos dentre outros. Diante da constatação da importância que a arte possui para o desenvolvimento das crianças fica clara a necessidade de maior incentivo e investimentos por parte do governo, tanto para criar uma infra-estrutura compatível e eficaz para o ensino, como para promover cursos de capacitação para os professores.
id UFMG_5b9c6073a134bde630a45198f2b10287
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H7JUK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cecilia Vieira do NascimentoSandro Coelho CostaOsana Maria Soares CoelhoBlanca Sausiri Vargas de Morais2019-08-13T04:59:20Z2019-08-13T04:59:20Z2014-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUKO trabalho que se apresenta teve como objetivo geral compreender o lugar do ensino das artes visuais em uma escola de educação infantil, mais especificamente ao observar a prática das Artes Visuais na sala de aula. Justifica-se a escolha do tema pois a criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. O desenvolvimento constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto e de uma pesquisa de observação participante em uma sala de aula do 2º período da Escola Municipal Jandir Clemente da Rocha, localizada no município de Ribeirão das Neves. A atividade realizada possibilitou constatar que a arte é uma disciplina que contribui de forma significativa não apenas para despertar nas crianças noções culturais, valores, signos e significados. Através da arte a criança tem a oportunidade de interagir com seu semelhante trocando experiências e dividindo o mesmo espaço. Percebeu-se que a simples noção de materiais disponíveis na natureza trouxe para as crianças uma grande gama de criação e o resultado das produções artísticas foi diversificado, tendo trabalhos feitos com barro, argila, tintas, plantas, flores, colagem, desenhos dentre outros. Diante da constatação da importância que a arte possui para o desenvolvimento das crianças fica clara a necessidade de maior incentivo e investimentos por parte do governo, tanto para criar uma infra-estrutura compatível e eficaz para o ensino, como para promover cursos de capacitação para os professores.The work that has had as main objective to understand the place of the teaching of the visual arts in a school of early childhood education, specifically to observe the practice of the visual arts in the classroom. Justifies the choice of the theme for the artistic creation is a requirement of the human need to perceive and understand the representation of human and social reality, and aim to express meanings and collective values. The development consisted of a literature search on the theme and a survey of participant observation in a classroom of 2nd period Jandir Clemente Municipal School of Rock, located in the municipality of Ribeirão das Neves. The activity performed enabled realize that art is a discipline that contributes significantly not only to awaken in children cultural beliefs, values, symbols and meanings. Through art children have the opportunity to interact with his fellow exchanging experiences and sharing the same space. It was noticed that the simple notion of materials available in nature for children brought a great range of creation and results of artistic production was diversified , with works made with mud, clay, paints, plants, flowers, collage, drawings, among others. Faced with the realization of the importance that art has for the development of children is a clear need for greater incentives and investments by the government, both to create an infrastructure compatible and effective for teaching and to promote training courses for teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoArtes plásticas  TeseEducação pre-escolarArte Estudo e ensinoArtes visuaisEducação infantilEducação artísticaArtes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_cd.pdfapplication/pdf4897453https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/1/monografia_cd.pdfa5d447436e2a88017cb86ae839ef9e3dMD51TEXTmonografia_cd.pdf.txtmonografia_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain57648https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/2/monografia_cd.pdf.txte27956e541e3ed9416b489de6b54b7d1MD521843/BUBD-9H7JUK2019-11-14 21:17:07.74oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H7JUKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:17:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
title Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
spellingShingle Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
Blanca Sausiri Vargas de Morais
Artes visuais
Educação infantil
Educação artística
Educação
Artes plásticas  Tese
Educação pre-escolar
Arte Estudo e ensino
title_short Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
title_full Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
title_fullStr Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
title_full_unstemmed Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
title_sort Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
author Blanca Sausiri Vargas de Morais
author_facet Blanca Sausiri Vargas de Morais
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cecilia Vieira do Nascimento
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sandro Coelho Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Osana Maria Soares Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanca Sausiri Vargas de Morais
contributor_str_mv Cecilia Vieira do Nascimento
Sandro Coelho Costa
Osana Maria Soares Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Educação infantil
Educação artística
topic Artes visuais
Educação infantil
Educação artística
Educação
Artes plásticas  Tese
Educação pre-escolar
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Artes plásticas  Tese
Educação pre-escolar
Arte Estudo e ensino
description O trabalho que se apresenta teve como objetivo geral compreender o lugar do ensino das artes visuais em uma escola de educação infantil, mais especificamente ao observar a prática das Artes Visuais na sala de aula. Justifica-se a escolha do tema pois a criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. O desenvolvimento constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto e de uma pesquisa de observação participante em uma sala de aula do 2º período da Escola Municipal Jandir Clemente da Rocha, localizada no município de Ribeirão das Neves. A atividade realizada possibilitou constatar que a arte é uma disciplina que contribui de forma significativa não apenas para despertar nas crianças noções culturais, valores, signos e significados. Através da arte a criança tem a oportunidade de interagir com seu semelhante trocando experiências e dividindo o mesmo espaço. Percebeu-se que a simples noção de materiais disponíveis na natureza trouxe para as crianças uma grande gama de criação e o resultado das produções artísticas foi diversificado, tendo trabalhos feitos com barro, argila, tintas, plantas, flores, colagem, desenhos dentre outros. Diante da constatação da importância que a arte possui para o desenvolvimento das crianças fica clara a necessidade de maior incentivo e investimentos por parte do governo, tanto para criar uma infra-estrutura compatível e eficaz para o ensino, como para promover cursos de capacitação para os professores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T04:59:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T04:59:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/1/monografia_cd.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/2/monografia_cd.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a5d447436e2a88017cb86ae839ef9e3d
e27956e541e3ed9416b489de6b54b7d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676922547077120