Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK |
Resumo: | O trabalho que se apresenta teve como objetivo geral compreender o lugar do ensino das artes visuais em uma escola de educação infantil, mais especificamente ao observar a prática das Artes Visuais na sala de aula. Justifica-se a escolha do tema pois a criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. O desenvolvimento constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto e de uma pesquisa de observação participante em uma sala de aula do 2º período da Escola Municipal Jandir Clemente da Rocha, localizada no município de Ribeirão das Neves. A atividade realizada possibilitou constatar que a arte é uma disciplina que contribui de forma significativa não apenas para despertar nas crianças noções culturais, valores, signos e significados. Através da arte a criança tem a oportunidade de interagir com seu semelhante trocando experiências e dividindo o mesmo espaço. Percebeu-se que a simples noção de materiais disponíveis na natureza trouxe para as crianças uma grande gama de criação e o resultado das produções artísticas foi diversificado, tendo trabalhos feitos com barro, argila, tintas, plantas, flores, colagem, desenhos dentre outros. Diante da constatação da importância que a arte possui para o desenvolvimento das crianças fica clara a necessidade de maior incentivo e investimentos por parte do governo, tanto para criar uma infra-estrutura compatível e eficaz para o ensino, como para promover cursos de capacitação para os professores. |
id |
UFMG_5b9c6073a134bde630a45198f2b10287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H7JUK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cecilia Vieira do NascimentoSandro Coelho CostaOsana Maria Soares CoelhoBlanca Sausiri Vargas de Morais2019-08-13T04:59:20Z2019-08-13T04:59:20Z2014-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUKO trabalho que se apresenta teve como objetivo geral compreender o lugar do ensino das artes visuais em uma escola de educação infantil, mais especificamente ao observar a prática das Artes Visuais na sala de aula. Justifica-se a escolha do tema pois a criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. O desenvolvimento constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto e de uma pesquisa de observação participante em uma sala de aula do 2º período da Escola Municipal Jandir Clemente da Rocha, localizada no município de Ribeirão das Neves. A atividade realizada possibilitou constatar que a arte é uma disciplina que contribui de forma significativa não apenas para despertar nas crianças noções culturais, valores, signos e significados. Através da arte a criança tem a oportunidade de interagir com seu semelhante trocando experiências e dividindo o mesmo espaço. Percebeu-se que a simples noção de materiais disponíveis na natureza trouxe para as crianças uma grande gama de criação e o resultado das produções artísticas foi diversificado, tendo trabalhos feitos com barro, argila, tintas, plantas, flores, colagem, desenhos dentre outros. Diante da constatação da importância que a arte possui para o desenvolvimento das crianças fica clara a necessidade de maior incentivo e investimentos por parte do governo, tanto para criar uma infra-estrutura compatível e eficaz para o ensino, como para promover cursos de capacitação para os professores.The work that has had as main objective to understand the place of the teaching of the visual arts in a school of early childhood education, specifically to observe the practice of the visual arts in the classroom. Justifies the choice of the theme for the artistic creation is a requirement of the human need to perceive and understand the representation of human and social reality, and aim to express meanings and collective values. The development consisted of a literature search on the theme and a survey of participant observation in a classroom of 2nd period Jandir Clemente Municipal School of Rock, located in the municipality of Ribeirão das Neves. The activity performed enabled realize that art is a discipline that contributes significantly not only to awaken in children cultural beliefs, values, symbols and meanings. Through art children have the opportunity to interact with his fellow exchanging experiences and sharing the same space. It was noticed that the simple notion of materials available in nature for children brought a great range of creation and results of artistic production was diversified , with works made with mud, clay, paints, plants, flowers, collage, drawings, among others. Faced with the realization of the importance that art has for the development of children is a clear need for greater incentives and investments by the government, both to create an infrastructure compatible and effective for teaching and to promote training courses for teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoArtes plásticas TeseEducação pre-escolarArte Estudo e ensinoArtes visuaisEducação infantilEducação artísticaArtes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_cd.pdfapplication/pdf4897453https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/1/monografia_cd.pdfa5d447436e2a88017cb86ae839ef9e3dMD51TEXTmonografia_cd.pdf.txtmonografia_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain57648https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/2/monografia_cd.pdf.txte27956e541e3ed9416b489de6b54b7d1MD521843/BUBD-9H7JUK2019-11-14 21:17:07.74oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9H7JUKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:17:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil |
title |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil |
spellingShingle |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil Blanca Sausiri Vargas de Morais Artes visuais Educação infantil Educação artística Educação Artes plásticas Tese Educação pre-escolar Arte Estudo e ensino |
title_short |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil |
title_full |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil |
title_fullStr |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil |
title_sort |
Artes plásticas: teoria x práticas pedagógicas na educação infantil |
author |
Blanca Sausiri Vargas de Morais |
author_facet |
Blanca Sausiri Vargas de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cecilia Vieira do Nascimento |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sandro Coelho Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Osana Maria Soares Coelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blanca Sausiri Vargas de Morais |
contributor_str_mv |
Cecilia Vieira do Nascimento Sandro Coelho Costa Osana Maria Soares Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Educação infantil Educação artística |
topic |
Artes visuais Educação infantil Educação artística Educação Artes plásticas Tese Educação pre-escolar Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Artes plásticas Tese Educação pre-escolar Arte Estudo e ensino |
description |
O trabalho que se apresenta teve como objetivo geral compreender o lugar do ensino das artes visuais em uma escola de educação infantil, mais especificamente ao observar a prática das Artes Visuais na sala de aula. Justifica-se a escolha do tema pois a criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. O desenvolvimento constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto e de uma pesquisa de observação participante em uma sala de aula do 2º período da Escola Municipal Jandir Clemente da Rocha, localizada no município de Ribeirão das Neves. A atividade realizada possibilitou constatar que a arte é uma disciplina que contribui de forma significativa não apenas para despertar nas crianças noções culturais, valores, signos e significados. Através da arte a criança tem a oportunidade de interagir com seu semelhante trocando experiências e dividindo o mesmo espaço. Percebeu-se que a simples noção de materiais disponíveis na natureza trouxe para as crianças uma grande gama de criação e o resultado das produções artísticas foi diversificado, tendo trabalhos feitos com barro, argila, tintas, plantas, flores, colagem, desenhos dentre outros. Diante da constatação da importância que a arte possui para o desenvolvimento das crianças fica clara a necessidade de maior incentivo e investimentos por parte do governo, tanto para criar uma infra-estrutura compatível e eficaz para o ensino, como para promover cursos de capacitação para os professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T04:59:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T04:59:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9H7JUK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/1/monografia_cd.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9H7JUK/2/monografia_cd.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a5d447436e2a88017cb86ae839ef9e3d e27956e541e3ed9416b489de6b54b7d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589426525241344 |