Oswaldo de Souza: uma abordagem semiológico musical de suas canções à performance da canção de câmara brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: John Kennedy Pereira de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AV4LQM
Resumo: A partir da abordagem semiológico musical e de aspectos da fenomenologia nossa pesquisa aborda as canções de Oswaldo de Souza (1904-1995) visando auxiliar em escolhas para sua performance, considerando a percepção de possíveis diálogos que a obra pode estabelecer com o intérprete e com o público. O objetivo principal desta pesquisa é, pois, apontar meios que auxiliem o intérprete musical a reconhecer e compreender os significados que permeiam a canção de câmara brasileira, em especial a de cunho regionalista, em suas múltiplas interações à construção de sentido, visando à sua performance atualizada. O trabalho considera que tal compreensão possa conduzir ao êxito da performance e à valorização deste gênero musical vocal camerístico. Com o objetivo de estudarmos as obras a partir da semiologia musical escolhemos, como corpus de estudo, um conjunto selecionado de 16 canções de Oswaldo de Souza a serem performadas e, dentre essas, quatro ao estudo sob os parâmetros da concepção semiológica tripartite de Jean Molino e Jean-Jacques Nattiez e de proposições da fenomenologia de Gaston Bachelard. A partir da observação analítica de tais obras, segundo suas dimensões poiética, imanente e estésica, assim como a partir de respostas expressas numa entrevista estruturada na qual os participantes escutaram uma seleção de um conjunto de canções de câmara brasileira de cunho regionalista, buscou-se explorar e estabelecer possíveis diálogos com o público e o intérprete brasileiro contemporâneo à compreensão atual, difusão e pervivencia da obra. Também abordamos as canções no que se refere às relações entre poema e música, extraindo desta abordagem indicações interpretativas baseadas nas características relacionadas ao telúrico a que o compositor se reporta em seu processo poiético. Finalizamos nossa tese defendendo a dimensão estésica da semiologia musical desenvolvida por Jean-Jacques Nattiez como parâmetro contemporâneo à performance a partir do qual podemos obter uma série de respostas às questões interpretativas atuais e aos ideais imagéticos apontados pelo público contemporâneo, na dinâmica constante da sobrevivência destas obras musicais no percurso do tempo.
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O trabalho considera que tal compreensão possa conduzir ao êxito da performance e à valorização deste gênero musical vocal camerístico. Com o objetivo de estudarmos as obras a partir da semiologia musical escolhemos, como corpus de estudo, um conjunto selecionado de 16 canções de Oswaldo de Souza a serem performadas e, dentre essas, quatro ao estudo sob os parâmetros da concepção semiológica tripartite de Jean Molino e Jean-Jacques Nattiez e de proposições da fenomenologia de Gaston Bachelard. A partir da observação analítica de tais obras, segundo suas dimensões poiética, imanente e estésica, assim como a partir de respostas expressas numa entrevista estruturada na qual os participantes escutaram uma seleção de um conjunto de canções de câmara brasileira de cunho regionalista, buscou-se explorar e estabelecer possíveis diálogos com o público e o intérprete brasileiro contemporâneo à compreensão atual, difusão e pervivencia da obra. Também abordamos as canções no que se refere às relações entre poema e música, extraindo desta abordagem indicações interpretativas baseadas nas características relacionadas ao telúrico a que o compositor se reporta em seu processo poiético. Finalizamos nossa tese defendendo a dimensão estésica da semiologia musical desenvolvida por Jean-Jacques Nattiez como parâmetro contemporâneo à performance a partir do qual podemos obter uma série de respostas às questões interpretativas atuais e aos ideais imagéticos apontados pelo público contemporâneo, na dinâmica constante da sobrevivência destas obras musicais no percurso do tempo.Based on the semiological musical approach and aspects of phenomenology, our research deals with the Oswaldo de Souza (1904-1995) songs and aims to help in choices for performance based on the perception of possible dialogues that the work can establish with the interpreter and with the audience. The main objective of this research is, therefore, to point out ways that help the musical interpreter to recognize and understand the meanings that permeate the Brazilian chamber song, especially the regional one, in its multiple interactions for the construction of meaning, aiming at its updated performance. The work considers that such an understanding can lead to a successful performance and to the appreciation of this vocal chamber music genre. In order to study the works from the point of view of the musical semiology, we chose, as corpus for the study, a selected set of 16 songs by Oswaldo de Souza to be performed and, from among these, four to be studied under the parameters of the tripartite semiological conception by Jean Molino and Jean-Jacques Nattiez and propositions by Gaston Bachelard's phenomenology. From the analytical observation of such works, according to their poietic, immanent and aesthetic dimensions, as well as from the esponses expressed in a structured interview in which the participants listened to a selection of a set of Brazilian chamber songs of regional character, it was sought to explore and establish possible dialogues with the audience and the contemporary Brazilian interpreter for the current understanding, diffusion and survival of the work. We also approach the songs regarding the relations between poem and music, drawing from this approach interpretative indications based on the characteristics related to the telluric to which the composer reports in his poietic process. We conclude our thesis by defending the aesthetic dimension of the musical semiology developed by Nattiez as a contemporary parameter for performance from which we can obtain a series of answers to the current interpretative questions and to the imagistic ideals pointed out by the contemporary public in the constant dynamics of the survival of these musical works in the course of time.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSouza, Oswaldo deSemiologia (Música)Performance musicalMusicaMúsica de câmaraOswaldo de SouzaCanção de Câmara BrasileiraPerformanceSemiologia MusicalFenomenologiaOswaldo de Souza: uma abordagem semiológico musical de suas canções à performance da canção de câmara brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de__doutorado_john_de_castro.pdfapplication/pdf5263332https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AV4LQM/1/tese_de__doutorado_john_de_castro.pdf032b1c2736e98c62f645dc6a6f622a97MD51TEXTtese_de__doutorado_john_de_castro.pdf.txttese_de__doutorado_john_de_castro.pdf.txtExtracted texttext/plain583401https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AV4LQM/2/tese_de__doutorado_john_de_castro.pdf.txte0539af3f9ef19e88740ba75ce01e42eMD521843/AAGS-AV4LQM2019-11-14 14:14:21.916oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AV4LQMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:14:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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