Modos de pensamento de adultos em processo de escolarização na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Catharina Mesquita de Noronha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EFF5D
Resumo: Este trabalho visou compreender os modos de pensamento de adultos em processo de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Optou-se pela abordagem metodológica de natureza qualitativa. Utilizou-se o estudo coletivo de casos como estratégia de investigação. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula do ensino fundamental da EJA da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH). O referencial teórico-metodológico que orientou as análises dos dados baseou-se na Psicologia Histórico-Cultural. Buscou-se analisar como e sob quais condições os educandos pensam acerca dos conhecimentos que vivenciaram na prática pedagógica. Pôde-se reconhecer em cada sujeito pesquisado um ator social protagonista de sua história, marcada por condições precárias de vida, injustiças e exclusão social. Estes sujeitos expressam, por intermédio de seus modos de pensamento, como construíram e como constroem seus saberes. Observou-se que as bases de seus pensamentos sobre os conhecimentos escolares estão em suas vivências socioculturais, indicando diferentes possibilidades de leitura e interpretação desses conhecimentos. Os casos estudados revelaram que o pensamento expresso por meio de palavras não foi construído de modo isolado da constituição do sujeito histórico-cultural.
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