As abordagem metodológica dos profissionais da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71910
Resumo: Esta monografia, intitulada AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS NA EJA, objetiva contribuir para a investigação das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, foram apresentados relatos do diário de classe, a fim de contextualizar o tema mencionado e de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Fez parte desta pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino – RME – de São Leopoldo. Os estudos passaram pela história da EJA e a contribuição de Paulo Freire na educação popular. A partir da prática de estágio, foi possível desenvolver atividades de aquisição da escrita e da leitura, através de diferentes gêneros literários, possibilitando experiências inovadoras que almejam a uma nova qualidade em EJA, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nas classes da EJA, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
id UFRGS-2_b114f33adb39555aebb071044ed97301
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71910
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Márcia Aparecida Duarte deSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/71910000880055Esta monografia, intitulada AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS NA EJA, objetiva contribuir para a investigação das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, foram apresentados relatos do diário de classe, a fim de contextualizar o tema mencionado e de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Fez parte desta pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino – RME – de São Leopoldo. Os estudos passaram pela história da EJA e a contribuição de Paulo Freire na educação popular. A partir da prática de estágio, foi possível desenvolver atividades de aquisição da escrita e da leitura, através de diferentes gêneros literários, possibilitando experiências inovadoras que almejam a uma nova qualidade em EJA, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nas classes da EJA, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.application/pdfporPrática pedagógicaEducação de jovens e adultosAs abordagem metodológica dos profissionais da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880055.pdf000880055.pdfTexto completoapplication/pdf1070455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/1/000880055.pdf2f1214620822ab1a7d44d6b92ac564a3MD51TEXT000880055.pdf.txt000880055.pdf.txtExtracted Texttext/plain39735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/2/000880055.pdf.txt9284601bdb4d402dc9cd939812ff2b19MD52THUMBNAIL000880055.pdf.jpg000880055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/3/000880055.pdf.jpgee9234e83c2fc45e780b6fbaf82f3860MD5310183/719102023-01-25 06:05:15.189405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-25T08:05:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
title As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
spellingShingle As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de
Prática pedagógica
Educação de jovens e adultos
title_short As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
title_full As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
title_fullStr As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
title_full_unstemmed As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
title_sort As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
author Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de
author_facet Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
contributor_str_mv Souza, Gláucia Regina Raposo de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação de jovens e adultos
topic Prática pedagógica
Educação de jovens e adultos
description Esta monografia, intitulada AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS NA EJA, objetiva contribuir para a investigação das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, foram apresentados relatos do diário de classe, a fim de contextualizar o tema mencionado e de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Fez parte desta pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino – RME – de São Leopoldo. Os estudos passaram pela história da EJA e a contribuição de Paulo Freire na educação popular. A partir da prática de estágio, foi possível desenvolver atividades de aquisição da escrita e da leitura, através de diferentes gêneros literários, possibilitando experiências inovadoras que almejam a uma nova qualidade em EJA, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nas classes da EJA, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T01:48:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71910
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880055
url http://hdl.handle.net/10183/71910
identifier_str_mv 000880055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/1/000880055.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/2/000880055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/3/000880055.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f1214620822ab1a7d44d6b92ac564a3
9284601bdb4d402dc9cd939812ff2b19
ee9234e83c2fc45e780b6fbaf82f3860
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447579914240