As abordagem metodológica dos profissionais da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71910 |
Resumo: | Esta monografia, intitulada AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS NA EJA, objetiva contribuir para a investigação das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, foram apresentados relatos do diário de classe, a fim de contextualizar o tema mencionado e de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Fez parte desta pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino – RME – de São Leopoldo. Os estudos passaram pela história da EJA e a contribuição de Paulo Freire na educação popular. A partir da prática de estágio, foi possível desenvolver atividades de aquisição da escrita e da leitura, através de diferentes gêneros literários, possibilitando experiências inovadoras que almejam a uma nova qualidade em EJA, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nas classes da EJA, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. |
id |
UFRGS-2_b114f33adb39555aebb071044ed97301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71910 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Márcia Aparecida Duarte deSouza, Gláucia Regina Raposo de2013-05-24T01:48:23Z2010http://hdl.handle.net/10183/71910000880055Esta monografia, intitulada AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS NA EJA, objetiva contribuir para a investigação das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, foram apresentados relatos do diário de classe, a fim de contextualizar o tema mencionado e de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Fez parte desta pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino – RME – de São Leopoldo. Os estudos passaram pela história da EJA e a contribuição de Paulo Freire na educação popular. A partir da prática de estágio, foi possível desenvolver atividades de aquisição da escrita e da leitura, através de diferentes gêneros literários, possibilitando experiências inovadoras que almejam a uma nova qualidade em EJA, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nas classes da EJA, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.application/pdfporPrática pedagógicaEducação de jovens e adultosAs abordagem metodológica dos profissionais da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880055.pdf000880055.pdfTexto completoapplication/pdf1070455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/1/000880055.pdf2f1214620822ab1a7d44d6b92ac564a3MD51TEXT000880055.pdf.txt000880055.pdf.txtExtracted Texttext/plain39735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/2/000880055.pdf.txt9284601bdb4d402dc9cd939812ff2b19MD52THUMBNAIL000880055.pdf.jpg000880055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/3/000880055.pdf.jpgee9234e83c2fc45e780b6fbaf82f3860MD5310183/719102023-01-25 06:05:15.189405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-25T08:05:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA |
title |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA |
spellingShingle |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de Prática pedagógica Educação de jovens e adultos |
title_short |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA |
title_full |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA |
title_fullStr |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA |
title_full_unstemmed |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA |
title_sort |
As abordagem metodológica dos profissionais da EJA |
author |
Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de |
author_facet |
Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Márcia Aparecida Duarte de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
contributor_str_mv |
Souza, Gláucia Regina Raposo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação de jovens e adultos |
topic |
Prática pedagógica Educação de jovens e adultos |
description |
Esta monografia, intitulada AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS NA EJA, objetiva contribuir para a investigação das práticas pedagógicas utilizadas no ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, foram apresentados relatos do diário de classe, a fim de contextualizar o tema mencionado e de verificar sua adequação ao contexto dos alunos. Fez parte desta pesquisa uma escola da Rede Municipal de Ensino – RME – de São Leopoldo. Os estudos passaram pela história da EJA e a contribuição de Paulo Freire na educação popular. A partir da prática de estágio, foi possível desenvolver atividades de aquisição da escrita e da leitura, através de diferentes gêneros literários, possibilitando experiências inovadoras que almejam a uma nova qualidade em EJA, tendo como ponto fundamental o respeito à cultura dos sujeitos. Portanto, esse estudo contribuirá para um repensar do educador que atua nas classes da EJA, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, para que ajude na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T01:48:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71910 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880055 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71910 |
identifier_str_mv |
000880055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/1/000880055.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/2/000880055.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71910/3/000880055.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f1214620822ab1a7d44d6b92ac564a3 9284601bdb4d402dc9cd939812ff2b19 ee9234e83c2fc45e780b6fbaf82f3860 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107594616832 |