A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69 |
Resumo: | O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem corno objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole. integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Para a construção de nosso objeto de estudo e a análise dos dados, utilizamos como referenciais teóricos, por um lado, os trabalhos Pierre Bourdieu e Basil Bernstein e, por outro, aqueles que tratam mais especificamente da dinâmica de escolha do estabelecimento de ensino para os filhos no contexto das camadas médias, em especial. aqueles que abordam a opção de famílias por estabelecimentos de ensino não "tradicionais". Como procedimento metodológico principal, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 27 famílias e 04 docentes das escolas Waldorf investigadas; além disso. analisamos, secundariamente, alguns dados do boletim informativo publicado por urna delas. Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de urna forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a "cultura" dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também. sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas. sobretudo. por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita. |
id |
UFMG_5c866617ad128656c58f368f80e85c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83UK69 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Jose Braga VianaAntonio Augusto Gomes BatistaAndrea Moura de Souza AguiarJuliana da Silva Sardinha Pinto2019-08-14T08:45:17Z2019-08-14T08:45:17Z2009-08-31http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem corno objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole. integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Para a construção de nosso objeto de estudo e a análise dos dados, utilizamos como referenciais teóricos, por um lado, os trabalhos Pierre Bourdieu e Basil Bernstein e, por outro, aqueles que tratam mais especificamente da dinâmica de escolha do estabelecimento de ensino para os filhos no contexto das camadas médias, em especial. aqueles que abordam a opção de famílias por estabelecimentos de ensino não "tradicionais". Como procedimento metodológico principal, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 27 famílias e 04 docentes das escolas Waldorf investigadas; além disso. analisamos, secundariamente, alguns dados do boletim informativo publicado por urna delas. Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de urna forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a "cultura" dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também. sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas. sobretudo. por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita.This study is situated in the field of Sociology of Education and has the objective to identify and analyze the motivations, objectives and strategies used in the choice process of middle class families that opted to school their children, fully or partially, in one (or more) of the three Waldorf schools in Belo Horizonte and metropolitan region. To build our object and analyze our data, we used as theoretical references, the works of Pierre Bourdieu and Basil Bernstein, as well as those that deal, more specifically, with the dynamics of school choice in the middle class context, specially the ones that approach the family option for non-traditional schools. As our main method of research we conducted semi-structured interviews with 27 families and 4 teachers of the Waldorf schools investigated; additionally, we analyzed some data from the schools newsletters. The theory has already pointed to the existence of a close relation between the lifestyle of middle class families and the schools chosen by them. Our empirical data showed that the family habitus of our subjects are significantly synchronized with the Waldorfs pedagogy position, and, consequently, their choice for those schools. Our study shows that the culture of those schools have a strong influence not only on the habitus of the social actors involved, but also, on the relation family-school that is established in this context. We conclude that the choice strategies developed by these families are mainly influenced by their social and cultural capital. Apart from that, they appear to be extremely mobilized, not only regarding the process of school choice, but also in relation to their childrens schooling experience.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalEducaçãoAmbiente de sala de aulaAmbiente escolarEscolas Aspectos sociológicosEscolha de estabelecimento de ensinoCamadas médiasRelação familia escolaA escolha de escolas Wardof por familias de camadas médiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpag_iniciais_corrigidas.pdfapplication/pdf24099https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/1/pag_iniciais_corrigidas.pdfea5f41ba33eb73fdc598ca816bfe4c5fMD51juliana_disserta_ao.pdfapplication/pdf790809https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/2/juliana_disserta_ao.pdf3f5ebdb933eb8a7d8bf43dbe878612cdMD52TEXTpag_iniciais_corrigidas.pdf.txtpag_iniciais_corrigidas.pdf.txtExtracted texttext/plain16308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/3/pag_iniciais_corrigidas.pdf.txt705d9d14fb0d3863a1e87522d6844202MD53juliana_disserta_ao.pdf.txtjuliana_disserta_ao.pdf.txtExtracted texttext/plain282909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/4/juliana_disserta_ao.pdf.txtffb3f83c1515cbffa2f3c05d02af6123MD541843/FAEC-83UK692019-11-14 16:07:09.639oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83UK69Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:07:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias |
title |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias |
spellingShingle |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias Juliana da Silva Sardinha Pinto Escolha de estabelecimento de ensino Camadas médias Relação familia escola Sociologia educacional Educação Ambiente de sala de aula Ambiente escolar Escolas Aspectos sociológicos |
title_short |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias |
title_full |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias |
title_fullStr |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias |
title_full_unstemmed |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias |
title_sort |
A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias |
author |
Juliana da Silva Sardinha Pinto |
author_facet |
Juliana da Silva Sardinha Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Jose Braga Viana |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonio Augusto Gomes Batista |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andrea Moura de Souza Aguiar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana da Silva Sardinha Pinto |
contributor_str_mv |
Maria Jose Braga Viana Antonio Augusto Gomes Batista Andrea Moura de Souza Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolha de estabelecimento de ensino Camadas médias Relação familia escola |
topic |
Escolha de estabelecimento de ensino Camadas médias Relação familia escola Sociologia educacional Educação Ambiente de sala de aula Ambiente escolar Escolas Aspectos sociológicos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia educacional Educação Ambiente de sala de aula Ambiente escolar Escolas Aspectos sociológicos |
description |
O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem corno objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole. integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Para a construção de nosso objeto de estudo e a análise dos dados, utilizamos como referenciais teóricos, por um lado, os trabalhos Pierre Bourdieu e Basil Bernstein e, por outro, aqueles que tratam mais especificamente da dinâmica de escolha do estabelecimento de ensino para os filhos no contexto das camadas médias, em especial. aqueles que abordam a opção de famílias por estabelecimentos de ensino não "tradicionais". Como procedimento metodológico principal, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 27 famílias e 04 docentes das escolas Waldorf investigadas; além disso. analisamos, secundariamente, alguns dados do boletim informativo publicado por urna delas. Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de urna forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a "cultura" dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também. sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas. sobretudo. por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T08:45:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T08:45:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/1/pag_iniciais_corrigidas.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/2/juliana_disserta_ao.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/3/pag_iniciais_corrigidas.pdf.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/4/juliana_disserta_ao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea5f41ba33eb73fdc598ca816bfe4c5f 3f5ebdb933eb8a7d8bf43dbe878612cd 705d9d14fb0d3863a1e87522d6844202 ffb3f83c1515cbffa2f3c05d02af6123 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589524920467456 |