A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana da Silva Sardinha Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69
Resumo: O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem corno objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole. integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Para a construção de nosso objeto de estudo e a análise dos dados, utilizamos como referenciais teóricos, por um lado, os trabalhos Pierre Bourdieu e Basil Bernstein e, por outro, aqueles que tratam mais especificamente da dinâmica de escolha do estabelecimento de ensino para os filhos no contexto das camadas médias, em especial. aqueles que abordam a opção de famílias por estabelecimentos de ensino não "tradicionais". Como procedimento metodológico principal, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 27 famílias e 04 docentes das escolas Waldorf investigadas; além disso. analisamos, secundariamente, alguns dados do boletim informativo publicado por urna delas. Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de urna forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a "cultura" dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também. sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas. sobretudo. por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita.
id UFMG_5c866617ad128656c58f368f80e85c15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83UK69
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Jose Braga VianaAntonio Augusto Gomes BatistaAndrea Moura de Souza AguiarJuliana da Silva Sardinha Pinto2019-08-14T08:45:17Z2019-08-14T08:45:17Z2009-08-31http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem corno objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole. integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Para a construção de nosso objeto de estudo e a análise dos dados, utilizamos como referenciais teóricos, por um lado, os trabalhos Pierre Bourdieu e Basil Bernstein e, por outro, aqueles que tratam mais especificamente da dinâmica de escolha do estabelecimento de ensino para os filhos no contexto das camadas médias, em especial. aqueles que abordam a opção de famílias por estabelecimentos de ensino não "tradicionais". Como procedimento metodológico principal, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 27 famílias e 04 docentes das escolas Waldorf investigadas; além disso. analisamos, secundariamente, alguns dados do boletim informativo publicado por urna delas. Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de urna forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a "cultura" dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também. sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas. sobretudo. por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita.This study is situated in the field of Sociology of Education and has the objective to identify and analyze the motivations, objectives and strategies used in the choice process of middle class families that opted to school their children, fully or partially, in one (or more) of the three Waldorf schools in Belo Horizonte and metropolitan region. To build our object and analyze our data, we used as theoretical references, the works of Pierre Bourdieu and Basil Bernstein, as well as those that deal, more specifically, with the dynamics of school choice in the middle class context, specially the ones that approach the family option for non-traditional schools. As our main method of research we conducted semi-structured interviews with 27 families and 4 teachers of the Waldorf schools investigated; additionally, we analyzed some data from the schools newsletters. The theory has already pointed to the existence of a close relation between the lifestyle of middle class families and the schools chosen by them. Our empirical data showed that the family habitus of our subjects are significantly synchronized with the Waldorfs pedagogy position, and, consequently, their choice for those schools. Our study shows that the culture of those schools have a strong influence not only on the habitus of the social actors involved, but also, on the relation family-school that is established in this context. We conclude that the choice strategies developed by these families are mainly influenced by their social and cultural capital. Apart from that, they appear to be extremely mobilized, not only regarding the process of school choice, but also in relation to their childrens schooling experience.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologia educacionalEducaçãoAmbiente de sala de aulaAmbiente escolarEscolas Aspectos sociológicosEscolha de estabelecimento de ensinoCamadas médiasRelação familia escolaA escolha de escolas Wardof por familias de camadas médiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpag_iniciais_corrigidas.pdfapplication/pdf24099https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/1/pag_iniciais_corrigidas.pdfea5f41ba33eb73fdc598ca816bfe4c5fMD51juliana_disserta_ao.pdfapplication/pdf790809https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/2/juliana_disserta_ao.pdf3f5ebdb933eb8a7d8bf43dbe878612cdMD52TEXTpag_iniciais_corrigidas.pdf.txtpag_iniciais_corrigidas.pdf.txtExtracted texttext/plain16308https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/3/pag_iniciais_corrigidas.pdf.txt705d9d14fb0d3863a1e87522d6844202MD53juliana_disserta_ao.pdf.txtjuliana_disserta_ao.pdf.txtExtracted texttext/plain282909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/4/juliana_disserta_ao.pdf.txtffb3f83c1515cbffa2f3c05d02af6123MD541843/FAEC-83UK692019-11-14 16:07:09.639oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83UK69Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:07:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
title A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
spellingShingle A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
Juliana da Silva Sardinha Pinto
Escolha de estabelecimento de ensino
Camadas médias
Relação familia escola
Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Escolas Aspectos sociológicos
title_short A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
title_full A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
title_fullStr A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
title_full_unstemmed A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
title_sort A escolha de escolas Wardof por familias de camadas médias
author Juliana da Silva Sardinha Pinto
author_facet Juliana da Silva Sardinha Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Jose Braga Viana
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Augusto Gomes Batista
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrea Moura de Souza Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana da Silva Sardinha Pinto
contributor_str_mv Maria Jose Braga Viana
Antonio Augusto Gomes Batista
Andrea Moura de Souza Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Escolha de estabelecimento de ensino
Camadas médias
Relação familia escola
topic Escolha de estabelecimento de ensino
Camadas médias
Relação familia escola
Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Escolas Aspectos sociológicos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Escolas Aspectos sociológicos
description O presente estudo insere-se no campo da Sociologia da Educação e tem corno objetivo principal identificar e analisar as motivações, objetivos e estratégias utilizadas no processo de escolha de famílias de camadas médias que optaram por escolarizar sua prole. integral ou parcialmente, em uma (ou mais) das três escolas Waldorf localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. Para a construção de nosso objeto de estudo e a análise dos dados, utilizamos como referenciais teóricos, por um lado, os trabalhos Pierre Bourdieu e Basil Bernstein e, por outro, aqueles que tratam mais especificamente da dinâmica de escolha do estabelecimento de ensino para os filhos no contexto das camadas médias, em especial. aqueles que abordam a opção de famílias por estabelecimentos de ensino não "tradicionais". Como procedimento metodológico principal, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 27 famílias e 04 docentes das escolas Waldorf investigadas; além disso. analisamos, secundariamente, alguns dados do boletim informativo publicado por urna delas. Se nosso aporte teórico já apontava para a existência de urna forte relação de proximidade entre estilo de vida das famílias das camadas médias e os estabelecimentos de ensino eleitos por elas, nossos dados empíricos mostraram que o habitus familiar de nossos sujeitos está em significativa sintonia com a sua posição sobre a pedagogia Waldorf e, conseqüentemente, à sua opção por estas escolas. Nosso estudo aponta ainda que a "cultura" dessas escolas exerce forte influência, não só sobre o habitus dos atores sociais envolvidos, mas também. sobre a relação família-escola que se estabelece neste contexto. Concluímos que as estratégias de escolha dessas famílias são influenciadas. sobretudo. por seu capital social e cultural. Além disso, elas demonstraram estar fortemente mobilizadas, tanto em relação ao processo de escolha da escola, quanto à vivência da escolarização dos filhos, propriamente dita.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T08:45:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T08:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UK69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/1/pag_iniciais_corrigidas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/2/juliana_disserta_ao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/3/pag_iniciais_corrigidas.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83UK69/4/juliana_disserta_ao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ea5f41ba33eb73fdc598ca816bfe4c5f
3f5ebdb933eb8a7d8bf43dbe878612cd
705d9d14fb0d3863a1e87522d6844202
ffb3f83c1515cbffa2f3c05d02af6123
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589524920467456