Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alaídes Pereira da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5037
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.
id UNB_f317bd0f0e91cef7156495a4b3ca0ef8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5037
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aulaSociologia educacionalAmbiente de sala de aulaEducação de criançasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.Este estudo busca entender a qualidade da relação professor-aluno construída por meio do diálogo estabelecido entre uma professora da Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal e seus 25 alunos de 6 anos de idade. A compreensão do problema foi ancorada na perspectiva histórico-cultural e na teoria da dialogia de Bakhtin que aponta o diálogo como base das relações entre os homens. A partir da observação de situações interativas e da convivência com o grupo, procuramos encontrar indícios de uma relação dialógica e ligações entre o diálogo e a qualidade da relação professor-aluno. Destacamos a escuta e a responsividade como categorias para orientar as observações e a análise das situações presenciadas. Ao longo do trabalho de pesquisa e da análise das interações entre a professora e os alunos, concluímos que a qualidade da relação professor-aluno é construída no dia-a-dia por meio das negociações das regras de convivência e dos vínculos afetivos criados entre os sujeitos. O diálogo é uma estratégia necessária para construir um ambiente de bem-estar por meio da escuta ativa e de atitudes responsivas, as quais promovem um envolvimento afetivo sadio e propício à aprendizagem. Desta forma, as regras de convivência e a organização física e social da sala eram resultantes de negociações e acertos feitos entre o grupo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study looks forward to examine the quality of relationship teacher–student through the dialogue established among a teacher of childhood education of public education of Distrito Federal and her 25 six-year-old pupils. The comprehension of the problem was anchored in the historical-cultural’s perspective and the dialogical theory as studied by Bakhtin that indicated the dialogue of the base the relationship’s man. Through the observation of interactive situations and the acquaintance among the group, we searched to find tread marks of a dialogical relationship and connections between the dialogue and the quality of the teacher-student’s relationship. We empathized two categories to orient the observations and analyses of the interactive situations: the listening and the responsive. Through the work of research and analyses of the interactions among the teacher and the students we concluded that the quality of the relationship between teacher-student was built diary through the negotiations of roles and affective vinculums established among the people. The dialogue is a necessary strategy to construct an environment of welfare through the active listening and responsive attitudes, which promote an affective involvement, necessary to the learning process. In this way, the acquaintance’s roles and the social physic organization of classroom was resultants of negotiations and make treaties done between the group.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSousa, Maria de Fátima Guerra deSilva, Alaídes Pereira da2010-06-18T12:11:21Z2010-06-18T12:11:21Z2006-072006-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Alaídes Pereira da. Diálogo e qualidade na educação infantil: um estudo de relações na sala de aula. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5037info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/5037Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
title Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
spellingShingle Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
Silva, Alaídes Pereira da
Sociologia educacional
Ambiente de sala de aula
Educação de crianças
title_short Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
title_full Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
title_fullStr Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
title_full_unstemmed Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
title_sort Diálogo e qualidade na educação infantil : um estudo de relações na sala de aula
author Silva, Alaídes Pereira da
author_facet Silva, Alaídes Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria de Fátima Guerra de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alaídes Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia educacional
Ambiente de sala de aula
Educação de crianças
topic Sociologia educacional
Ambiente de sala de aula
Educação de crianças
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07
2006-07
2010-06-18T12:11:21Z
2010-06-18T12:11:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Alaídes Pereira da. Diálogo e qualidade na educação infantil: um estudo de relações na sala de aula. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5037
identifier_str_mv SILVA, Alaídes Pereira da. Diálogo e qualidade na educação infantil: um estudo de relações na sala de aula. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580699536687104