Possibilidades e limites vivenciados por uma professora em sua primeira experiência com modelagem na educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Cristina da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-92QN5D
Resumo: Buscou-se, nesta pesquisa, compreender as possibilidades e os limites vivenciados por uma professora de matemática em sua primeira experiência com modelagem na educação matemática. A pesquisa foi realizada com uma professora de matemática que leciona em uma escola de nível médio profissionalizante de Belo Horizonte. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 1º ano. A parte empírica da pesquisa foi marcada por quatro momentos: observação das aulas; planejamento da atividade que promoveu a implementação da modelagem matemática; implementação da atividade e entrevistas realizadas com a professora ao final de cada encontro, quando foram relatadas suas impressões acerca do trabalho com a modelagem. A abordagem metodológica é qualitativa e a coleta de dados se fez por meio de observação participante (SPRADLEY, 1980; FLICK, 2009), entrevistas semiestruturadas (ALVES-MAZZOTTI, 1998) e notas no caderno de campo. Modelagem matemática na educação matemática foi considerada como um ambiente de aprendizagem (BARBOSA, 2001) que vai além do método que pode ser usado no ensino da matemática, por trabalhar de forma interdisciplinar e por manter um diálogo com os problemas da realidade. Nesta pesquisa, a abordagem adotada acerca da formação de professores é de uma educação contínua, que parte da ação docente, e faz dos problemas do cotidiano do professor o ponto de partida e de chegada. Tal abordagem permite o avanço de reflexões e de estudos em direção a possíveis soluções próximas da realidade da escola (FIORENTINI; NACARATO, 2005). A análise dos dados foi realizada por meio de três categorias que apontaram para a relação da docente com o tempo (TEIXEIRA, 1996), com a característica da imprevisibilidade do trabalho com modelagem e com os fatores que favoreceram o trabalho com modelagem. Os resultados da pesquisa mostraram que a relação com o tempo e a imprevisibilidade, comuns ao trabalho com modelagem, gerou momentos de tensões, mas não se configurou em limites, dada a avaliação positiva da experiência por parte da professora, que pretende vivenciar outras futuras experiências com modelagem. As possibilidades do trabalho com modelagem foram favorecidas pela perspectiva da investigação matemática, comum ao trabalho da docente.
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A abordagem metodológica é qualitativa e a coleta de dados se fez por meio de observação participante (SPRADLEY, 1980; FLICK, 2009), entrevistas semiestruturadas (ALVES-MAZZOTTI, 1998) e notas no caderno de campo. Modelagem matemática na educação matemática foi considerada como um ambiente de aprendizagem (BARBOSA, 2001) que vai além do método que pode ser usado no ensino da matemática, por trabalhar de forma interdisciplinar e por manter um diálogo com os problemas da realidade. Nesta pesquisa, a abordagem adotada acerca da formação de professores é de uma educação contínua, que parte da ação docente, e faz dos problemas do cotidiano do professor o ponto de partida e de chegada. Tal abordagem permite o avanço de reflexões e de estudos em direção a possíveis soluções próximas da realidade da escola (FIORENTINI; NACARATO, 2005). A análise dos dados foi realizada por meio de três categorias que apontaram para a relação da docente com o tempo (TEIXEIRA, 1996), com a característica da imprevisibilidade do trabalho com modelagem e com os fatores que favoreceram o trabalho com modelagem. Os resultados da pesquisa mostraram que a relação com o tempo e a imprevisibilidade, comuns ao trabalho com modelagem, gerou momentos de tensões, mas não se configurou em limites, dada a avaliação positiva da experiência por parte da professora, que pretende vivenciar outras futuras experiências com modelagem. As possibilidades do trabalho com modelagem foram favorecidas pela perspectiva da investigação matemática, comum ao trabalho da docente.This study tried to comprehend the possibilities and limits experienced by a mathematics teacher in her first experience with modeling in mathematics education. This search was realized with a mathematics teacher that teaches in a professionalizing high school of Belo Horizonte. The work was developed in a first grade class. The empirical part of the search was marked by four moments: class observations; planning of activity that promotes the implementation of modeling in mathematics; the implementation of the activity; interview realized with the teacher, in the end of each meeting, when she reported her impressions about the work with modeling. The methodological approach is qualitative and the data collection was made through participants observation (SPRAFLEY, 1980; FLICK, 2009), semi- structured interview (ALVES MAZZOTTI, 1998) and notes. The mathematic modeling in mathematics education was considered as an environment of learning (BARBOSA, 2001) that goes over the method that can be used in the mathematics learning because of the interdisciplinary form and maintaining dialogue with reality problems. In this search, the approach adopted about the teachers training is the continuing education that begins from the teaching practice, in order to move toward possible solutions close to the school reality (FIORENTINI; NACARATO, 2005). The analysis of the data was realized by the way of three categories that point out the relation of the teacher with the time (TEIXEIRA, 2006), the characteristic of unpredictability of work with modeling and the factors that favored the work with modeling. The results of the search showed that the relation with time and the unpredictability create moments of stress, but it does not configured in limits, because the positive evaluation of the teacher experience, that wants to do future experiences with modeling. The possibilities of the work with modeling were favored by the prospect of mathematics investigations of teacher job.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores  FormaçãoEducaçãoMatematica  Estudo e ensino  Ação docenteFormação de professoresEducação matemáticaPossibilidadesModelagem matemáticaLimitesPossibilidades e limites vivenciados por uma professora em sua primeira experiência com modelagem na educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_alessandra_cristina_da_silva_educa__o.pdfapplication/pdf1356181https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QN5D/1/disserta__o_alessandra_cristina_da_silva_educa__o.pdf25ca2553b27d25957bdb1dc155ad4543MD51TEXTdisserta__o_alessandra_cristina_da_silva_educa__o.pdf.txtdisserta__o_alessandra_cristina_da_silva_educa__o.pdf.txtExtracted texttext/plain195434https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-92QN5D/2/disserta__o_alessandra_cristina_da_silva_educa__o.pdf.txt3bbdd41cf1c3b34199cd386fd7ec3defMD521843/BUBD-92QN5D2019-11-14 10:16:19.358oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-92QN5DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:16:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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