Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550 |
Resumo: | Apresentamos, neste artigo, resultados de uma investigação que buscou compreender o envolvimento de dois alunos, integrantes de um grupo, em uma atividade de modelagem matemática, a partir da relação que eles estabelecem com o saber matemático. Apoiadas no referencial teórico de Bernard Charlot, da relação com o saber, e utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos três episódios em que o grupo está desenvolvendo um projeto de modelagem matemática. Além dos episódios, entrevistas possibilitaram entender aspectos referentes ao envolvimento dos alunos. Nossa análise deu origem à construção do conceito de possibilidades de ação. Como resultado, percebemos que a relação de cada aluno com a Matemática desempenha um papel decisivo em suas possibilidades de ação e que seu envolvimento em atividades de modelagem pode ser compreendido não apenas como as ações efetivamente realizadas, mas também como as possibilidades de ação vislumbradas por eles. Palavras-chaves: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Prática dos Alunos. Matematização. Abordagem Qualitativa. |
id |
UNESP-14_86233efd6a30650c1cae00530cf93189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8550 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de açãoEducação matemáticaModelagem MatemáticaEnvolvimento dos AlunosRelação com o SaberPossibilidades de Ação.Apresentamos, neste artigo, resultados de uma investigação que buscou compreender o envolvimento de dois alunos, integrantes de um grupo, em uma atividade de modelagem matemática, a partir da relação que eles estabelecem com o saber matemático. Apoiadas no referencial teórico de Bernard Charlot, da relação com o saber, e utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos três episódios em que o grupo está desenvolvendo um projeto de modelagem matemática. Além dos episódios, entrevistas possibilitaram entender aspectos referentes ao envolvimento dos alunos. Nossa análise deu origem à construção do conceito de possibilidades de ação. Como resultado, percebemos que a relação de cada aluno com a Matemática desempenha um papel decisivo em suas possibilidades de ação e que seu envolvimento em atividades de modelagem pode ser compreendido não apenas como as ações efetivamente realizadas, mas também como as possibilidades de ação vislumbradas por eles. Palavras-chaves: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Prática dos Alunos. Matematização. Abordagem Qualitativa.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitaticaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 167-1821980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550/6577Campos, Ilaine da SilvaAraújo, Jussara de Loiolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8550Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação |
title |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação |
spellingShingle |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação Campos, Ilaine da Silva Educação matemática Modelagem Matemática Envolvimento dos Alunos Relação com o Saber Possibilidades de Ação. |
title_short |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação |
title_full |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação |
title_fullStr |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação |
title_sort |
Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação |
author |
Campos, Ilaine da Silva |
author_facet |
Campos, Ilaine da Silva Araújo, Jussara de Loiola |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Jussara de Loiola |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ilaine da Silva Araújo, Jussara de Loiola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Modelagem Matemática Envolvimento dos Alunos Relação com o Saber Possibilidades de Ação. |
topic |
Educação matemática Modelagem Matemática Envolvimento dos Alunos Relação com o Saber Possibilidades de Ação. |
description |
Apresentamos, neste artigo, resultados de uma investigação que buscou compreender o envolvimento de dois alunos, integrantes de um grupo, em uma atividade de modelagem matemática, a partir da relação que eles estabelecem com o saber matemático. Apoiadas no referencial teórico de Bernard Charlot, da relação com o saber, e utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos três episódios em que o grupo está desenvolvendo um projeto de modelagem matemática. Além dos episódios, entrevistas possibilitaram entender aspectos referentes ao envolvimento dos alunos. Nossa análise deu origem à construção do conceito de possibilidades de ação. Como resultado, percebemos que a relação de cada aluno com a Matemática desempenha um papel decisivo em suas possibilidades de ação e que seu envolvimento em atividades de modelagem pode ser compreendido não apenas como as ações efetivamente realizadas, mas também como as possibilidades de ação vislumbradas por eles. Palavras-chaves: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Prática dos Alunos. Matematização. Abordagem Qualitativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitatica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550/6577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 167-182 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875098247168 |