Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ilaine da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Jussara de Loiola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550
Resumo: Apresentamos, neste artigo, resultados de uma investigação que buscou compreender o envolvimento de dois alunos, integrantes de um grupo, em uma atividade de modelagem matemática, a partir da relação que eles estabelecem com o saber matemático. Apoiadas no referencial teórico de Bernard Charlot, da relação com o saber, e utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos três episódios em que o grupo está desenvolvendo um projeto de modelagem matemática. Além dos episódios, entrevistas possibilitaram entender aspectos referentes ao envolvimento dos alunos. Nossa análise deu origem à construção do conceito de possibilidades de ação. Como resultado, percebemos que a relação de cada aluno com a Matemática desempenha um papel decisivo em suas possibilidades de ação e que seu envolvimento em atividades de modelagem pode ser compreendido não apenas como as ações efetivamente realizadas, mas também como as possibilidades de ação vislumbradas por eles. Palavras-chaves: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Prática dos Alunos. Matematização. Abordagem Qualitativa.
id UNESP-14_86233efd6a30650c1cae00530cf93189
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8550
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de açãoEducação matemáticaModelagem MatemáticaEnvolvimento dos AlunosRelação com o SaberPossibilidades de Ação.Apresentamos, neste artigo, resultados de uma investigação que buscou compreender o envolvimento de dois alunos, integrantes de um grupo, em uma atividade de modelagem matemática, a partir da relação que eles estabelecem com o saber matemático. Apoiadas no referencial teórico de Bernard Charlot, da relação com o saber, e utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos três episódios em que o grupo está desenvolvendo um projeto de modelagem matemática. Além dos episódios, entrevistas possibilitaram entender aspectos referentes ao envolvimento dos alunos. Nossa análise deu origem à construção do conceito de possibilidades de ação. Como resultado, percebemos que a relação de cada aluno com a Matemática desempenha um papel decisivo em suas possibilidades de ação e que seu envolvimento em atividades de modelagem pode ser compreendido não apenas como as ações efetivamente realizadas, mas também como as possibilidades de ação vislumbradas por eles. Palavras-chaves: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Prática dos Alunos. Matematização. Abordagem Qualitativa.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitaticaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 167-1821980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550/6577Campos, Ilaine da SilvaAraújo, Jussara de Loiolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8550Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
title Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
spellingShingle Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
Campos, Ilaine da Silva
Educação matemática
Modelagem Matemática
Envolvimento dos Alunos
Relação com o Saber
Possibilidades de Ação.
title_short Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
title_full Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
title_fullStr Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
title_full_unstemmed Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
title_sort Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
author Campos, Ilaine da Silva
author_facet Campos, Ilaine da Silva
Araújo, Jussara de Loiola
author_role author
author2 Araújo, Jussara de Loiola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ilaine da Silva
Araújo, Jussara de Loiola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem Matemática
Envolvimento dos Alunos
Relação com o Saber
Possibilidades de Ação.
topic Educação matemática
Modelagem Matemática
Envolvimento dos Alunos
Relação com o Saber
Possibilidades de Ação.
description Apresentamos, neste artigo, resultados de uma investigação que buscou compreender o envolvimento de dois alunos, integrantes de um grupo, em uma atividade de modelagem matemática, a partir da relação que eles estabelecem com o saber matemático. Apoiadas no referencial teórico de Bernard Charlot, da relação com o saber, e utilizando uma abordagem qualitativa, analisamos três episódios em que o grupo está desenvolvendo um projeto de modelagem matemática. Além dos episódios, entrevistas possibilitaram entender aspectos referentes ao envolvimento dos alunos. Nossa análise deu origem à construção do conceito de possibilidades de ação. Como resultado, percebemos que a relação de cada aluno com a Matemática desempenha um papel decisivo em suas possibilidades de ação e que seu envolvimento em atividades de modelagem pode ser compreendido não apenas como as ações efetivamente realizadas, mas também como as possibilidades de ação vislumbradas por eles. Palavras-chaves: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Prática dos Alunos. Matematização. Abordagem Qualitativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitatica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8550/6577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 167-182
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875098247168