Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tércia Rodrigues Timo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYMR8
Resumo: O Ensino Língua Portuguesa em acordo com os PCNs exige do professor domínio da Linguística Textual e de Literatura, mas há dissensões entre as competências e os domínios que esse documento espera e a formação dos professores. O livro didático então surgiria como mediador dessa relação, se aos autores não faltassem critérios operacionais e noções teóricas como sugere Marcuschi, o que implica dificuldade no processo ensino-aprendizagem. O texto propõe analisar essa situação a partir de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa para adolescentes em um projeto de leitura e escrita literária.
id UFMG_5f813590930b59b63ca9d656467ef9ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYMR8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luiz Francisco DiasTércia Rodrigues Timo2019-08-11T19:20:37Z2019-08-11T19:20:37Z2012-11-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYMR8O Ensino Língua Portuguesa em acordo com os PCNs exige do professor domínio da Linguística Textual e de Literatura, mas há dissensões entre as competências e os domínios que esse documento espera e a formação dos professores. O livro didático então surgiria como mediador dessa relação, se aos autores não faltassem critérios operacionais e noções teóricas como sugere Marcuschi, o que implica dificuldade no processo ensino-aprendizagem. O texto propõe analisar essa situação a partir de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa para adolescentes em um projeto de leitura e escrita literária.The Portuguese Language Teaching, in accordance with the PCNs, requires from the teacher a variety of knowledge in Textual Linguistics and Literature, but there are dissensions between skills and domains that this document demands and what the portuguese language teacher usually has. The textbooks emerge as this relationship's mediators, but their authors have no operational criteria and theoretical notions, as suggested Marcuschi, implying difficulty in teaching-learning process. The text aims to analyze the situation from a teaching experience of Portuguese Language for teenagers on a literary reading and writing project.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoLeituraLingüística textualPrática de ensinoLinguística textualLiteraturaEnsino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALt_rcia_rodrigues_timo.pdfapplication/pdf2380715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYMR8/1/t_rcia_rodrigues_timo.pdfa6a2acc17367037cd51422c681bfbb27MD51TEXTt_rcia_rodrigues_timo.pdf.txtt_rcia_rodrigues_timo.pdf.txtExtracted texttext/plain243087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYMR8/2/t_rcia_rodrigues_timo.pdf.txt722f04859e5d5f6d38eb71fd7539a9baMD521843/BUBD-9GYMR82019-11-14 06:53:03.384oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYMR8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:53:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
title Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
spellingShingle Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
Tércia Rodrigues Timo
Prática de ensino
Linguística textual
Literatura
Língua portuguesa Estudo e ensino
Leitura
Lingüística textual
title_short Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
title_full Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
title_fullStr Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
title_sort Ensino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentes
author Tércia Rodrigues Timo
author_facet Tércia Rodrigues Timo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Francisco Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Tércia Rodrigues Timo
contributor_str_mv Luiz Francisco Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Linguística textual
Literatura
topic Prática de ensino
Linguística textual
Literatura
Língua portuguesa Estudo e ensino
Leitura
Lingüística textual
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Língua portuguesa Estudo e ensino
Leitura
Lingüística textual
description O Ensino Língua Portuguesa em acordo com os PCNs exige do professor domínio da Linguística Textual e de Literatura, mas há dissensões entre as competências e os domínios que esse documento espera e a formação dos professores. O livro didático então surgiria como mediador dessa relação, se aos autores não faltassem critérios operacionais e noções teóricas como sugere Marcuschi, o que implica dificuldade no processo ensino-aprendizagem. O texto propõe analisar essa situação a partir de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa para adolescentes em um projeto de leitura e escrita literária.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T19:20:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T19:20:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYMR8
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYMR8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYMR8/1/t_rcia_rodrigues_timo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYMR8/2/t_rcia_rodrigues_timo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a6a2acc17367037cd51422c681bfbb27
722f04859e5d5f6d38eb71fd7539a9ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589490479988736