Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_5f813590930b59b63ca9d656467ef9ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYMR8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Luiz Francisco DiasTércia Rodrigues Timo2019-08-11T19:20:37Z2019-08-11T19:20:37Z2012-11-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GYMR8O Ensino Língua Portuguesa em acordo com os PCNs exige do professor domínio da Linguística Textual e de Literatura, mas há dissensões entre as competências e os domínios que esse documento espera e a formação dos professores. O livro didático então surgiria como mediador dessa relação, se aos autores não faltassem critérios operacionais e noções teóricas como sugere Marcuschi, o que implica dificuldade no processo ensino-aprendizagem. O texto propõe analisar essa situação a partir de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa para adolescentes em um projeto de leitura e escrita literária.The Portuguese Language Teaching, in accordance with the PCNs, requires from the teacher a variety of knowledge in Textual Linguistics and Literature, but there are dissensions between skills and domains that this document demands and what the portuguese language teacher usually has. The textbooks emerge as this relationship's mediators, but their authors have no operational criteria and theoretical notions, as suggested Marcuschi, implying difficulty in teaching-learning process. The text aims to analyze the situation from a teaching experience of Portuguese Language for teenagers on a literary reading and writing project.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoLeituraLingüística textualPrática de ensinoLinguística textualLiteraturaEnsino de língua portuguesa: análise crítica de um projeto de leitura e escrita literária com adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALt_rcia_rodrigues_timo.pdfapplication/pdf2380715https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYMR8/1/t_rcia_rodrigues_timo.pdfa6a2acc17367037cd51422c681bfbb27MD51TEXTt_rcia_rodrigues_timo.pdf.txtt_rcia_rodrigues_timo.pdf.txtExtracted texttext/plain243087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9GYMR8/2/t_rcia_rodrigues_timo.pdf.txt722f04859e5d5f6d38eb71fd7539a9baMD521843/BUBD-9GYMR82019-11-14 06:53:03.384oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9GYMR8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:53:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548176852910080