Modelagem e sincronização de sistemas a eventos discretos temporizados: aplicação ao tráfego urbano na coordenação de semáforos
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/35471 |
Resumo: | Este trabalho trata da modelagem e otimização para o sincronismo de sistemas orientados a eventos, através da álgebra Tropical. Os problemas são contextualizados através da aplicação no sincronismo em redes de semáforos urbanos. A modelagem a eventos discretos tem aplicações além do contexto de tráfego urbano, podendo ser aplicado também em outros sistemas onde se deseja o sincronismo, por exemplo sistemas de manufatura. O controle dos tempos verdes nos semáforos é otimizado de acordo com a matriz de demanda de tráfego. A partir dos resultados obtidos na otimização, os quais garantem minimamente às demandas de fluxo, tratamos então do sequenciamento das fases e do sincronismo entre os subsistemas. Como contribuição, para o estágio de sequenciamento de fases, é proposta uma métrica capaz de quantificar o nível de sincronismo de planos de temporização para coordenação de semáforos em redes de tráfego urbano, conforme suas demandas de fluxo. A função objetivo, que calcula o valor do sincronismo do sistema, foi processada para um conjunto de planos de temporização e os valores obtidos mostraram correlação com os resultados das filas médias obtidas por meio de um simulador estocástico. Na otimização da busca pelos melhores planos de tempos, é proposta uma heurística que realiza a busca avaliando a combinação entre os pares de cruzamentos adjacentes. O algoritmo intitulado Otimização dos Melhores Próximos obteve performance superior nas simulações quando comparado com outros dois algoritmos de otimização. São contribuições também a proposição de um pacote, o OSLT (Otimização de Sincronismo Lexicográfico Tropical), o qual calcula um vetor capaz de sincronizar as transições de estados conforme uma lista de prioridades. A solução para a otimização do sincronismo opera lexicograficamente o problema, solucionando individualmente cada subproblema, obtendo a solução local através da Programação Linear Fracionária Tropical (PLFT). São apresentados os algoritmos (pseudocódigos) e os correspondentes códigos implementados no pacote gratuito Scicoslab. Exemplos numéricos foram desenvolvidos e demonstram a implementação dos métodos. Os casos com maiores dimensões demonstraram a melhoria no uso da política lexicográfica tropical para o sincronismo na coordenação de sistemas de tráfego urbano. |
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Carlos Andrey Maiahttp://lattes.cnpq.br/3301192467372459Vinicius Mariano GonçalvesRodney Rezende SaldanhaRafael Santos MendesRicardo LüdersDouglas Alexandre Gomes VieiraAdriano Chaves Lisboahttp://lattes.cnpq.br/1022639330009149Alan Mendes Marotta2021-03-29T18:11:38Z2021-03-29T18:11:38Z2020-12-10http://hdl.handle.net/1843/35471Este trabalho trata da modelagem e otimização para o sincronismo de sistemas orientados a eventos, através da álgebra Tropical. Os problemas são contextualizados através da aplicação no sincronismo em redes de semáforos urbanos. A modelagem a eventos discretos tem aplicações além do contexto de tráfego urbano, podendo ser aplicado também em outros sistemas onde se deseja o sincronismo, por exemplo sistemas de manufatura. O controle dos tempos verdes nos semáforos é otimizado de acordo com a matriz de demanda de tráfego. A partir dos resultados obtidos na otimização, os quais garantem minimamente às demandas de fluxo, tratamos então do sequenciamento das fases e do sincronismo entre os subsistemas. Como contribuição, para o estágio de sequenciamento de fases, é proposta uma métrica capaz de quantificar o nível de sincronismo de planos de temporização para coordenação de semáforos em redes de tráfego urbano, conforme suas demandas de fluxo. A função objetivo, que calcula o valor do sincronismo do sistema, foi processada para um conjunto de planos de temporização e os valores obtidos mostraram correlação com os resultados das filas médias obtidas por meio de um simulador estocástico. Na otimização da busca pelos melhores planos de tempos, é proposta uma heurística que realiza a busca avaliando a combinação entre os pares de cruzamentos adjacentes. O algoritmo intitulado Otimização dos Melhores Próximos obteve performance superior nas simulações quando comparado com outros dois algoritmos de otimização. São contribuições também a proposição de um pacote, o OSLT (Otimização de Sincronismo Lexicográfico Tropical), o qual calcula um vetor capaz de sincronizar as transições de estados conforme uma lista de prioridades. A solução para a otimização do sincronismo opera lexicograficamente o problema, solucionando individualmente cada subproblema, obtendo a solução local através da Programação Linear Fracionária Tropical (PLFT). São apresentados os algoritmos (pseudocódigos) e os correspondentes códigos implementados no pacote gratuito Scicoslab. Exemplos numéricos foram desenvolvidos e demonstram a implementação dos métodos. Os casos com maiores dimensões demonstraram a melhoria no uso da política lexicográfica tropical para o sincronismo na coordenação de sistemas de tráfego urbano.This work deals with the modeling and optimization for the synchronism of event-oriented systems, through Tropical algebra. The problems are contextualized through the application of synchronism in urban traffic light networks. Discrete event modeling has applications beyond the context of urban traffic, other systems where synchronization in resource sharing is desired, as well as an example of manufacturing systems. The control of green times at traffic lights is optimized according to the traffic demand matrix. From the results obtained in the optimization, which minimally guarantee the flow demands, we then deal with the sequencing of the phases and the synchronism among the subsystems. As a contribution, for the phase sequencing stage, it was proposed a metric capable of quantifying the level of timing plans for coordination of traffic lights in urban traffic networks, according to their flow demands. The objective function that calculates the system's synchronism value was compared with the results processed in the SEDT urban traffic simulator and demonstrated a correlation with the more realistic simulation. In optimizing the search for the best time plans, a heuristic is proposed, which performs the search by evaluating the combination between the pairs of adjacent intersections. The algorithm entitled Optimization of the Best Closers obtained superior performance in the simulations when compared with two other optimization algorithms. Contributions are also proposed by a package, the Tropical Lexicographic Synchronization Optimization, which calculates a vector capable of synchronizing state transitions according to a list of priorities. The solution for the optimization of synchronism operates the problem lexicographically, solving each sub-problem individually, obtaining the local solution through fractional tropical programming. The algorithms (pseudo-codes) and the codes of their implementations in free computational language are presented. Numerical examples have been developed and demonstrate the implementation of the methods. Larger cases demonstrated an improvement in the use of tropical lexicographic policy for synchronizing urban traffic systems coordination.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICAEngenharia elétricaProgramação linearSincronizaçãoSemáforoSistemas a eventos discretosÁlgebra tropical max-plusOtimização lexicográficaProgramação linear fracionária tropicalSincronização semafóricaModelagem e sincronização de sistemas a eventos discretos temporizados: aplicação ao tráfego urbano na coordenação de semáforosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_Alan_Mendes_Marotta_final.pdfTese_Alan_Mendes_Marotta_final.pdfapplication/pdf5240607https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35471/1/Tese_Alan_Mendes_Marotta_final.pdf441e1ec49f0a7e72ab81072d4e20c052MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35471/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/354712021-03-29 15:11:38.215oai:repositorio.ufmg.br:1843/35471TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-03-29T18:11:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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