O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos, Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte, Renata Veiga de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699
http://hdl.handle.net/1843/70473
https://orcid.org/0000-0002-1271-1075
https://orcid.org/0000-0002-9816-2440
https://orcid.org/0000-0003-4971-6088
https://orcid.org/0000-0001-5792-4982
Resumo: This article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education.
id UFMG_600fb99bfee2b6c1d3b24de9d2d875b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/70473
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicialThe role of professor/trainer in consolidating the professional choice for teaching during initial trainingEl papel del profesorformador en la consolidación de la elección profesional para la docencia durante la formación inicialFormação inicialPapel do professor formadorConsolidação da escolha profissionalPedagogia universitáriaPedagogiaProfessores -- FormaçãoThis article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education.Este artigo tem duplo propósito: analisar a razão da escolha pelo curso de licenciatura em dois momentos distintos e o papel que os professores formadores da licenciatura exercem na consolidação da escolha pela docência. Para o alcance desses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Cinquenta e sete estudantes responderam a um questionário sobre suas características sociais e escolares e sobre os motivos da escolha profissional, e 8 deles participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciaram uma alteração na quantidade de estudantes que afirmavam não desejar ser professor: ao ingressar no curso, 28, e no momento da realização do questionário apenas 3 afirmaram não terem o magistério como perspectiva profissional, enquanto 21 ainda estavam indecisos a esse respeito. A pesquisa mostrou que 7 dos 8 entrevistados defenderam a importância do papel do professor universitário, de suas práticas pedagógicas e da relação com os alunos na consolidação da escolha pela docência no decorrer do curso de licenciatura. A conclusão é que as ações dos professores exercem forte influência na consolidação de uma escolha pelo magistério, mesmo quando a escolha inicial foi apenas uma estratégia de acesso ao ensino superior.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2024-07-12T20:05:54Z2024-07-12T20:05:54Z2022-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s156991981-8106http://hdl.handle.net/1843/70473https://orcid.org/0000-0002-1271-1075https://orcid.org/0000-0002-9816-2440https://orcid.org/0000-0003-4971-6088https://orcid.org/0000-0001-5792-4982porEducação: Teoria e PráticaAlvanize Valente Fernandes FerencLucíola Licínio de Castro Paixão SantosTarcísia Carolina Roberto Silva DuarteRenata Veiga de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-07-12T20:05:57Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/70473Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-07-12T20:05:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
The role of professor/trainer in consolidating the professional choice for teaching during initial training
El papel del profesorformador en la consolidación de la elección profesional para la docencia durante la formación inicial
title O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
spellingShingle O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Formação inicial
Papel do professor formador
Consolidação da escolha profissional
Pedagogia universitária
Pedagogia
Professores -- Formação
title_short O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
title_full O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
title_fullStr O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
title_full_unstemmed O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
title_sort O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
author Alvanize Valente Fernandes Ferenc
author_facet Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte
Renata Veiga de Miranda
author_role author
author2 Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte
Renata Veiga de Miranda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvanize Valente Fernandes Ferenc
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte
Renata Veiga de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Papel do professor formador
Consolidação da escolha profissional
Pedagogia universitária
Pedagogia
Professores -- Formação
topic Formação inicial
Papel do professor formador
Consolidação da escolha profissional
Pedagogia universitária
Pedagogia
Professores -- Formação
description This article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-04
2024-07-12T20:05:54Z
2024-07-12T20:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699
1981-8106
http://hdl.handle.net/1843/70473
https://orcid.org/0000-0002-1271-1075
https://orcid.org/0000-0002-9816-2440
https://orcid.org/0000-0003-4971-6088
https://orcid.org/0000-0001-5792-4982
url https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699
http://hdl.handle.net/1843/70473
https://orcid.org/0000-0002-1271-1075
https://orcid.org/0000-0002-9816-2440
https://orcid.org/0000-0003-4971-6088
https://orcid.org/0000-0001-5792-4982
identifier_str_mv 1981-8106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248187380465664