O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699 http://hdl.handle.net/1843/70473 https://orcid.org/0000-0002-1271-1075 https://orcid.org/0000-0002-9816-2440 https://orcid.org/0000-0003-4971-6088 https://orcid.org/0000-0001-5792-4982 |
Resumo: | This article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education. |
id |
UFMG_600fb99bfee2b6c1d3b24de9d2d875b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/70473 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicialThe role of professor/trainer in consolidating the professional choice for teaching during initial trainingEl papel del profesorformador en la consolidación de la elección profesional para la docencia durante la formación inicialFormação inicialPapel do professor formadorConsolidação da escolha profissionalPedagogia universitáriaPedagogiaProfessores -- FormaçãoThis article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education.Este artigo tem duplo propósito: analisar a razão da escolha pelo curso de licenciatura em dois momentos distintos e o papel que os professores formadores da licenciatura exercem na consolidação da escolha pela docência. Para o alcance desses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Cinquenta e sete estudantes responderam a um questionário sobre suas características sociais e escolares e sobre os motivos da escolha profissional, e 8 deles participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciaram uma alteração na quantidade de estudantes que afirmavam não desejar ser professor: ao ingressar no curso, 28, e no momento da realização do questionário apenas 3 afirmaram não terem o magistério como perspectiva profissional, enquanto 21 ainda estavam indecisos a esse respeito. A pesquisa mostrou que 7 dos 8 entrevistados defenderam a importância do papel do professor universitário, de suas práticas pedagógicas e da relação com os alunos na consolidação da escolha pela docência no decorrer do curso de licenciatura. A conclusão é que as ações dos professores exercem forte influência na consolidação de uma escolha pelo magistério, mesmo quando a escolha inicial foi apenas uma estratégia de acesso ao ensino superior.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOUFMG2024-07-12T20:05:54Z2024-07-12T20:05:54Z2022-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s156991981-8106http://hdl.handle.net/1843/70473https://orcid.org/0000-0002-1271-1075https://orcid.org/0000-0002-9816-2440https://orcid.org/0000-0003-4971-6088https://orcid.org/0000-0001-5792-4982porEducação: Teoria e PráticaAlvanize Valente Fernandes FerencLucíola Licínio de Castro Paixão SantosTarcísia Carolina Roberto Silva DuarteRenata Veiga de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-07-12T20:05:57Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/70473Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-07-12T20:05:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial The role of professor/trainer in consolidating the professional choice for teaching during initial training El papel del profesorformador en la consolidación de la elección profesional para la docencia durante la formación inicial |
title |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial |
spellingShingle |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial Alvanize Valente Fernandes Ferenc Formação inicial Papel do professor formador Consolidação da escolha profissional Pedagogia universitária Pedagogia Professores -- Formação |
title_short |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial |
title_full |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial |
title_fullStr |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial |
title_full_unstemmed |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial |
title_sort |
O papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicial |
author |
Alvanize Valente Fernandes Ferenc |
author_facet |
Alvanize Valente Fernandes Ferenc Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte Renata Veiga de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte Renata Veiga de Miranda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvanize Valente Fernandes Ferenc Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte Renata Veiga de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Papel do professor formador Consolidação da escolha profissional Pedagogia universitária Pedagogia Professores -- Formação |
topic |
Formação inicial Papel do professor formador Consolidação da escolha profissional Pedagogia universitária Pedagogia Professores -- Formação |
description |
This article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-04 2024-07-12T20:05:54Z 2024-07-12T20:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699 1981-8106 http://hdl.handle.net/1843/70473 https://orcid.org/0000-0002-1271-1075 https://orcid.org/0000-0002-9816-2440 https://orcid.org/0000-0003-4971-6088 https://orcid.org/0000-0001-5792-4982 |
url |
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699 http://hdl.handle.net/1843/70473 https://orcid.org/0000-0002-1271-1075 https://orcid.org/0000-0002-9816-2440 https://orcid.org/0000-0003-4971-6088 https://orcid.org/0000-0001-5792-4982 |
identifier_str_mv |
1981-8106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248187380465664 |