Um modelo de gestão da informação e do conhecimento para o contexto da avaliação de cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Mendes Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWCNP9
Resumo: A educação superior no Brasil vem sendo regulamentada de forma cada vez mais rígida, com fortes mecanismos de controle. Nos últimos anos, o Ministério da Educação tem avaliado os cursos de graduação através de um documento público, chamado Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presenciais e a distância. Nesse documento, são especificados os indicadores a serem avaliados, sendo que ao final da avaliação o curso pode receber uma nota que varia de 1 a 5. Essa nota é fundamental, por dois motivos: as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, e podem gerar processos até mesmo de fechamento do curso ou da Instituição de Ensino Superior (IES); as notas obtidas podem ser usadas como diferencial de mercado pelas instituições privadas, como forma de atrair mais alunos e com uma melhor formação prévia. O grande desafio para as instituições é, portanto, conseguir notas mais altas em tais avaliações. Mas para isso é necessário conhecer mais profundamente o instrumento de avaliação, o próprio curso, seus alunos, e extrair o conhecimento do seu corpo docente que possa contribuir para aprimorar os resultados nessas avaliações. É nesse contexto que surge a questão de pesquisa desta tese: como melhorar as avaliações dos cursos superiores de uma IES através da gestão da informação e do conhecimento? Para respondê-la, foi utilizado o método de pesquisa Design Science Research (DSR), uma boa alternativa para orientar pesquisas que envolvam a concepção de artefatos, mas que também focam na geração de novos conhecimentos. Na condução da pesquisa através da DSR, ainda foram utilizados o ciclo regulador e a estrutura aninhada do problema, na visão de Wieringa, que consiste em desdobrar o problema de pesquisa em problemas menores, evidenciando quais são de natureza predominantemente teórica (questões de conhecimento) e quais são de natureza mais prática (problemas práticos). Para cada subproblema foram então utilizadas técnicas de pesquisa complementares, como revisão bibliográfica, observação direta, análise documental, pesquisa aplicada e entrevistas semiestruturadas. Como solução para o problema de pesquisa, de natureza prática, foi elaborado um modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento específico e inédito para o contexto, juntamente com os sistemas de informação que lhe dão suporte, validados por conceitos da revisão bibliográfica e por um grupo focal. Novos conhecimentos ainda foram gerados para a linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento, principalmente pela exemplificação de aplicação da DSR na estruturação metodológica de uma pesquisa concreta da área. Cita-se também como contribuição da tese a possibilidade de generalização da solução para uma classe de problemas, à qual o problema estudado pertence, que pode ser enunciada como: gestão da informação para melhoria de resultados em processos de avaliações ou auditorias externas de certificação de atividades organizacionais
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Essa nota é fundamental, por dois motivos: as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, e podem gerar processos até mesmo de fechamento do curso ou da Instituição de Ensino Superior (IES); as notas obtidas podem ser usadas como diferencial de mercado pelas instituições privadas, como forma de atrair mais alunos e com uma melhor formação prévia. O grande desafio para as instituições é, portanto, conseguir notas mais altas em tais avaliações. Mas para isso é necessário conhecer mais profundamente o instrumento de avaliação, o próprio curso, seus alunos, e extrair o conhecimento do seu corpo docente que possa contribuir para aprimorar os resultados nessas avaliações. É nesse contexto que surge a questão de pesquisa desta tese: como melhorar as avaliações dos cursos superiores de uma IES através da gestão da informação e do conhecimento? Para respondê-la, foi utilizado o método de pesquisa Design Science Research (DSR), uma boa alternativa para orientar pesquisas que envolvam a concepção de artefatos, mas que também focam na geração de novos conhecimentos. Na condução da pesquisa através da DSR, ainda foram utilizados o ciclo regulador e a estrutura aninhada do problema, na visão de Wieringa, que consiste em desdobrar o problema de pesquisa em problemas menores, evidenciando quais são de natureza predominantemente teórica (questões de conhecimento) e quais são de natureza mais prática (problemas práticos). Para cada subproblema foram então utilizadas técnicas de pesquisa complementares, como revisão bibliográfica, observação direta, análise documental, pesquisa aplicada e entrevistas semiestruturadas. Como solução para o problema de pesquisa, de natureza prática, foi elaborado um modelo de Gestão da Informação e do Conhecimento específico e inédito para o contexto, juntamente com os sistemas de informação que lhe dão suporte, validados por conceitos da revisão bibliográfica e por um grupo focal. Novos conhecimentos ainda foram gerados para a linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento, principalmente pela exemplificação de aplicação da DSR na estruturação metodológica de uma pesquisa concreta da área. Cita-se também como contribuição da tese a possibilidade de generalização da solução para uma classe de problemas, à qual o problema estudado pertence, que pode ser enunciada como: gestão da informação para melhoria de resultados em processos de avaliações ou auditorias externas de certificação de atividades organizacionaisThe higher education in Brazil is becoming regulated ever more in a rigid way, with strong mechanisms of control. In recent years the Ministry of Education has evaluated the graduation courses by a public document, called Instrument of Assessment of Presential and Distance Graduation Courses. On this document, the indicators to be assessed are specified, and in the end of the assessment the course may receive a grade ranging from 1 to 5. This grade is essential for two reasons: the grades 1 and 2 are considered unsatisfactory, and may generate process and even close the course or the Higher level education institution.(HEI); the grades gotten from the assessment can be used as a differential of market among the private institutions, as a way of attracting more students and with a better previous education. The great challenge for the institutions is, therefore, to reach higher grades in such assessments. So, it is necessary to deeply know about the instrument of assessment, the course itself, and its students, and to extract knowledge from teaching staff in order to contribute to the improvement of the results of these assessments. And it is in this context that emerges the research issue of the thesis: how to improve the assessment of the higher courses in a HEI by the Information and knowledge management? To answer it, the research method Design Science Research (DSR) was used, a great alternative to guide researches which involve the concepts of artifacts, as well as focus on the generation of new knowledges. By the use of DSR to conduct the research, the regulator cycle and the nested structure of the problem, according to Wieringa, which consists of unfolding the problem of research in smaller problems, highlighting which of them are from theoretical nature (issues of knowledge) and which one are from more practical nature (practical problems). For each subproblem, techniques of complementary research were used as bibliographic review, direct observation, documental analysis, applied research and semistructured interviews. As the solution for the research problem, from practical nature, an specific and unique model of Information and Knowledge Management for the context, together with the Information systems that give them support, validated by concepts of bibliografic review and by a focus group was elaborated. New knowledges were yet generated for the research line Information and Knowledge Management, mainly by the exemplification of the DSR on the methodological structuring of an specific research of the area. Another contribution of this thesis is the possibility of generalization of the solution for a problem class, to which the studied problem belongs, which can be enunciated as: Information management for the improvement of the results in assessment process or external audits of certifications of organizational activitiesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimentoEnsino superiorCiência da informaçãoGerenciamento da informaçãoAvaliação educacionalAplicação da design science research na ciência da informaçãoAvaliação de cursos de graduaçãoGestão da informação acadêmicaGestão da informação e do conhecimentoUm modelo de gestão da informação e do conhecimento para o contexto da avaliação de cursos de graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgcienciainformacao_danielmendesbarbosa_tesedoutorado.pdfapplication/pdf2663728https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWCNP9/1/ppgcienciainformacao_danielmendesbarbosa_tesedoutorado.pdf6ead84b6ec3114012e9fa79cd9f85965MD51TEXTppgcienciainformacao_danielmendesbarbosa_tesedoutorado.pdf.txtppgcienciainformacao_danielmendesbarbosa_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain352214https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AWCNP9/2/ppgcienciainformacao_danielmendesbarbosa_tesedoutorado.pdf.txt0fb13dc44aed95830b784a5eb71863c6MD521843/BUOS-AWCNP92019-11-14 16:10:21.621oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AWCNP9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:10:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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