Inclusão audiovisual na educação: a experiência do projeto Horizontes Periféricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sergio Henrique Carvalho Vilaca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9HBDTR
Resumo: Esta tese apresenta um estudo sobre as possibilidades de uma inclusão audiovisual mais incisiva na educação formal, partindo do pressuposto de que as ferramentas tecnológicas e as bases teóricas necessárias para a construção de um processo cognitivo são acessíveis na contemporaneidade. A urgência por uma interação maior entre a educação e o audiovisual não é uma necessidade da sociedade pósmoderna. Buscou-se demonstrar, a partir da análise de obras de arte e de outros registros, que, desde a pré-história, o homem teve a necessidade de se expressar e de ensinar ao outro a se expressar, por meio das imagens em movimento. A relação entre tutor e aprendiz é pré-histórica. No entanto, com o surgimento do cinema no final do século XIX, o homem comum foi cerceado do processo de produção de imagens em movimento. Poucos conseguiam ter acesso a essas ferramentas, e esse processo colocou grande parte da humanidade como espectadora passiva dessa expressão audiovisual por mais um século, até a democratização das tecnologias digitais no século XXI. Nesse panorama pós-moderno, foi estabelecida uma pesquisa-ação para experimentação de uma metodologia de inclusão audiovisual, formatada a partir da análise de propostas didáticas para ensino de audiovisual pertencentes a instituições públicas e do terceiro setor brasileiras. Essa metodologia foi testada no Projeto Horizonte Periféricos, laboratório criado especificamente para essa investigação, que teve como público alvo professores, os quais fizeram parte de grupos heterogênios dentro dos cursos oferecidos pelo projeto.
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