O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Túlio Marcos Romano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Juliana Maria Magalhães Christino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42619
Resumo: A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.
id UFMG_611e9dcc21b74cc9e4a06a3f0defc889
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/42619
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-06-23T14:53:21Z2022-06-23T14:53:21Z201614177379510.5892/ruvrd.v14i1.296415170276http://hdl.handle.net/1843/42619A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.Advertising has followed the evolution of the Internet as a mean of communication and trade, capable of improving the integration between consumers and suppliers. With the popularity of social media became more evident word-of-mouth in the online environment, where people share their experiences driven by marketing strategies. This research aimed to investigate the role of emotions experienced by Internet users in their attitudes and behaviors to share advertising viral videos with others. To fulfill the objective 309 individuals attended three advertising videos of viral marketing extracted from a list of 10 most watched Brazilian commercial on YouTube portal in 2012 and responded to a survey about their habits and access of video sharing on YouTube and the emotions aroused by these. Thus, in addition to the demographic characteristics of the studied sample, the results revealed that the sharing of videos occurs when these arouse positive emotions in the viewer, such as admiration, delight and happinessporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista da Universidade Vale do Rio VerdePublicidadeMarketing viralEmoçõesEmoçõesCompartilhamentoMarketing viralPublicidadeYoutubeO papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://revistas.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2964/pdf_476Túlio Marcos RomanoJuliana Maria Magalhães Christinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS - 2964-8658-1-PB.pdfO PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS - 2964-8658-1-PB.pdfapplication/pdf12962130https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/2/O%20PAPEL%20DAS%20EMO%c3%87%c3%95ES%20COMO%20PREDITORAS%20DAS%20ATITUDES%20E%20COMPORTAMENTOS%20DOS%20INTERNAUTAS%20NA%20VIRALIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS%20-%202964-8658-1-PB.pdf26b9737e028b19859b8452f17085c0f9MD521843/426192022-06-23 11:53:21.553oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-23T14:53:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
title O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
spellingShingle O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
Túlio Marcos Romano
Emoções
Compartilhamento
Marketing viral
Publicidade
Youtube
Publicidade
Marketing viral
Emoções
title_short O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
title_full O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
title_fullStr O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
title_full_unstemmed O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
title_sort O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
author Túlio Marcos Romano
author_facet Túlio Marcos Romano
Juliana Maria Magalhães Christino
author_role author
author2 Juliana Maria Magalhães Christino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Túlio Marcos Romano
Juliana Maria Magalhães Christino
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Compartilhamento
Marketing viral
Publicidade
Youtube
topic Emoções
Compartilhamento
Marketing viral
Publicidade
Youtube
Publicidade
Marketing viral
Emoções
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Publicidade
Marketing viral
Emoções
description A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-23T14:53:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-23T14:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/42619
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2964
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 15170276
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2964
15170276
url http://hdl.handle.net/1843/42619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/2/O%20PAPEL%20DAS%20EMO%c3%87%c3%95ES%20COMO%20PREDITORAS%20DAS%20ATITUDES%20E%20COMPORTAMENTOS%20DOS%20INTERNAUTAS%20NA%20VIRALIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS%20-%202964-8658-1-PB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
26b9737e028b19859b8452f17085c0f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589348298326016