O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/42619 |
Resumo: | A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade. |
id |
UFMG_611e9dcc21b74cc9e4a06a3f0defc889 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/42619 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-06-23T14:53:21Z2022-06-23T14:53:21Z201614177379510.5892/ruvrd.v14i1.296415170276http://hdl.handle.net/1843/42619A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.Advertising has followed the evolution of the Internet as a mean of communication and trade, capable of improving the integration between consumers and suppliers. With the popularity of social media became more evident word-of-mouth in the online environment, where people share their experiences driven by marketing strategies. This research aimed to investigate the role of emotions experienced by Internet users in their attitudes and behaviors to share advertising viral videos with others. To fulfill the objective 309 individuals attended three advertising videos of viral marketing extracted from a list of 10 most watched Brazilian commercial on YouTube portal in 2012 and responded to a survey about their habits and access of video sharing on YouTube and the emotions aroused by these. Thus, in addition to the demographic characteristics of the studied sample, the results revealed that the sharing of videos occurs when these arouse positive emotions in the viewer, such as admiration, delight and happinessporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista da Universidade Vale do Rio VerdePublicidadeMarketing viralEmoçõesEmoçõesCompartilhamentoMarketing viralPublicidadeYoutubeO papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://revistas.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2964/pdf_476Túlio Marcos RomanoJuliana Maria Magalhães Christinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS - 2964-8658-1-PB.pdfO PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS - 2964-8658-1-PB.pdfapplication/pdf12962130https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/2/O%20PAPEL%20DAS%20EMO%c3%87%c3%95ES%20COMO%20PREDITORAS%20DAS%20ATITUDES%20E%20COMPORTAMENTOS%20DOS%20INTERNAUTAS%20NA%20VIRALIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS%20-%202964-8658-1-PB.pdf26b9737e028b19859b8452f17085c0f9MD521843/426192022-06-23 11:53:21.553oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-23T14:53:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários |
title |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários |
spellingShingle |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários Túlio Marcos Romano Emoções Compartilhamento Marketing viral Publicidade Youtube Publicidade Marketing viral Emoções |
title_short |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários |
title_full |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários |
title_fullStr |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários |
title_full_unstemmed |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários |
title_sort |
O papel das emoções como preditoras das atitudes e comportamentos dos internautas na viralização de anúncios publicitários |
author |
Túlio Marcos Romano |
author_facet |
Túlio Marcos Romano Juliana Maria Magalhães Christino |
author_role |
author |
author2 |
Juliana Maria Magalhães Christino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Túlio Marcos Romano Juliana Maria Magalhães Christino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Compartilhamento Marketing viral Publicidade Youtube |
topic |
Emoções Compartilhamento Marketing viral Publicidade Youtube Publicidade Marketing viral Emoções |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade Marketing viral Emoções |
description |
A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-23T14:53:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-23T14:53:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/42619 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2964 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
15170276 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i1.2964 15170276 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/42619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42619/2/O%20PAPEL%20DAS%20EMO%c3%87%c3%95ES%20COMO%20PREDITORAS%20DAS%20ATITUDES%20E%20COMPORTAMENTOS%20DOS%20INTERNAUTAS%20NA%20VIRALIZA%c3%87%c3%83O%20DE%20AN%c3%9aNCIOS%20PUBLICIT%c3%81RIOS%20-%202964-8658-1-PB.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 26b9737e028b19859b8452f17085c0f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589348298326016 |